Hoje, cerca de
20% dos brasileiros compram online. A a confiança no
e-commerce vem crescendo tanto que a
Black Friday 2017 se tornou a grande oportunidade de lucrar com a chegada de novos consumidores. Serão 370 mil estreantes nas compras
online durante a sexta-feira mais esperada de novembro, de acordo com a pesquisa
Thank God It`s Black Friday, feita pelo Google. Para manter a loja virtual ativa na Black Friday é preciso, além de
investir em servidores e infraestrutura de TI, acolher uma velha amiga: a
Nota Fiscal eletrônica (NFe). Diante de tanta movimentação, a loja não pode ficar sem
acesso à nota fiscal e nem cometer o erro de não armazená-la da forma correta. É esse documento que permitirá não somente mensurar lucros, como também
estar em dia com o Fisco. O que, por si só, mantém a margem máxima dos ganhos com a
Black Friday. A
consulta de NFe online é um passo importante na Black Friday, pois é na consulta que a loja virtual identifica as notas que foram emitidas contra ela durante este período de compras! Basta
consultar e armazenar a NFe corretamente para
não se enrolar em processos fiscais e aproveitar o melhor deste período de vendas! Então, prepare seu e-commerce com essas dicas e informações que vão lhe exigir o dobro de atenção!
Dica 1) Mais 136% de atenção à NFe online
Mais de 68% dos brasileiros querem comprar na Black Friday. Isso significa que você deve manter o dobro de atenção à emissão e consulta de Nota Fiscal eletrônica: 136%! Na Black Friday, se o varejista coloca certo produto em promoção, é natural que aquele produto venda muito mais que os outros e assim sua encomenda será maior. Por isso, é necessário prestar atenção da operação de compra e venda, para que não seja necessário devolver um produto. Com o Arquivei é possível ter
NFes, CTes e NFSes emitidas contra o CNPJ do varejista automaticamente, fazendo com que a loja virtual não atrase nenhuma de suas entregas e tenha todos os seus documentos sob controle. Além do caminho da NFe dentro da loja virtual, é preciso prestar atenção às notas frias. Notas frias são notas emitidas para uma loja, sem que a mesma tenha feita a compra de algum produto ou sequer tenha conhecimento da operação. Normalmente as empresas não ficam sabendo dessas notas e posteriormente podem ser questionadas pelo Fisco sobre o motivo de não terem escriturado tais notas e pago os devidos impostos. Para que o varejista não tenha que pagar multas indevidamente, é preciso controlar o que terceiros podem fazer com o nome da empresa. Por isso, a frequente
consulta de NFe precisa existir na rotina do varejo.
Dica 2) Presença online é fundamental
Seja
Omnichannel! Isso significa estar e atender ao cliente no máximo de canais de compra que for possível. Algumas lojas migraram para o
e-commerce justamente pelo crescimento deste tipo de negócio. Mas não somente por esse motivo. Outro índice trazido pela pesquisa do Google sobre a
Black Friday revela que 65% dos brasileiros pesquisou pelo celular antes de comprar nas lojas físicas. [rev_slider alias="ads"][/rev_slider] Você até pode atuar somente na internet. Mas tem se tornado cada vez mais decisivo ter um
e-commerce para não perder mercado nas lojas físicas. O que precisa ficar claro em ambos os casos é a necessidade de emitir a nota fiscal eletrônica. Principalmente para que vai estrear nesta Black Friday,
ter CNPJ e trabalhar regularmente fará a diferença para o seu negócio.
Dica 3) Muitos produtos, muitos códigos identificadores
A variedade de produtos comprados durante uma Black Friday tem aumentado: de 3,4 para 3,9. Diante disso, aumenta também a complexidade para os emissores da NFe
online, neste caso, para o seu
e-commerce. Lembre-se: Existem alguns números que precisam estar presentes na NFe. O NCM (Nomenclatura Comum Mercosul) é um deles, usado em todo o Mercosul na identificação de produtos dos mais variados tipos. Você pode consultar a tabela NCM clicando
aqui. É por meio do NCM que a NFe online trará informações para o Fisco, como as alíquotas correspondentes para o recolhimento dos tributos aplicáveis. Além dele, existe o CFOP (Códigos Fiscais de Operações e Prestações). Esse número de quatro dígitos indica a natureza da circulação de mercadoria e sua correspondente forma de tributação. Saiba mais sobre a tabela do CFOP
aqui.
Dica 4) Prepare-se muito antes!
Se o público começa a fazer pesquisas sobre os produtos para comprar na
Black Friday cerca de 15 dias antes da data, quanto tempo é necessário para se preparar? Ter um e-commerce pronto significa antecipar eventos e fazer o estoque trabalhar a seu favor. De modo que, além de transformar em ativo um dinheiro que estava parado, você não tenha prejuízo comprando nem demais nem de menos. Uma boa previsão feita a partir da análise do histórico de vendas neste período pode mapear o comportamento do consumidor. Mas fique sabendo que, para a Black Friday 2017, 80% das pessoas declararam que preferem tanto pesquisar quanto comprar pela internet. Número 7% a maior do que o apresentado em 2016. Por isso, siga a quinta e última dica!
Dica 5) Mantenha sua reputação em dia
Seja uma loja em que o cliente confie e não desaponte! Ter bom preço também continua em alta. Mas vantagens como parcelamento deixaram de ser mais interessantes do que a garantia de receber um produto em bom estado, dentro do prazo. Coisas que fazem qualquer loja se destacar. Para estar à altura do cliente, seu
e-commerce precisa montar um verdadeiro exército ou mutirão. Esse é o início da época do ano que mais demanda concentração de esforços em todas as esferas, inclusive no controle fiscal. Que tal automatizar a consulta à NFe? Prepare a retaguarda e veja também esses outros
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