5 erros fatais dos escritórios de contabilidade

0
204

O mercado de contabilidade é extremamente acirrado. Com muitos bons profissionais na área, a disputa por espaço entre os escritórios acaba sendo bem difícil. Por isso, qualquer erro pode ser fatal — tanto para novos, quanto para antigos clientes.

Se você está começando agora ou percebe que está havendo uma alteração de fluxo de trabalho e quer avaliar se há algo errado, fique de olho. Você pode estar cometendo falhas grandiosas que podem afetar a sua carreira e sua reputação.

Conheça agora os 5 erros fatais dos escritórios de contabilidade:
1 – Ser conivente com atraso de pagamento

Um grande erro é deixar correr o atraso do pagamento pelos serviços contábeis. Muitas empresas, novas ou experientes, acabam postergando essa etapa, o que prejudica seriamente o fluxo de caixa e o andamento do escritório de contabilidade. Alguns clientes são capazes de adiar o pagamento de seus contadores por meses. Pense no prejuízo que isso pode acarretar.

Negócios são negócios. Se o empresário não aceita atraso de seus clientes, não deve atrasar com o seu serviço contábil. Em alguns casos, é preciso ser radical: interromper o serviço ou entrar com ação judicial para resolver o empecilho. Por isso, fique atento. Coloque cláusulas bem específicas sobre atraso de pagamento no contrato de serviço.
2 – Não negar nenhum tipo de serviço ou cliente

Na ânsia de conseguir mais clientes, os escritórios de contabilidade acabam aceitando todo e qualquer cliente, sem qualquer critério de refinamento, ou fazendo todos os serviços da área contábil — mesmo que não seja o foco do escritório. Muitos desses não são rentáveis ou são serviços completamente destoantes do seu conhecimento, que exigem um esforço maior para realizar o serviço.

Especializar o tipo de serviço prestado é uma boa solução, principalmente se este não for realizado por boa parte dos concorrentes. Lembre-se: oferecer um diferencial é uma boa saída para conquistar novos mercados e novos clientes.
3 – Oferecer benefícios de graça

Um erro comum dos escritórios de contabilidade recém-abertos é acabar oferecendo um benefício de graça para o cliente. Com isso, você perde um importante instrumento de negociação. Faça isso apenas quando quiser uma contrapartida por parte do contratante, por exemplo: se ele deseja um pacote reduzido de serviços, coloque um deles de graça caso contrate um pacote maior.

Lembre-se que nada sai realmente de graça: é gasto tempo, dinheiro, esforço e mão de obra para que um serviço seja realizado, portanto, não deve ser facilmente desvalorizado.
4 – Não se atualizar

Não é porque você possui uma carreira consolidada, com um nome respeitado no mercado que deve deixar de procurar novos conhecimentos. Todos os funcionários do escritório de contabilidade devem se atualizar constantemente. Novos conhecimentos, metodologias e ferramentas surgem todos os anos e operar com sistemas antigos pode tornar o trabalho mais árduo e demorado. Então, mantenha-se atualizado.
5 – Não se adaptar ao seu público-alvo

Não adianta querer empurrar algo que não se adequa ao perfil daquela empresa que o contratou, muito menos deixar de atender uma necessidade que ela tenha. Por isso, faça um estudo do cliente que te procura para saber exatamente o que ele precisa e o que não precisa e ofereça opções dentro desse rol.

 

bannerpaypaeq

DEIXE UMA RESPOSTA

Coloque seu comentpario
Coloque o seu nome

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.