7 dicas para ajudar a melhorar a área de contabilidade

Você já se perguntou como é possível melhorar a área de contabilidade? Tanto para que o escritório cresça quanto para que os clientes consigam melhores resultados é fundamental investir nesse segmento tão importante.

Sendo assim, nada melhor do que conferir dicas que, partindo de uma melhora do ambiente interno, permitem que o setor se desenvolva e alcance objetivos cada vez mais significativos. Ficou curioso? Então não perca tempo e confira 7 dicas que preparamos!

1. Realize um planejamento

Toda mudança precisa começar com uma análise bem-feita do momento passado e a definição de estratégias para a ação. Assim, é preciso planejar antes de agir. Um escritório de contabilidade faz isso o tempo todo para otimizar a gestão de clientes, mas muitas vezes deixa de fazer para o próprio negócio.

Nesse aspecto, nada é mais válido do que considerar a realização de um planejamento anual também para o escritório. Isso começa com a definição clara de objetivos a alcançar para que, em função deles, as mudanças necessárias sejam feitas internamente.

Você pode fazer uma pesquisa de mercado para identificar as possibilidades presentes, bem como as ações da concorrência. Com uma boa análise, você poderá tomar decisões mais acertadas ao longo do ano.

2. Treine sua equipe

Nunca deixe de oferecer treinamentos periódicos para seus funcionários. A cada começo de ano, ou até mesmo em momentos em que sua equipe parecer estar parada no tempo, é sempre pertinente considerar a realização de um treinamento.

Considere os resultados da gestão para definir o foco da capacitação. Dessa forma você pode trabalhar desde a revisão das informações relativas ao escritório e clientes, passando pelos procedimentos, até a definição de novas estratégias e resultados.

Em caso de problemas com questões tributárias, trabalhistas, entre outras, procure focar o treinamento nestes itens para garantir a correção de rotas antes que as dificuldades se acentuem. Essa prática deve ser adotada anualmente ou sempre que necessário. Ela ajuda a reciclar conhecimentos e aumentar a produtividade da equipe.

3. Invista em capital intelectual

Muitas vezes as empresas dos mais diversos segmentos deixam de investir em profissionais qualificados para fazer economia. Esse é um erro grave, pois, ao acumular funcionários comuns em sua equipe é bem provável que qualquer ação movida pela concorrência seja o suficiente para derrubar seu negócio. E isso vale também quando o assunto diz respeito a escritórios de contabilidade.

Para prestar serviços diferenciados, não deixe de contar com profissionais capacitados, com experiência reconhecida dentro do mercado. Eles podem aperfeiçoar a realização das tarefas diárias, trazendo qualidade e resultados mais relevantes.

Nesse sentido, além de contratar profissionais de bom nível, procure também desenvolver programas de formação. Assim, você pode investir em pessoas que já trabalham com você e moldá-las de acordo com as necessidades da gestão. Cursos especializados, por exemplo, podem ajudar a transformar colaboradores promissores em verdadeiros especialistas em sua área.

4. Fique atento à tecnologia voltada para a área de contabilidade

Quer ver o seu escritório ganhar em produtividade em curto prazo? Comece a investir em recursos tecnológicos. Atualmente o que não faltam são soluções voltadas para serviços contábeis. Sendo assim, se você não estiver atento, saiba que sua concorrência certamente estará. Portanto, não deixe que seus clientes se encantem por algo que você também poderia oferecer, mas que negligenciou.

Softwares de otimização de processos, por exemplo, garantem maior agilidade e excelente relação custo/benefício. Além disso, é preciso considerar também o impacto que a tecnologia tem no atendimento ao cliente. Com recursos como o FAQ, já é possível disponibilizar para o cliente uma série de perguntas e respostas com as dúvidas mais comuns envolvendo os serviços das empresas.

No caso de um escritório de contabilidade isso permite ganhar tempo. Isso proque uma vez que ao poder tirar suas dúvidas no site, o cliente não precisa mais fazer uma ligação e ocupar o tempo de um dos funcionários para sanar inquietações que anteriormente outros clientes já tiveram e que foram devidamente solucionadas.

5. Encontre seu segmento específico

Empresas podem atuar em diferentes tipos de segmentos. Existem redes de mercado, supermercado, hipermercado, e muito mais. A divisão existe porque ela é útil para cada empreendimento. Sendo assim, se você está adaptado a trabalhar com quem quer que seja, então saiba que existe uma maneira muito simples de fazer com que seu escritório cresça mais em menos tempo: é por meio da segmentação.

Procure se concentrar em um nicho específico de mercado. Isso permite não apenas melhorar o desempenho de sua equipe aumentando o nível de especialização dela em determinado departamento, mas também dar ao cliente uma segurança maior na hora de fechar negócio com você.

Pense bem: entre contratar uma empresa que oferece serviço genérico e outra que atua especificamente na resolução de seu problema, qual delas seria sua melhor opção?

Ser um especialista gera confiança das pessoas e isso permite ótimos resultados, pois mesmo em tempos de crise os especialistas continuam sendo solicitados enquanto os generalistas não. Sendo assim, defina um nicho de mercado e qualifique sua equipe para atuar exclusivamente dentro dele.

6. Trabalhe em função de um diferencial

Para se especializar em determinada área é importante encontrar um diferencial. E para isso, é preciso novamente ressaltar a importância de um planejamento adequado.

Conhecendo as características do mercado, de seus atuais clientes e seu público-alvo, além de entender exatamente o que seu escritório tem de ponto forte e fraco, é possível definir uma estratégia perfeita para realinhar a atuação da equipe e assim apresentar algo que ninguém mais tem, o chamado diferencial.

A ideia é mostrar que o seu escritório é o mais qualificado para encontrar soluções seguras para problemas de clientes e oferecer o desempenho que eles desejam.

7. Acompanhe as tendências da área contábil

Ficar de olho em tudo o que acontece no mundo da contabilidade permite a você identificar tendências. Isso é importante porque faz com que o seu escritório esteja sempre um passo adiante no sentido de incorporar inovações antes da concorrência.

Assim, sua equipe não fica parada no tempo e os treinamentos podem ser realizados sempre em função de oferecer novos diferenciais para o cliente e não para recuperar o tempo perdido devido a problemas.

Via BLB Brasil

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