5 erros comuns que impedem a sua empresa de crescer

Sua rotina acaba se baseando somente em atender compromissos, participar de reuniões, responder e-mails e – muitas vezes – no final do dia você sente que fica preso a atividades rotineiras e não consegue atuar no desenvolvimento do seu negócio? 

Segundo dados do Painel de Empresas do Sebrae, das 19 milhões de empresas registradas no Brasil, 85% são compostas por até 19 empregados. Dividir atividades e atingir resultados pode parecer uma tarefa ainda mais difícil em times reduzidos como estes, onde grande parte das responsabilidades de decisões recai apenas nas mãos do empreendedor.

Se você quer otimizar as suas rotinas, se tornando mais produtivo para poder fazer mais pela sua empresa, acompanhe esse artigo até o final que iremos apresentar os 5 erros comuns que impedem a sua empresa de crescer.

1 – NÃO ORGANIZAR O SEU DIA

Organização e planejamento são palavras-chave para uma gestão eficiente.

Para iniciar o seu planejamento, organize uma lista de todas as suas tarefas e priorize os itens mais urgentes. Em seguida, faça a distribuição das tarefas entre os dias da semana, comprometendo apenas 70% do seu tempo. O tempo restante será certamente preenchido com urgências de última hora.

Tendo feito isso, utilize um aplicativo para te ajudar a gerenciar esse planejamento no dia a dia. Existem diversas ferramentas disponíveis para gestão de tempo e deixamos abaixo o exemplo do Todoist.

O Todoist é um aplicativo de organização gratuito que pode te ajudar a gerenciar seu planejamento de forma dinâmica e instantânea. Ele conta com listas de atividades, funções de priorização de tarefas e calendário. A versão paga contém ainda funções de lembretes, comentários e etiquetas que podem ser atribuídas para segregar atividades em grupos.

Além de possuir as funções citadas anteriormente, o aplicativo pode ser acessado a partir de diferentes plataformas como smartphones, desktops e wearables fazendo com que você tenha o controle da sua rotina sempre na palma da sua mão.

2 – NÃO SEPARAR A VIDA PESSOAL DA PROFISSIONAL

Para muitos empreendedores existe uma dificuldade em conciliar a vida pessoal e profissional. Muitas vezes compromissos pessoais acabam invadindo o dia do empreendedor, roubando um tempo que deveria ser direcionado aos negócios. Essa mistura de papéis pode acabar atrapalhando o crescimento da sua empresa.

Segundo Rogério Pereira da Silva, sócio da Contjet Contabilidade, “o ideal é que o empreendedor consiga especificar um horário de trabalho para atender somente as demandas da empresa, e separar de forma organizada um horário para solucionar os demais compromissos”.

Conforme explica Rogério, esse horário pode ser separado no final do dia ou em um dia específico da semana em que o empreendedor utilizará o seu tempo para atuar nos demais assuntos.

3 – CONCENTRAR TODAS AS TAREFAS EM VOCÊ

É comum olharmos para o nosso negócio como se fosse um filho e nos sentirmos responsáveis por todas as responsabilidades que o envolvam. Dar início a uma empresa é um processo complexo que requer constantes cuidados e ajustes, porém nem tudo precisa recair apenas sobre uma pessoa. Podemos encontrar formas de distribuir as tarefas, de modo que isso se reflita em um benefício para o desenvolvimento do negócio.

E se você está pensando que distribuir tarefas é possível apenas para quem opera com times maiores, temos uma novidade para você: é possível delegar tarefas mesmo em equipes reduzidas. Mesmo que opere sozinho, existem formas de utilizar a tecnologia para operacionalizar rotinas financeiras  em parte dos processos.

Avalie quais atividades devem ser relacionadas apenas a você e identifique os assuntos que podem ser transferidos aos demais colaboradores. Feito isso, defina corretamente os prazos, conceda autonomia para a equipe e forneça feedbacks. Isso cria um sistema que se retroalimenta e está em constante melhoria.

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Caso você opere sozinho, busque soluções tecnológicas que automatizam suas obrigações.  Diversas empresas no mercado fornecem terceirizações de serviços financeiros e isso pode deixar grande parte das suas tarefas mais eficientes.

4 – NÃO FAZER MELHORIAS EM PROCESSOS

Buscar o crescimento de uma empresa é uma tarefa que requer aperfeiçoamento contínuo. Melhorias constantes devem ser identificadas não apenas nos produtos e serviços finais, mas também nas estratégias de vendas, negociações com fornecedores e até mesmo nos processos internos.

De tempos em tempos, devemos nos perguntar se estamos desempenhando as atividades da melhor forma possível, buscando identificar duplicidade em processos, excessos de burocratização e pontos de produtividade que poderiam ser otimizados.

Pequenos ajustes em processos podem tornar as tarefas mais claras, simples e objetivas refletindo em melhoria de desempenho da empresa.

Planeje-se para periodicamente avaliar um processo de cada departamento. Avalie ideias de melhorias propostas pelo detentor da tarefa, muitas vezes ele é quem conhece os principais obstáculos envolvidos. Busque também por opiniões de especialistas sobre o assunto e verifique se não existem oportunidades de automatização disponíveis.

5 – NÃO TER FOCO

Se você quer alcançar o sucesso, precisará determinar suas prioridades para fazer as coisas acontecerem.

Se permita ter quantos objetivos quiser, mas lembre-se de delegar as tarefas e trabalhe para finalizar uma por vez, assim atingindo seus objetivos degrau a degrau. Esse princípio simples, ajuda a deixar de lado as distrações e torna a sua busca mais produtiva.

Uma vez que tenha planejado e priorizado suas atividades para o dia, evite distrações. Reuniões demasiadamente demoradas, excesso de e-mails e redes sociais podem prejudicar o nosso tempo e atrapalharem nosso foco.

Portanto, se comprometa com a sua agenda e trabalhe para concluir cada pequena tarefa. Caso seja necessário, revisite seu planejamento e atualize a sua programação. Fazer isso de forma contínua é dar pequenos passos na direção de seus objetivos e com o tempo será possível alcançar o sucesso esperado.

Empreender sempre será desafiador, mas, como mostramos nesse artigo, existem muitas formas de facilitar a sua jornada e alcançar o sucesso.

Com a ajuda do BPO Financeiro da Finube, empreendedores podem se dedicar a questões práticas do seu negócio com a confiança de que as tarefas financeiras estão sendo realizadas por completo.

Na prática, o BPO financeiro é quando uma empresa especializada em realizar tarefas financeiras assume todas as rotinas de financeiras de micro e pequenas empresas.

A Finube pode ser a solução para o seu negócio, entre em contato com o nosso time e descubra todos os benefícios para a sua empresa. 

Por: FINUBE

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