5 dicas para ter um escritório contábil de sucesso

0

Todo profissional contábil sonha em ter um escritório de contabilidade, mas conseguir clientes e ter bons resultados e conquistar sucesso na área não é uma tarefa fácil.

A área de contabilidade passa por várias transformações  e é preciso acompanhá-las para não ficar para trás e ganhar destaque.

O contador deixou de ser aquele profissional que faz apenas as obrigações acessórias, pois, é preciso investir em especializações,tirar proveito  da tecnologia, apostar em ferramentas de gestão, expandir o trabalho burocrático para tarefas de análise e oferecer diferenciais ao clientes.

E para facilitar na matéria de hoje  selecionamos cinco dicas para você ter um escritório contábil de sucesso:

Defina o público-alvo do seu escritório Contábil

É preciso definir um público-alvo para você se concentrar em um nicho específico, é uma forma de personalizar o serviço para se tornar referência no segmento.

Ao conquistar uma posição de destaque, o escritório consegue conquistar cada vez mais clientes na área escolhida.

Até porque o cliente tem mais confiança quando o serviço é feito por um escritório especializado. 

Dessa forma, apostar em um segmento aumenta as chances de sucesso no ramo escolhido.

Quando algum serviço é executado por um especialista na área, é importante pesquisar quais segmentos são mais procurados, verifique se há muita concorrência e defina a área de sua preferência.

Aos poucos também é possível incluir  novos nichos, basta ter cautela e esperar que seu segmento esteja consolidado.

Faça especializações e atualizações

Uma vez escolhido o público-alvo, o próximo passo deve ser  se especializar na área, invista em cursos e acompanhe as notícias relevantes do segmento. 

Qualificar-se tecnicamente para atender às necessidades do mercado deve ser prioridade.

Deve levar em consideração que as legislações específicas do setor contábil, pois,  são constantemente alteradas.

Portanto é necessário se atualizar com frequência, se o escritório tiver outros funcionários, invista em treinamentos para todo, estabeleça rotinas de atualizações diárias e ofereça cursos periodicamente.

Sempre que possível tente inovar, seja oferecendo um novo produto ou serviço, aderindo ao uso de novas ferramentas tecnológicas ou desenvolvendo novos processos internos que otimizem tempo. 

Treine sua equipe para que dominem todas as atividades e desenvolvam um bom trabalho.

Ofereça conteúdo relevante

Uma boa maneira de fidelizar clientes e atrair novas pessoas para seu escritório contábil é produzir conteúdo na internet.

Invista em conteúdos que ajuda seu público-alvo com questões importantes, como prazos, dicas e notícias do setor. 

E se conseguir escrever de uma maneira simples que traduz assuntos complexos, vai mostrar conhecimento e mais aproximação.

Agregue valor ao serviço oferecido

O contador pode atuar como parceiro estratégico das empresas, pois, como ele já tem os números e dados das empresas em mãos , também pode oferecer outros serviços com viés estratégico, como análise e interpretação de dados contábeis e financeiros.

Nesse modelo de negócio, também chamado de contabilidade consultiva, o contador trabalha de uma maneira mais próxima das empresas, apresenta planejamentos para que os empresários tomem decisões mais assertivas, identifica problemas e apresenta soluções.

O escritório de contabilidade passa a ser o braço direito da empresa, auxiliando em decisões estratégicas, pois assim agrega valores ao serviço oferecido.

Portanto é preciso que o profissional desenvolva uma mentalidade proativa e também invista em um curso de especialização para realizar um bom trabalho de consultoria.

Invista em ferramentas tecnológicas

Todo escritório contábil de sucesso está sempre aberto para inovação. 

Quando ouvir falar de novas ferramentas tecnológicas, leia, pesquise e se informe.

Por exemplo, investir em softwares de gestão para contabilidade ajuda a otimizar tempo e aumentar produtividade, além de diminuir erros e falhas.

Pois investindo em softwares a execução de tarefas burocráticas pode ser feita de forma muito mais simples com um software de gestão.

E é possível verificar tributos de forma automática, atualizar periodicamente normas fiscais, contábeis e tributárias, além de ter controle de contas a pagar e a receber.

Há muitas opções de ferramentas gratuitas e pagas, que variam de acordo com a necessidade de casa escritório. 

Mas é fundamental usar a tecnologia para ter uma boa gestão do seu negócio dos seus clientes.

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por: Lais Oliveira