Uma empresa precisa contar com um profissional especializado em contabilidade para organizar os assuntos pertinentes à sua área. Muitas empresas modernas optam pela terceirização desses serviços.

Para realizar a correta realização dos serviços de contabilidade, o profissional deve manter alguns registros fundamentais.

Veja quais os são os livros contábeis para sua empresa exigidos por lei!

Deu a louca na Ensino Contábil, cursos de 80 a 110 reais (Saiba Mais)

O Livro Diário

O Livro Diário recebe esse nome justamente porque funciona como um diário financeiro para sua empresa, registrando diariamente todos os fatos que interferem no patrimônio seguindo uma ordem cronológica (dia, mês, ano). Apesar do nome, os registros podem ser mensais, dependendo da metodologia adotada pelo contador.

Apesar do advento da escrituração digital, algumas empresas ainda mantêm uma cópia manuscrita do Livro Diário.

Existem Livros Auxiliares que ajudam o Livro Diário no registro de movimentações e outras operações.

O Livro Razão

Outro dos livros contábeis para sua empresa é o Livro Razão, cuja finalidade é registrar a movimentação de créditos/débitos dos itens que formam o patrimônio empresarial.

Todo fato que afeta o patrimônio da empresa é registrado, mas o livro foca nas contas que formam o patrimônio.

O Livro Caixa

O Livro Caixa é um livro auxiliar na escrituração contábil. Os registros são efetuados cronologicamente, mas segue algumas especificações próprias dele.

Como o nome diz, o Livro Caixa registra todos os pagamentos e todos os recebimentos da empresa. É muito utilizado pela tesouraria, contribuindo inclusive para declarar o imposto de renda.

O uso do Livro Caixa só é obrigatório para empresas optantes do regime Simples Nacional.

Os outros livros contábeis para sua empresa

Os Livros Auxiliares têm como finalidade auxiliar o Livro Diário e reduzir o volume de informações nele contidas. Também são chamados de Livros Fiscais devido à sua importância perante os órgãos fiscalizadores, como a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda Estadual.

Além do Livro Caixa, são Livros Auxiliares:

Livro de Inventário

Esse livro contém o registro de bens de consumo, matérias-primas, mercadorias e os demais itens que se encontram estocados nos dias em que forem efetuados os balanços.

Livro de Entrada de Mercadorias/Livro de Saída de Mercadorias

No Livro de Entrada, registram-se cronologicamente as mercadorias recebidas pela empresa.

Porém, o livro registra ainda qualquer bem que entre na empresa, especialmente aqueles cuja finalidade seja o uso ou consumo.

No Livro de Saída, registram-se cronologicamente as mercadorias que foram vendidas pela empresa.

Mas ele também registra a saída de qualquer bem, inclusive dos bens móveis da empresa.

Livro de Registro de Prestação de Serviços

Entre os livros contábeis para sua empresa, o Livro de Registro de Prestação de Serviços é o único exigido especificamente pelo fisco municipal, não sendo útil nem à União, nem ao Estado.

Nele, são registrados todos os serviços prestados, sendo as notas fiscais individualizadas cronologicamente.

As formalidades dos livros contábeis

A escrituração dos livros contábeis segue, em sua forma, o Código Comercial e as Normas Brasileiras de Contabilidade: escriturado em idioma nacional e moeda corrente; não pode ter rasuras; pode ser manuscrito, informatizado ou mecanizado.

O Livro Diário manuscrito precisa lavrar termo de abertura e termo de encerramento, ambos assinados pelo contador responsável ou pelo gestor da empresa; precisa de registro na Junta Comercial ou em cartório. Já o que for mecanizado ou informatizado precisa ter, na primeira e última folhas, os termos de abertura e encerramento devidamente assinados; ele precisa ser encadernado e registrado.

O Livro Razão, por sua vez, não precisa de autenticação, nem registro na Junta Comercial ou no cartório. Mas deve ser encadernado.

Os Livros Auxiliares devem atender as formalidades de cada Estado e Município e registrados no órgão competente.

Via solluta

Comente

Comentários

Deixe uma resposta