Grandes centros urbanos como Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo possuem grandes vantagens em relação a cidades menores de seus respectivos estados. A enorme gama de opções de entretenimento e serviços de qualidade, a riquíssima cena cultural que abriga ideias de todo o mundo e as inúmeras oportunidades de trabalho são só alguns dos pontos positivos de se morar em uma cidade gigante.

Mas além disso, morar em uma metrópole pode ser cansativo justamente por causa do seu tamanho. As distâncias são maiores, o número de pessoas é bastante elevado (só a capital paulista conta com 12,2 milhões de habitantes) e o trânsito não ajuda, principalmente se você mora longe do trabalho. Uma das primeiras soluções que passam pela cabeça certamente é procurar um imóvel perto de sua empresa. Mas como isso funciona na prática?

Mais tempo para viver

Imagine morar no Jardim Europa e trabalhar na Avenida Nove de Julho, bem ao lado de casa? Gastar dez minutos até o trabalho levando em consideração o tempo de espera do elevador é uma forma bastante positiva de viver a vida. A volta é mais tranquila ainda! Enquanto você vê seus colegas correndo para o estacionamento e para o ponto de ônibus, dá tempo até de passar na padaria e levar o pão quentinho pra casa!

Maior economia

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, estima-se que o gasto com transporte público em São Paulo para uma pessoa que mora a 5 quilômetros do trabalho seja de mais de R$ 1.000,00 por ano. Caso a opção seja pelo automóvel particular esse valor sobe para mais de R$ 7.000,00. Economizando esse bom dinheiro dá até para começar a pensar em uma viagem especial!

Menos stress, mais tranquilidade

Independente da forma como se chega até o trabalho, quem precisa recorrer a algum tipo de transporte irá passar por alguma experiência negativa. Se vai de carro é o trânsito que por muitas vezes chega a ser o culpado por um atraso. Se é o ônibus ou o metrô e dependendo do horário, é impossível sentar ou até mesmo entrar no veículo que geralmente está lotado. 

Faz bem para a saúde

Morando ao lado do trabalho, além da leveza no olhar de quem não precisou acordar 5h30 da manhã para chegar às 9h, ainda se exercita caminhando ou pedalando e mantém a saúde em dia. Um passeio de bicicleta até o escritório pode queimar até 300 calorias enquanto a pé gasta pelo menos metade disso.

(Geralmente) a localização é boa

Morar perto do trabalho não se atém somente à comodidade de demorar pouco para chegar no escritório, mas também de estar posicionado em uma localização estratégica ao lado de grandes polos da cidade. Serviços como bares, restaurantes, hospitais, supermercados, padarias e farmácias são figuras fáceis de se encontrar nas ruas de bairros adjacentes a prédios comerciais. Dessa forma, você não precisa de um carro nem para fazer suas compras ou ir até uma consulta com o seu médico.

São inúmeras as vantagens e é cada vez maior o interesse das pessoas em aumentar a qualidade de vida evitando o stress diário de ida e vinda do trabalho. Consulte sua família, escolha a melhor opção para vocês e transforme seu dia a dia com essa mudança!