19°C 29°C
Uberlândia, MG

5 manutenções importantes para o Sucesso de seu escritório de contabilidade

5 manutenções importantes para o Sucesso de seu escritório de contabilidade

09/03/2020 às 10h59 Atualizada em 09/03/2020 às 13h59
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:
Designed by @rawpixel.com / freepik
Designed by @rawpixel.com / freepik

Se você tem um escritório de contabilidade ou é um contator, então você provavelmente está muito acostumado com as mudanças nas atividades do cotidiano e em seu setor.

Continua após a publicidade

Afinal de contas, os assuntos contábeis estão sempre atrelados com a Receita Federal e os demais órgãos de responsabilidade contábil.

Por isso, sempre que há uma alteração nas leis, os contadores precisam se atentar e mudar sua rotina, além de também avisar a todos os seus clientes para os mesmos ficarem a par da situação.

E não é só isso! Até mesmo mudanças nos métodos de processos também são comuns. Dentro de um escritório, são diversos softwares diferentes que passam por constantes atualizações.

Enfim, nós, contadores, já estamos acostumados com a rotina dinâmica, não é mesmo? E para nos mantermos atualizados, é importante ler conteúdos relacionados às novas tendências do mercado contábil.

Continua após a publicidade

Quer saber quais os próximos caminhos que você pode seguir para se desenvolver no mercado e garantir seu sucesso? Então acompanhe nosso conteúdo! Vamos lá?

Foque em um nicho ou um público em específico

Um dos maiores erros que a maioria dos escritórios de contabilidade vem cometendo, é tentar prestar serviços de contabilidade para diversos segmentos.

É comum achar um escritório de contabilidade prestando serviços para médicos, restaurantes, empresas de instalação câmera de segurança, e todo tipo de empresa aleatória.

No entanto, para ter um serviço eficiente, é muito importante que o contador veja como é o cotidiano da empresa e suas características.

Continua após a publicidade

Por essa razão, especialize-se em nichos e busque de forma mais segmentada os novos clientes.

Assim, além de fazer campanhas mais eficientes, as chances de um cliente fechar uma venda também aumenta!

Invista no atendimento com o cliente

Primeiro de tudo, precisamos frisar que a comunicação e o relacionamento com os clientes só vem crescendo entre as empresas de diversos segmentos.

No entanto, nas empresas do ramo contábil, a comunicação de forma otimizada ainda é algo novo. Antes, a maioria dos escritórios se concentravam apenas na qualidade do produto e no prazo de entrega dos documentos e análises para os clientes.

Porém, com o aumento da competitividade entre os escritórios, esses fatores se tornaram o básico para qualquer escritório.

E como resultado, um dos maiores diferenciais que os contadores podem ter é oferecer uma comunicação eficiente com os leads (potenciais clientes) e consumidores.

É importante ressaltarmos que não apenas nos escritórios de contabilidade, mas até mesmo em indústrias a comunicação vem crescendo.

Indústrias que fabricam produtos como tela de proteção, por exemplo, também estão ampliando os setores comerciais, como marketing e vendas, tudo para terem pontos positivos que não se relacionam apenas com seus produtos.

E por falar em marketing, veja no próximo tópico como você também pode ampliar esse departamento de uma maneira prática e dinâmica:

Aposte no marketing digital

Basicamente, o marketing digital se trata de estratégias de marketing aplicada nos meios online.

Em outras palavras, com o marketing digital, você pode criar estratégias direcionadas ao seu público e obter muitos resultados positivos!

O marketing digital, se utilizado da maneira correta, pode tornar seu escritório de contabilidade mais visível, além de promover notoriedade, posicionamento, autoridade e atrair clientes até sua empresa.

Você também pode ter um relacionamento mais próximo com seus clientes, tudo isso pela internet! Abaixo, vamos ver uma estratégia de marketing digital que é muito utilizada entre os escritórios de contabilidade, por isso, continue nos acompanhando!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na criação de um conteúdo relevante segmentado para um público em específico. Ele tem como objetivo atrair e se relacionar com leads, além de, é claro, também aproximá-los em sua jornada de compra.

Imagine, por exemplo, que você está interessado em alguma empresa que faça manutenção de elevador, por exemplo. 

Se você digitar isso na página de busca do Google, você vai achar empresas que provavelmente são especializadas no serviço e que dominam o assunto.

A mesma coisa acontece quando um cliente procurar algum assunto relacionado a contabilidade, por exemplo. Crie conteúdos diversos e direcione para um público-alvo, com o objetivo de atraí-lo e se relacionar!

Faça campanhas de anúncios

As campanhas de anúncios são uma ótima forma de começar a anunciar um conteúdo do seu site ou sua empresa nos mecanismos de busca e em sites.

Elas possuem como objetivo justamente promover o anúncio de uma campanha, dos seus produtos ou serviços e da sua empresa.

Uma das ferramentas de campanhas de anúncios mais comuns é o Google Adwords. Nesse software, você consegue anunciar um conteúdo ou uma página do seu site no mecanismo de busca do Google ou em sites parceiros.

E o melhor de tudo, é que o Google Adwords é uma ferramenta que permite um gasto muito flexível!

Isso significa que, caso sua empresa não queira fazer um investimento muito grande, ou apenas quer experimentar o software, você pode escolher entre ter um custo por clique no link, ou apenas delimitar um valor máximo para a sua campanha.

Dessa forma, se um cliente pesquisar no site de busca do Google algo relacionado ao seu anúncio, por exemplo, seu escritório de contabilidade vai estar entre as primeiras posições na página! Incrível, não é mesmo?

Utilize software de gestão financeira

Como citamos ao longo do post, é muito comum um escritório de contabilidade ser acostumado a utilizar softwares para entregar serviços de qualidade aos seus clientes.

No entanto, o seu escritório também utiliza ferramentas de gestão financeira para ter um melhor controle do seu capital?

Se ainda não, então você precisa começar a utilizar! Afinal, quando se trata de um escritório de contabilidade, sua empresa deve ser exemplo em organização e em controle financeiro.

Um dos softwares de gestão financeira mais comuns é o fluxo de caixa, por exemplo, que permite uma melhor visualização das entradas e saídas de caixa da sua empresa.

Agora que você já sabe sobre as melhores dicas para atualizar seu escritório de contabilidade, o que está esperando para aplicá-las?


Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
29°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 29°

29° Sensação
2.43km/h Vento
40% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Sex 29° 19°
Sáb 29° 20°
Dom 30° 19°
Seg 30° 19°
Ter 30° 19°
Atualizado às 16h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,16 +0,30%
Euro
R$ 5,54 +0,59%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,16%
Bitcoin
R$ 355,507,13 +1,31%
Ibovespa
124,561,01 pts -0.14%
Publicidade
Publicidade