5 cursos gratuitos para alavancar sua carreira durante as férias

Férias da faculdade também servem para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes que almejam sucesso

O desenvolvimento de habilidades para alcançar uma trajetória de sucesso é a constante busca dos jovens, principalmente durante a universidade. Porém, com uma rotina cheia de afazeres e preocupações para o futuro, nem sempre é fácil manter o foco nos esforços para alcançar os bons resultados.

Depois de um trabalhoso semestre, muitos jovens pensam apenas em relaxar e não se atentam que as férias podem ser um excelente momento para dar aquele “up” no currículo. Isso porque é possível focar naqueles conhecimentos menos técnicos e mais relacionados ao desenvolvimento pessoal, como autoconhecimento, liderança, execução, mas que também contribuem, e muito, no âmbito profissional. Pensando nisso, a Fundação Estudar, por meio do Na Prática, selecionou alguns cursos gratuitos que podem ser feitos durante as férias acadêmicas.

Confira:

Produtividade – Estudar Na Prática

A Fundação Estudar oferece um curso online gratuito que auxilia o participante a atingir seus objetivos através de um melhor aproveitamento do seu tempo e de maneira menos custosa. O Produtividade Na Prática Online ajuda o jovem a conhecer sua rotina e identificar suas prioridades, criando e mantendo hábitos que o levem em direção ao cumprimento de seus objetivos. O programa inclui conteúdo em vídeos, textos e atividades práticas com, aproximadamente, 8 horas de duração. É ideal, por exemplo, para quem tem dificuldade de manter o foco em situações diversas.

Curso de idiomas – DUOLINGO

Ter fluência em línguas estrangeiras é um diferencial na hora da entrevista de emprego, e o tempo livre durante as férias pode ser útil para começar um curso de idiomas. Um intensivo de um mês em um idioma pode servir tanto para se aprimorar em uma língua quanto para aprender um idioma totalmente novo. O DUOLINGO é um site (e app para celulares) que tem o propósito de dar autonomia para o usuário aprender a língua em seu tempo. Ele tem etapas, atividades orais, escritas e de leitura que auxiliam na aprendizagem do idioma.

Visão Sistêmica e Criatividade – Veduca

Saber enxergar a totalidade de uma empresa, em todas as suas partes, seja qual for o tamanho ou setor, é de interesse de qualquer líder ou pessoa (mesmo os jovens) que tenha interesse em crescer na carreira dentro de qualquer organização. O objetivo desse curso é fazer com que o participante consiga identificar, por exemplo, possíveis problemas e trazer soluções eficazes no trabalho.

Programa de cursos integrados: Algoritmos – Coursera

Entender como funcionam os algoritmos nos dias de hoje é um diferencial. Muitas pessoas sabem o que são os algoritmos, mas não sabem como eles são aplicados e como atuam diretamente no usuário da internet. O curso desenvolvido pela Universidade de Stanford dá acesso a técnicas de aprendizagem, tanto para especialistas em ciência da computação e programadores, quanto aos iniciantes desse universo digital. Apesar de exigir um nível básico de conhecimento na área, o programa integrado permite ao participante escolher o nível em que ele quer aprender.

Organização Pessoal – Fundação Bradesco

A organização é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional, mas não é tão fácil. A Fundação Bradesco apresenta este curso de cinco módulos para quem tem dificuldade em administrar atividades, horários e finanças. Por meio de conteúdo teórico com exemplos práticos e atividades, o participante entenderá a importância da organização, conseguindo lidar melhor com as tarefas do dia-a-dia.

Sobre a Fundação Estudar

A Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que acredita que o Brasil será um país melhor se tivermos mais jovens determinados a seguir uma trajetória de impacto. Criada em 1991, a instituição tem como objetivo disseminar uma cultura de excelência e alavancar os estudos e a carreira de universitários e recém-formados por meio da formação de uma comunidade de líderes, do estímulo à experiência acadêmica no exterior e do apoio à tomada de decisão de carreira. Mais informações: www.estudar.org.br.

Sobre o Na Prática

O Estudar Na Prática é uma iniciativa da Fundação Estudar que oferece suporte para o jovem durante as diferentes fases da sua vida pessoal e profissional, por meio de cursos que proporcionam apoio no desenvolvimento e preparação para o mercado de trabalho. Além disso, para manter o jovem profissional sempre atualizado e preparado, o portal NaPrática.org disponibiliza conteúdo gratuito sobre autoconhecimento, liderança e mercado.