19°C 29°C
Uberlândia, MG

5 razões para PMEs investirem em marketing digital

5 razões para PMEs investirem em marketing digital

08/06/2021 às 17h54 Atualizada em 08/06/2021 às 20h54
Por: Gabriel Dau
Compartilhe:

O avanço tecnológico e a internet mudaram a forma de comunicação entre empresas e clientes, porém, nos últimos anos, o marketing digital ainda era considerado um grande tabu para a maioria das pequenas e médias empresas.

Continua após a publicidade

Com a pandemia de Covid-19 em todo o país e com  a adaptação ao isolamento social, os estabelecimentos foram fechados.

Em paralelo, as  empresas se depararam com um novo desafio: manter o volume de vendas mesmo com as portas fechadas, mas, nem toda empresa estava instalada no ambiente digital.  

Diante desse cenário, diversos profissionais tiveram que se adequar, e não foi diferente no universo do marketing.

O marketing digital não é apenas um meio de inovar.

Continua após a publicidade

Hoje, nós podemos afirmar que trata-se de uma solução para que as empresas continuem de portas abertas.

Só no primeiro semestre de 2020, as vendas aumentaram cerca de 40% no ambiente digital, o que reforça que o investimento em marketing digital é o mesmo que investir na sobrevivência da empresa.

Segmentação

O marketing digital amplia as possibilidades de segmentação do público.

É possível entender e analisar possíveis consumidores do seu produto ou serviço e, assim, investir em campanhas mais assertivas.

Continua após a publicidade

Qualquer tipo de negócio pode ter acesso à diversas segmentações e impulsionar o que mais se encaixa com a proposta da empresa.

Expansão

Esse é o grande diferencial do marketing digital.

Por ter a possibilidade de divulgar em qualquer região do mundo que esteja conectada com a internet, a empresa poderá ter produtos extremamente específicos para pessoas também específicas.

Isso possibilita à empresa uma ampliação do seu potencial de venda, que deixa de ser local para se tornar nacional ou até mesmo mundial. 

Designed by @rawpixel.com / freepik
Designed by @rawpixel.com / freepik

Análise 

Com as estratégias e métricas do marketing digital conseguimos medir e entender os detalhes de cada resultado.

O empreendedor pode monitorar de perto o tempo e a ação do usuário e como ele está aderindo às estratégias.

A mensuração é um conjunto da análise que é investido ao resultado em vendas que a campanha gerou.

Um indicador bem utilizado para validar, é o ROI, que é o retorno sobre o investimento.

Custo-benefício 

Para pequenas e médias empresas que ainda estão se adaptando ao ambiente virtual, é possível alinhar boas estratégias, boas ferramentas com um baixo custo.

Dentro das soluções, atualmente, o funil de vendas é o que vem fazendo empresas aumentarem seus faturamentos por oferecer um processo completo e automático na prospecção e conversão em vendas. 

Essa estratégia a ajudará a despertar a atenção de pessoas que se enquadram com o público-alvo da empresa, com isso, as empresas podem filtrar essas oportunidades que a o marketing digital oferece, e trazer para empresa apenas as pessoas que realmente são propensas a compra. 

Campanhas 

Com o tráfego pago e campanhas montadas, o gerenciador do negócio consegue atingir a pessoa certa, no momento certo, com a comunicação certa.

Além disso, pode ter acesso à várias métricas de todas essas ações, otimizar as campanhas, identificar os melhores resultados e ter uma segurança sobre como atingir seu público.

Por: Rafael Wisch, CEO da G Digital, startup de desenvolvimento de softwares voltados para marketing e vendas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
19°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 29°

19° Sensação
1.34km/h Vento
72% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Sex 29° 19°
Sáb 29° 20°
Dom 30° 19°
Seg 30° 19°
Ter 30° 19°
Atualizado às 04h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 -0,01%
Euro
R$ 5,51 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,07%
Bitcoin
R$ 349,194,23 -0,17%
Ibovespa
124,740,69 pts -0.33%