6 benefícios do INSS que caminhoneiros tem direito

Conheça os principais benefícios que os caminhoneiros possuem junto ao INSS

Você sabia que os caminhoneiros também têm direito aos benefícios da Previdência Social pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Devido ao trabalho exaustivo realizado pelos motoristas de caminhão, nada mais justo que essa classe profissional também garante os principais benefícios pagos pelo INSS.

Nesse sentido, hoje descobriremos como o caminhoneiro pode contribuir para o INSS e também quais são os principais direitos garantidos por uma das classes profissionais que mais movimentam o país.

Como o caminhoneiro contribui para o INSS?

Em primeiro momento é preciso esclarecer que não é possível para nenhum tipo de classe profissional ou pessoa ter direito aos benefícios previdenciários sem ter contribuído para o INSS.

Contudo, o caminhoneiro pode contribuir com o INSS de diversas maneiras, que descobriremos logo a seguir.

No caso dos caminhoneiros que trabalham de carteira assinada para as empresas não precisam se preocupar, pois, neste caso, a contribuição é feita automaticamente ao ser descontada na folha de pagamento.

Contudo, no caso dos profissionais que trabalham como autônomos, seja como MEI, contribuinte individual ou empresário é necessário ter um CNPJ para fazer as contribuições mensais.

Essa questão pode ser feita com a inscrição no PIS e o registro como contribuinte individual, onde será possível selecionar a contribuição que deseja fazer o INSS e assim conseguir pagar a GPS (Guia de Previdência Social) gerada.

Principais benefícios que os caminhoneiros têm direito

O caminhoneiro que contribui ao INSS possui direito a diversos benefícios como a aposentadoria, os auxílios em caso de acidente, licenças e até mesmo a pensão por morte para os seus familiares, confira!

Auxílio-doença

Um dos principais benefícios para os caminhoneiros é o auxílio-doença, afinal, estes profissionais estão sujeitos a adquirir certas doenças que são muitas vezes reflexos da sua rotina de trabalho, como a Lombalgia, LER (lesões por esforço repetitivo), dentre outros.

Dessa forma, caso o caminhoneiro fique doente e precise se afastar por mais do que 15 dias do trabalho é possível solicitar o auxílio-doença pago pelo INSS.

Contudo, é preciso lembrar que por se tratar de um benefício por incapacidade será necessário passar por perícia médica do INSS para comprovar a condição.

Então lembre-se, ao solicitar o benefício é necessário ter em mãos todos laudos, atestados e demais documentos que comprovem a condição.

Aposentadoria por invalidez

Devido ao risco da profissional, infelizmente alguns caminhoneiros sofrem acidentes que levam a incapacidade permanente para trabalhar.

Caso o caminhoneiro fique incapaz permanentemente para trabalhar, seja por doença ou acidente, será possível se aposentar por invalidez.

Vale lembrar que para a concessão desse benefício também é preciso passar por perícia médica, onde, através de exame feito pelo médico perito e os laudos e demais documentos que comprovem a condição, será possível receber o benefício.

Auxílio-acidente

Outro benefício que os caminhoneiros podem ter ao contribuir com o INSS é o acesso ao auxílio-acidente.

O auxílio-acidente procura proteger o trabalhador que teve algum acidente que interfere na sua capacidade laboral.

Dessa forma, caminhoneiros que sofreram sequelas após algum acidente de qualquer natureza, seja em casa ou no trabalho, podem receber o benefício.

Contudo, este é mais um benefício que é necessário passar por uma perícia médica para ser possível verificar se realmente houve sequela ou algum tipo de limitação.

Vale lembrar que este benefício tem caráter indenizatório para o trabalhador, e não é um benefício com objetivo de substituir a renda como o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Logo é possível voltar ao trabalho mesmo enquanto o caminhoneiro está recebendo o benefício. Todavia, esse benefício é pago somente para caminhoneiros de carteira assinada, profissionais autônomos e empresários não possuem direito.

Aposentadoria para caminhoneiros

A aposentadoria costuma gerar muitas dúvidas para os caminhoneiros, principalmente devido aos requisitos e obrigações para garantir o benefício.

Contudo, é preciso esclarecer que sim, o caminhoneiro possui direito a aposentadoria, e dentre elas uma excelente alternativa é a Aposentadoria Especial.

No caso da Aposentadoria Especial, o benefício é concedido para profissionais que desenvolvem atividades perigosas, como transporte de inflamáveis, químicos, dentre outros.

Contudo, o caminhoneiro também pode ter acesso à aposentadoria por idade, concedido para os segurados que completam a idade e o tempo mínimo de contribuição ao INSS.

Licença maternidade

De fato temos menos caminhoneiros mulheres, contudo, essas profissionais também possuem direito aos benefícios do INSS, dentre elas a licença maternidade.

No caso da caminhoneira que se torna mãe e possuí 10 meses de contribuição ao INSS é possível receber a licença maternidade.

A licença maternidade inclui o afastamento da caminhoneira por 120 dias em caso de parte ou por adoção de menor de idade.

Pensão por morte

Por fim, um dos principais benefícios do INSS para caminhoneiros é a pensão por morte. O benefício é pago para os dependentes do caminhoneiro que vier a falecer.

É um excelente benefício para quem planeja apoiar a família mesmo após a morte, garantindo uma importante ajuda financeira.

Comentários estão fechados.