Nicho de mercado: você sabe o que é isso? Muitos empreendedores optam por tentar abraçar o mundo inteiro oferecendo soluções de maneira aleatória.

Imagine vender serviços de alpinismo industrial para crianças de 7 anos, por exemplo, ou direcionar os seus esforços para mais de um público-alvo.

Como resultado, esses empreendedores podem estar direcionando os seus esforços para pessoas totalmente desinteressadas, ou que não vão gerar retorno nenhum!

Por essa razão, muito mais do que alcançar novos leads (potenciais clientes), é localizar leads que realmente estão dispostos e tem condições de adquirir seus produtos e serviços.

Ou seja, segmentar é preciso!

Encontrar o seu nicho de mercado e trabalhar para se tornar um especialista em determinado segmento é essencial para se desenvolver com mais facilidade e se destacar no mercado.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar os seguintes passos que ajudam a definir o seu nicho de mercado.

Quer saber quais são eles? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

1. Descubra assuntos relacionados ao mercado que deseja explorar

Primeiro de tudo, faça uma pesquisa por um assunto que seja do seu interesse.

No próprio mecanismo de busca do Google, você pode localizar resultados e encontrar sugestões de pesquisas relacionadas ao termo pesquisado.

O foco nesta etapa é explorar sugestões e captar novas ideias, seja no ramo de alimentação, comércio ou serviços de comissionamento de equipamentos, entre outros.

2. Analise a procura pelo termo ao longo do tempo

Após fazer sua lista de ideias que deseja explorar, no Google Trends, você poderá encontrar gráficos para os termos pesquisados, que por sua vez, mostram a atratividade do termo e a frequência de pesquisa.

Essa análise serve para saber se há procura pelo segmento selecionado, e se há, em quais regiões ele está mais presente.

Por exemplo: você pode encontrar uma maior procura por serviços de manutenção em disjuntores em São Paulo, do que no Rio de Janeiro.

Nicho de mercado

3. Procure por problemas sem soluções

Outro passo que também pode ser feito pela internet é achar necessidades relacionadas ao assunto que você pesquisou.

Os fóruns de perguntas e respostas são bons locais para encontrar frustrações ou causas sem retorno.

4. Busque conhecer o seu público

Agora que você já buscou os melhores segmentos e achou problemas, é hora de saber quais são as necessidades do seu público, assim como as características comuns.

Responda perguntas como:

  • O que eles enfrentam no dia a dia;
  • Que tipo de conteúdo costumam consumir;
  • Como a sua solução pode ajudá-los e favorecê-los;
  • Entre outros.

5. Analise a concorrência do segmento identificado

Por fim, faça uma análise dos concorrentes que estão presentes no segmento que você identificou.

Para isso, você pode destacar os pontos fortes e fracos de cada concorrente, assim como o que você pode fazer para se destacar nesse mercado.

Agora que você já sabe como definir o seu nicho de mercado, o que está esperando para começar o seu planejamento e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.