Se você está prestes a se aposentar esteja atento a essas dicas! Saiba que com toda certeza quem já se aposentou teria menos entraves se tivesse prestado atenção  a pequenos detalhes.

Chega de enrolação, vamos as dicas:

Dica 1 – Esteja atento a documentação

A documentação é o meio através do qual o segurado irá comprovar o seu direito ao benefício da aposentadoria, é através dele que o segurado conseguirá obter o benefício pela via extrajudicial, sem a necessidade de uma demanda judicial.

Para não encontrar problemas com a documentação basta que alguns cuidados sejam tomados, como por exemplo, saber quais são os documentos necessários para concessão do benefício e analisar se não há rasuras nos documentos.

Além disso é necessário estar atento, se falta ou há rasura em algum documento, a requisição do benefício da aposentadoria deverá ser realizado pela via judicial, vez que terão de ser utilizados outros meios para comprovar a situação.

Dica 2 – Atenção aos cálculos realizados pelo INSS (podem estar errados!!)

Sempre que o benefício for concedido é necessário ficar atento ao cálculo, isto pois, ao realizar o cálculo o INSS pode considerar os salários mais baixos ao invés do mais altos, ou ainda, pode deixar de contabilizar algum valor relevante na somatória final.

Além disso é necessário ficar atento as porcentagens que o beneficiário tem direito, uma vez que a depender da modalidade de aposentadoria haverá alteração do valor final do benefício. 

Se você constatar algum erro ou tiver um dúvida pode pedir a revisão do benefício, dessa forma toda a conta será refeita e poderá ser constatado o erro do INSS, aumentado assim o valor do seu benefício.

Dica 3 – Seu pedido de aposentadoria por invalidez foi indeferido? Contrate perito particular!!

A aposentadoria por invalidez é modalidade de aposentadoria que prescinde  perícia médica para atestar a invalidez do trabalhador. Contudo nem sempre a perícia realizada pelo INSS é feita por médico especialista, o que pode ser essencial para detectar a invalidez.

Se o benefício for negado pelo médico perito do INSS é possível que seja contratado perito especialista para auxiliar no recurso, esse médico especialista poderá dar parecer sobre a necessidade de concessão do benefício. Essa medida deve ser feita na via judicial, pois é meio probatório diverso do permitido pela via administrativa.

As chances de erro na perícia por falta de médico especialista são enormes, por isso é necessário atenção quanto aos motivos do indeferimento, sendo necessário requerer a opinião de um médico particular.

Dica 4 – Você atuou em ambiente insalubre? Fique atento, pois você pode ter direito a aposentadoria especial.

A aposentadoria especial é uma modalidade do benefício da aposentadoria concedida ao trabalhador que exerceu sua atividade profissional em ambiente insalubre ou de risco a saúde. Nesses casos há uma redução no tempo de contribuição necessário a aposentadoria, que exige um tempo mínimo de contribuição que vai de 15 a 25 anos. 

Para ter direito a esse benefício é necessário apresentar o PPP (Perfil Profissiográfico Profissional), que é um laudo para comprovar a situação de trabalho em que era exercida a atividade profissional, demonstrando a insalubridade do local ou o risco a saúde.

Dica 5 – Se você realizou seu pedido de aposentadoria e ele foi indeferido: RECORRA!!

Se o seu pedido de aposentadoria foi indeferido, não acate essa decisão sem antes recorrer, existem muitos casos em que o benefício é concedido em sede de recurso ou até mesmo através da via judicial. Portanto é necessário sempre buscar a concessão do benefício, seja pela via administrativa ou pela via judicial.



Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.



Conteúdo original Melo Advogados