Como trocar de contador e ter certeza de que o novo serviço é mais vantajoso para a sua empresa?

Essas são as dúvidas centrais que vamos responder hoje, para ajudar você a escolher a melhor solução contábil e melhorar os resultados do seu negócio. 

Afinal, não é fácil avaliar a qualidade desses serviços, em meio a tantos termos difíceis, números e relatórios.

Por isso, reunimos os principais sinais de que está na hora de trocar de contador para facilitar sua decisão.

Continue lendo e descubra como evoluir sua contabilidade. 

Como trocar de contador pode ser decisivo para o seu negócio

Você já pensou em como trocar de contador pode ter um impacto decisivo para melhorar seu negócio?

Se você vê o contador como um mero informante de saldos e responsável pela burocracia fiscal, é sinal de que não está aproveitando os serviços dele como deveria. 

Afinal, a contabilidade funciona como uma radiografia do seu negócio, capaz de revelar informações valiosas para tomar decisões certeiras sobre suas finanças e patrimônio. 

Logo, o contador é — ou deveria ser — a pessoa que melhor conhece sua empresa e sabe orientar os próximos passos para o seu crescimento.

Então, se o seu contador atual não é o grande parceiro estratégico do seu negócio, talvez esteja na hora de trocar de profissional. 

Mas sabemos que isso não é tão simples, pois os empreendedores são bastante fiéis às empresas contábeis ou contadores autônomos que contratam.

De acordo com a pesquisa Relação das MPE com os contadores, publicada em 2016 pelo Sebrae, 69% dos empresários entrevistados afirmaram nunca ter trocado de escritório ou contador.

Porém, 97% das empresas revelam que utilizam principalmente os serviços básicos da contabilidade, como envio de obrigações fiscais, fechamento do balancete e folha de pagamento.

Ocorre que existem muitas outras funções e serviços que podem ser aproveitados, tais como:

  • Planejamento tributário
  • Solução de dívidas e pagamentos atrasados
  • Relatórios e análises de desempenho financeiro
  • Recomendações para melhorar a eficiência do negócio
  • Apoio à gestão financeira e patrimonial
  • Apoio para acessar linhas de crédito
  • Apoio para participar de licitações/exportações
  • Elaboração de plano de negócio e planejamento estratégico.

Esses outros serviços, mais ligados à contabilidade gerencial, foram bem menos utilizados pelas pequenas e médias empresas brasileiras na ocasião da pesquisa.

Ao mesmo tempo, os empresários confessam que gostariam de ter acesso a essas soluções, e deram uma nota média de 7,1 para o conhecimento do contador sobre o negócio.

Mas uma das estatísticas mais reveladoras é que 53% usam informações estratégicas da contabilidade para tomar decisões no dia a dia da empresa. 

Esse número deveria ser 100%, pois esse é um papel central do contador atualmente, com a valorização da consultoria por parte desses profissionais. 

Por isso, vamos ajudar você a avaliar se o atendimento tem sido satisfatório ou se está na hora de trocar de contador para melhorar os resultados do seu negócio — e obter mais insights de gestão

6 sinais de que é hora de trocar de contador

Se você está em dúvida sobre como trocar de contador ou não sabe se é a hora certa, reunimos alguns critérios para ajudar na sua decisão.

Veja se você reconhece algum(ns) desses sinais na sua empresa.

1. Você está pagando muito e recebendo pouco

Se os seus custos com a contabilidade só aumentam e você não percebe novos benefícios nessa relação, talvez esteja na hora de mudar. 

Muitas vezes, você nem sabe direito pelo que está pagando ou sequer compreende os serviços que fazem parte do seu pacote.

Se o seu contador só está mantendo as obrigações da empresa em dia, saiba que isso não demanda tanto tempo e não justifica valores altos todo mês. 

2. Você é cobrado toda vez que pede orientação

Se o contador ou empresa contábil está cobrando um valor extra por cada consulta mínima que você realiza, é provável que o serviço não valha a pena.

Nesse caso, você deve verificar quais são os serviços inclusos e como funcionam as contratações de consultoria à parte, lembrando que é fundamental ter o apoio do profissional contábil para orientar sua gestão

Se a função consultiva não é oferecida pela empresa ou profissional, é melhor trocar para um concorrente que dê mais atenção para o seu negócio. 

3. Você não entende o que seu contador fala

Esse é um dos sinais clássicos de um serviço contábil mal estruturado: você simplesmente não entende o que seu contador diz e as informações que ele apresenta.

Geralmente, esses profissionais só enviam relatórios e demonstrativos sem qualquer instrução para compreender os dados, ou se limitam a usar os jargões da profissão para conversar com o cliente.

Se isso estiver acontecendo, não pense duas vezes para trocar de profissional, pois o contador precisa falar sua língua para ser útil ao negócio.

4. Você ainda perde tempo com burocracia

Outro sinal de que o serviço contábil está ultrapassado é a necessidade de preencher formulários, enviar documentos físicos ou perder tempo com papelada em plena era digital.

Hoje, boa parte das tarefas da contabilidade já são automatizadas e você pode trocar a maioria das informações e documentos online, sem a necessidade de atendimento presencial ou leva e traz de papéis.

5. Você precisa marcar hora para ser atendido no escritório

Se qualquer dúvida ou questão de contabilidade exige uma visita com hora marcada no escritório, é sinal de que o contador não está acompanhando a evolução da área.

Afinal, os contadores modernos já usam e-mail, chat e WhatsApp, ou, no mínimo, tiram suas dúvidas por telefone quando necessário.

Então, se é tão difícil conversar com o seu contador, é melhor trocar para um serviço que esteja disponível sempre que você precisar. 

6. Seu contador mal conhece seu negócio

Como vimos acima, o contador tem um papel essencial como aliado da sua empresa, e deve conhecê-la tão bem quanto — ou melhor — do que você. 

Se a empresa ou profissional atual mal conhecem seu negócio, ou nunca sugeriram qualquer melhoria (seja uma redução de impostos ou sinalização de custos extras no orçamento), não vale a pena continuar a parceria.

Afinal, você pode procurar um atendimento que dê conta da sua contabilidade e ainda sirva para melhorar seu negócio.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Contabilix