17°C 28°C
Uberlândia, MG

5 dicas valiosas para reduzir a inadimplência no escritório contábil

5 dicas valiosas para reduzir a inadimplência no escritório contábil

17/07/2018 às 10h00 Atualizada em 17/07/2018 às 13h00
Por: Ricardo de Freitas
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Lidar com a inadimplência de clientes é complicado para qualquer empresa, independentemente de seu porte. Mas é certo que para as empresas menores o impacto causado acaba sendo maior. Com a redução do fluxo de caixa, muitas vezes um escritório contábil tem que recorrer a empréstimos, o que resulta em taxas e juros. Assim, a saúde financeira do negócio acaba ficando comprometida. De acordo com o Serasa, em abril foram identificadas 61,2 milhões de pessoas com contas em atraso, um número extremamente preocupante. Mas como evitar e reduzir a inadimplência de clientes? Preparamos 5 dicas valiosas para você aplicar em seu escritório contábil.
  1. Adote medidas preventivas
Antes de fechar novos negócios, antecipe-se com uma análise de crédito do cliente para investigar seu histórico de inadimplência. Comece consultando o CNPJ no site da Receita Federal. Lá você visualizará informações como razão social, nome fantasia, atividades, endereço e a situação cadastral. Você pode, também, contratar serviços que realizam consultas junto a órgãos como o Serasa e o SPC a fim de obter mais informações relevantes – e decisivas – sobre o histórico do cliente.
  1. Dê ênfase às condições de pagamento no contrato
Associar a entrega dos serviços com o pagamento dos honorários ajudará seus clientes a perceberem o valor do trabalho prestado por seu escritório. Por isso, não hesite em destacar no contrato que o não pagamento dos honorários irá interferir na entrega dos serviços contratados. Informe o prazo máximo para pagamentos caso houver atrasos e destaque a necessidade de cumpri-lo para que os serviços não sejam suspensos. Os clientes precisam de seu escritório para listar obrigações que devem ser cumpridas, emitir a folha de pagamento de seus colaboradores, o SPED, etc. Se as obrigações legais não forem honradas, eles sofrerão multas, advertências e uma série de consequências que irão causar muita dor de cabeça até serem resolvidas. Se você destacar a importância de seus serviços para evitar esses incômodos ao firmar o contrato, as chances de o cliente atrasar os pagamentos reduzem consideravelmente, tendo em vista que ele entenderá o impacto que o não pagamento dos honorários causará para a empresa dele.
  1. Use formas de pagamento que dificultem esquecimentos
Uma das formas de cobrança mais seguras é utilizar boletos bancários. Além de facilitarem o pagamento, que pode ser feito on-line, em caixas eletrônicos, lotéricas ou Correios, é possível investir em uma ferramenta que faça a emissão de boletos por um custo bastante baixo. Com boletos, você tem, inclusive, a opção de enviá-los on-line para os clientes, estimulando-os a agendarem o pagamento. Você ainda pode aproveitar as vantagens do DDA – Débito Direto Autorizado -, que elimina o risco de perda e extravios. Ao aderir ao DDA, seus clientes recebem alertas do banco comunicando sobre vencimentos e lançamentos de boletos. Outra solução para seus problemas é investir em tecnologias que facilitem a gestão financeira. Com elas, você não precisará fazer o acompanhamento manual de todas as ações que envolvem seu fluxo de caixa. Isso economizará expressivamente seu tempo e evitará esquecimentos. E tem mais vantagens: você poderá fazer a emissão e envio de novos boletos automaticamente, além de acompanhar seu caixa por meio de relatórios completos.
  1. Se a inadimplência persistir, cobre!
Quando você notar atrasos, converse com seu cliente. Lembre-se de que se ele continuar com a inadimplência, seu escritório sofrerá grandes imprevistos no fluxo de caixa. Para fazer a cobrança de forma bastante profissional, reforce com o devedor sobre a importância que os serviços prestados por seu escritório têm para o bom andamento da empresa dele. Se for preciso, apresente a ele a possibilidade de renegociar a dívida.
  1. Se ainda assim a inadimplência persistir, atualize sua carteira de clientes
Ao perceber que a inadimplência é um hábito que seu cliente mostrou ser difícil de mudar, repense se vale a pena continuar prestando serviços a ele. Se o cliente inadimplente atrasar o pagamento por alguns meses consecutivos, ele acabará representando gastos de tempo e dinheiro para seu escritório, o que atrapalha a saúde financeira do seu caixa e a produtividade da equipe. Confie e invista nessas dicas valiosas para contornar os imprevistos com inadimplências. Isso evitará problemas graves na gestão financeira de seu escritório e ajudará a desenvolver as estratégias para o crescimento de seu negócio. Via 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
26°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

26° Sensação
2.57km/h Vento
50% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h57 Pôr do sol
Qua 29° 18°
Qui 30° 18°
Sex 29° 18°
Sáb 29° 20°
Dom 29° 21°
Atualizado às 12h36
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,14 -0,55%
Euro
R$ 5,50 -0,14%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,24%
Bitcoin
R$ 363,390,80 +0,32%
Ibovespa
125,381,32 pts -0.15%