Ser contador no Brasil, assim como ser um pequeno empreendedor em qualquer segmento, não é uma das tarefas mais fáceis, não! Os empresários de pequenas e médias empresas (MPEs) e os contadores compartilham da burocracia do sistema tributário brasileiro, considerado um dos mais complexos e onerosos do mundo. E também compartilham das oportunidades criadas ao manterem um relacionamento próximo com uma contabilidade estratégica.

Vivemos uma revolução na prestação de serviços contábeis. Incluem-se aí as avançadas tecnologias empregadas pelo Fisco para apuração e cruzamento de informações, até ossoftwares contábeis, agregando serviços de gestão de documentos em nuvem, entre outras mudanças. Neste cenário, as responsabilidades do contador para prover uma assessoria contábil eficiente para as PMEs são muitas e de grande impacto para o bom desempenho das empresas. Com o novo Código Civil, que entrou em vigor em 2003, o contador pode ser responsabilizado civilmente em caso de fraudes contábeis. Para fazer frente à essas obrigações, a contabilidade da empresa deve:

  • Preencher e arquivar documentos legais necessários para a operação da empresa;
  • Garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis fiscais
  • Elaborar e enviar declarações;
  • Manter o registro da empresa atualizado e em conformidade com as exigências dos órgãos;
  • Manipular a folha de pagamento para garantir que todos os funcionários terão os salários tributados corretamente.

Por conhecer os meandros da intrincada legislação brasileira, a assessoria contábil presta auxílio para evitar erros e permite que a empresa opere com total integridade. Porém, hoje, a contabilidade da empresa não é mais apenas sinônimo de papelada e pagamento de impostos. A relação entre contabilidade e empresa tem um potencial muito maior, que vai além das questões legais. Por isso, as MPEs podem (e devem!) contar com um contador do futuro, que acompanha as tendências e está atualizado em termos de tecnologia. Este cenário exige do contador do futuro constante transformação para estar sempre de acordo com as expectativas do mercado, entendendo profundamente o negócio dos seus clientes, tornando-se muito mais profissional, competitivo e estratégico.

Confira quatro formas que você nunca imaginou que uma contabilidade estratégica pode contribuir para os resultados da sua empresa:

  1. Contar com a tecnologia para fazer a integração contábil

Uma das questões que mais impactam a contabilidade da empresa é o processo de recebimento dos documentos e informações para o fechamento contábil mensal e o balanço anual, e sua organização e consolidação. Nas MPEs as equipes são bastante enxutas e muitas vezes um único funcionário faz o trabalho de áreas inteiras. Com o acesso direto e automatizado, por meio da integração de dados entre o ERP da sua empresa e o do seu escritório contábil valendo-se de um software de gestão online, todo este processo flui mais facilmente. Evita-se stress para ambas as partes e libera-se tempo para as atividades do negócio, propriamente.  A partir de uma ferramenta de lembretes de rotinas, por exemplo, contabilidade e empresa ficam em sintonia com os prazos de cada obrigação. A escrituração contábil digital elimina atividades manuais e demoradas, como recebimento, conferência e organização de documentos e digitação de lançamentos, evitando também o risco de registrar dados incorretamente. Ao fazer esta integração online contabilidade/empresa, o empresário delega funções com a assessoria contábil e ganha tempo para se dedicar ao que realmente interessa: o bom andamento e desempenho do seu negócio.

  1. Usar os conhecimentos do contador a favor de sua empresa

Contabilidade e empresa caminham juntas em negócios de sucesso. Se você acha que lidar com as obrigações tributárias é a única utilidade da contabilidade para a empresa, está na hora de rever seus conceitos. Todo contador é um administrador por experiência, e a facilidade com os números e com as questões financeiras permite uma consultoria de alto nível sobre fluxo de caixa, gastos operacionais, custos fixos e variáveis, entre outros. Considere a assessoria contábil uma parceria estratégica na busca pela eficiência e pela rentabilidade. A precificação também está entre as suas competências. Ao ajudar no cálculo de todas as despesas e aplicar taxas de juros para alcançar o lucro necessário, o contador pode apontar o preço ideal para a empresa comercializar seus serviços e produtos.

  1. Aproveitar o potencial de consultoria tributária, financeira e contábil

Se você fica perdido em meio à profusão de detalhes que envolvem as obrigações tributárias, saiba que é possível economizar tempo e dinheiro com o auxílio do contador do futuro. Leis, normas, taxas e encargos: tudo fica mais simples com a ajuda desse profissional. O contador pode analisar as linhas de crédito do mercado, apontando vantagens e desvantagens específicas de cada opção, por exemplo. Além disso, a MPE pode contar com a assessoria contábil para preparar todos os documentos necessários para obtenção do crédito nas melhores condições possíveis.

  1. Aprender sobre gestão e planejamento tributário com quem entende

Como foi visto, empresas brasileiras pagam mais impostos e são submetidas a uma burocracia maior que na maioria dos países. Como empresário, sendo novato ou mais experiente, é provável que você já tenha enfrentado essas dificuldades. E você não está sozinho: emissões de guias, enquadramento tributário e controle dos prazos para pagamento não são, necessariamente, especialidade de quem se dedica ao empreendedorismo. O planejamento tributário é uma das expertises da assessoria contábil. Sempre que você tiver dúvidas a respeito do Simples Nacional, do Lucro Presumido e do Lucro Real, o contador saberá apontar a solução mais adequada para sua empresa. Ao escolher o melhor regime tributário para a sua empresa, a contabilidade estratégica otimiza o pagamento de impostos.

Ao verificar cada uma destas quatro formas de atuação, fica mais fácil entender quanto ocontador do futuro pode cooperar para o sucesso sustentável do negócio da sua PME. O contador do futuro reúne todas estas qualificações para prover uma contabilidade estratégica. Ele é indispensável no processo decisório empresarial, transformando-se em um aliado valioso para ajudar o empreendedor a buscar oportunidades de economia e boas práticas na gestão fiscal e financeira.

Agora que você já sabe como uma assessoria contábil pode contribuir de forma estratégica para sua empresa, é hora de encontrar o parceiro mais adequado às suas necessidades. Para facilitar essa busca, a ContaAzul para Contadores mantém um diretório com uma lista de profissionais qualificados para prover uma contabilidade estratégica. São parceiros de todo o país, identificados com uma marcação que destaca os contadores e empresas que já permitem uma integração rápida por meio do ERP online.

Via ContaAzul

Comente

Comentários

Deixe uma resposta