Para você que deseja abrir um escritório de contabilidade, preste bastante atenção. Hoje em dia, empreender exige muita coragem, disciplina e planejamento. É preciso conhecer bem a área na qual se pretende atuar e contratar bons profissionais para atender aos futuros clientes. Separamos algumas dicas para você começar com o pé direito no mercado da contabilidade.

Planejamento

O grande problema na maioria das empresas abertas é que isso ocorre impulsivamente, e em função disso não há um plano de negócio estabelecido, público alvo e estrutura necessária, assim, antes de qualquer coisa é necessário sentar e ver o que se pretende e como se objetiva atingir.

Traçar objetivos é o primeiro deles. Separe o capital de investimento, tendo em mente que o retorno pode demorar um pouco mais do que o que a ansiedade exige.

Cálculo de custos para começar a funcionar

É preciso que se tenha em mente que para colocar um escritório para funcionar haverá custos que vão além dos que já se conhece no dia a dia da contabilidade com infraestrutura e pessoal. Dentre esses os principais são as taxas da junta comercial e da emissão do alvará, dentre outras que variam de acordo com a localidade e o ramo de atuação.

Definição da estrutura física

Além de definir o local onde será o empreendimento é necessário também que se adquira toda uma estrutura para o funcionamento do escritório, e isso dependerá de cada ramo de atuação, podendo ir desde maquinário até material de escritório.

Quem possui um imóvel próprio já tem 50% da questão resolvida. Muitos optam até mesmo por começar em casa para não ficar preso a um aluguel. Se essa for a sua opção, atenção: é preciso profissionalismo! O ambiente deve ficar separado das atividades domésticas, de preferência com uma entrada separada, para que não ocorram transtornos, como, no meio de uma reunião com um cliente, a participação de filhos ou do cachorrinho de estimação.

Seleção dos funcionários

Sejam funcionários ou sócios, é preciso escolher adequadamente as pessoas que integrarão a sua equipe de trabalho. Experiência, network e facilidade de atuação em grupo são muito importantes. É preciso considerar também se o profissional se adéqua aos seus princípios morais. Comece com um grupo pequeno, para depois expandir. Folha de pagamento é uma despesa alta, principalmente nos pequenos negócios.

 

Seja digital

Assim que abrir o escritório será necessário formalizar contratos, não é mesmo? Para esse e outros documentos, utilize a assinatura digital. É prática, econômica e ainda sustentável, pois elimina a necessidade de utilizar papel e de se deslocar para tramitar documentos. E o melhor: tem validade jurídica.

Via e-contab

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