Conheça 5 pontos essenciais para montar sua empresa de serviços no Brasil

0

Se montar empresa de serviços é o seu objetivo, você precisa garantir uma boa gestão financeira e estruturar seu plano de negócio do zero. 

Além de calcular o capital necessário, é importante formalizar o negócio, planejar as operações e estudar o mercado a fundo antes de investir. 

Se você seguir todos os passos corretamente, poderá aproveitar as oportunidades que o setor de serviços traz para os empreendedores.

Para começar, é melhor você entender o papel das finanças e da contabilidade na hora de montar uma empresa de serviços. 

Leia com atenção e comece seu negócio do jeito certo. 

Como montar empresa de serviços no Brasil

Montar uma empresa de serviços no Brasil vem se tornando mais ágil e menos burocrático nos últimos anos. 

Hoje, todo o processo pode ser realizado pela internet e o empreendedor consegue abrir seu negócio em poucas semanas.

Além disso, o setor de serviços oferece inúmeras possibilidades de atividades, dependendo do seu know-how e área de interesse. 

Ele representa 70% das empresas do país e é responsável por cerca de 30% do PIB, segundo dados do IBGE publicados em 2020 na Agência Brasil. 

Já o Painel de empresas do Data Sebrae, atualizado em maio de 2020, mostra que existem mais de 8,6 milhões de prestadores de serviços no Brasil, com destaque para os segmentos de beleza, alimentação, transporte e manutenção. 

Alguns exemplos de negócios comuns do setor são cabeleireiros, representantes comerciais, lava-rápidos, empresas de instalação e manutenção elétrica, escolas, oficinas mecânicas, estúdios de fotografia, escritórios de contabilidade e agências de publicidade. 

Vale a pena montar empresa de serviços?

Se você está pensando em montar uma empresa de serviços, precisa investigar o mercado e os resultados do setor para entender o cenário atual.

Em 2019, o setor fechou o ano com crescimento de 1% após 5 anos em queda devido à crise econômica, segundo dados do IBGE publicados no Uol.

Durante a pandemia do coronavírus, os serviços foram duramente afetados pela paralisação econômica, mas conseguiram reverter a queda e crescer 5% em julho de 2020, conforme dados do IBGE publicados no G1. 

A tendência é que o setor se recupere mais lentamente em comparação à indústria e ao comércio, mas a pós-pandemia também traz muitas oportunidades para montar empresas de serviços.

Para o gerente de pesquisa do IBGE Rodrigo Lobo, a área de comunicação, tecnologia da informação e serviços profissionais devem puxar o crescimento no próximo ano. 

Em entrevista à Agência Brasil de 2020, ele destaca os segmentos de atividades de portais, provedores de conteúdo, aplicativos de videoconferência, logística e serviços administrativos como grandes apostas do momento.

5 pontos essenciais para montar sua empresa de serviços

Para montar sua empresa de serviços, você precisa se planejar com antecedência e prestar atenção à gestão financeira do negócio.

Veja alguns pontos de atenção no processo.

1. Calcule o capital inicial necessário

capital inicial, ou capital social, é o dinheiro que você precisa investir para dar início às operações da empresa.

Por isso, o primeiro passo é calcular quanto será necessário para alugar um espaço, comprar equipamentos, contratar funcionários, pagar fornecedores, entre outros custos que dependem do segmento escolhido.

2. Estime o capital de giro

Além do capital inicial, você também precisará do capital de giro, que é uma reserva financeira em caixa para bancar os custos da empresa até o recebimento das vendas.

No início do negócio, você terá que arcar com vários gastos até conseguir formar a base de clientes e alcançar o ponto de equilíbrio — daí a importância de ter um capital de trabalho nesse meio tempo.

Para definir a quantia necessária, você pode usar a fórmula da Necessidade de Capital de Giro (NCG):

Necessidade de Capital de Giro = Ativo circulante  – Passivo circulante 

No caso, ativo circulante é toda receita ou bem da empresa disponível (Ex: estoque e contas a receber, enquanto passivo circulante é toda dívida de curto prazo (Ex: contas a pagar e folha de pagamento). 

3. Escolha um método de precificação de serviços

A precificação de serviços é uma tarefa complexa, pois estamos falando de itens intangíveis, que variam muito e não são facilmente padronizados. 

Para chegar a um preço justo, você deve considerar os custos envolvidos na prestação do serviço (mão de obra, materiais, transporte, etc.), o padrão de mercado (preço dos concorrentes) e a percepção de valor do seu público-alvo.

4. Separe a conta pessoal da jurídica

Para ter sucesso na gestão da sua empresa de serviços, é fundamental separar a conta pessoal da conta jurídica do negócio e não misturar as finanças.

Dessa forma, você evita retiradas irregulares do caixa que podem prejudicar o desempenho do negócio, além de não comprometer todo o seu capital com a empresa.

5. Prepare um bom plano de negócio

Além das questões financeiras, é importante ter um plano de negócio completo para montar sua empresa de serviços. 

Esse documento deve incluir o nome da empresa, público-alvo, estudo de mercado, plano de marketing, orçamento, plano operacional, levantamento de necessidades de mão de obra, entre outros detalhes fundamentais.

Contabilidade para empresa de serviços

A contabilidade para empresas de serviços costuma ser mais simples, se compararmos com a gestão contábil de empresas da indústria e comércio.

De qualquer forma, você precisará de um contador experiente para escolher a melhor natureza jurídica para formalizar a empresa e fazer seu planejamento tributário. 

Com os enquadramentos corretos, você pagará menos impostos e estará sempre em dia com o governo. 

Se a empresa for enquadrada no Simples Nacional, seus principais deveres serão emitir nota fiscal de serviços eletrônica, pagar o imposto por meio da guia única de recolhimento (DAS) e enviar obrigações acessórias ao governo.

Deixe a contabilidade da empresa de serviços com a Contabilix

Já pensou em contratar uma empresa de contabilidade online para prestação de serviços

Se você pretende montar uma empresa de serviços, essa é a melhor opção para abrir seu negócio online e contar com a agilidade e praticidade dos serviços pela internet. 

A Contabilix é especialista nesse setor e oferece uma solução completa para manter seu negócio sempre regular e poupar seu tempo nas tarefas contábeis. 

Com a nossa plataforma exclusiva e 100% online, você consegue abrir empresa grátis e cuidar de todas as obrigações gastando poucos minutos ao mês. 

Além disso, nossos contadores dão todo o suporte no processo de abertura e garantem os enquadramentos legais mais vantajosos para a sua empresa. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Fonte: Contabilix