Não é preciso ser marinheiro de primeira viagem no mundo do empreendedorismo para perceber que, de fato, abrir e manter um negócio de sucesso é um grande desafio. Muito além de definir uma área de atuação e começar a colher os frutos, investir em uma nova empresa é um caminho que exige determinação, foco e muita vontade de crescer.

Diante de percalços e dúvidas, a boa notícia é que é possível realizar o sonho de montar uma empresa com um bom planejamento e uma boa dose de perseverança. Confira as nossas 7 dicas para começar um negócio e empreender com sucesso.

1. Organização é essencial: planeje-se!

Como acontece em tantas áreas da vida, organização também é palavra-chave quando se trata de montar uma empresa bem-sucedida. Isso ajuda o empreendedor a completar tarefas imprescindíveis e se manter a par das etapas que precisam ser cumpridas neste momento inicial. O uso de aplicativos para ajudar seu trabalho, neste sentido, é uma boa pedida para manter o ritmo!

A organização como dica de ouro também diz respeito a outra palavra de ordem para o novo empreendedor: planejamento. Com um plano de negócios, você conseguirá tomar decisões fundamentais a respeito da área de atuação da empresa, nicho de mercado e perfil dos clientes, sem falar dos importantes planos financeiro, operacional e de marketing. Tenha em mente que um plano de negócios sólido e bem formulado impacta — e muito — na longevidade da sua nova empresa.

2. Analise sua concorrência

Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso não ter medo de estudar sua concorrência e aprender com ela. A competição pode ser um fator determinante para melhores resultados. É comum identificar pontos positivos em um negócio rival que podem complementar e aprimorar sua empresa, assim como relacionar falhas que devem ser evitadas no dia a dia do seu empreendimento. Aprenda com sua concorrência, não desanime diante dela!


3. Tenha em mente os riscos e ganhos

O segredo do sucesso, muitas vezes, significa assumir riscos calculados para ver sua empresa crescer. Um bom ponto de partida é se perguntar “o que está em jogo”. O empreendedor capaz de responder a esta pergunta pode visualizar o pior cenário e, com isso, fazer mais escolhas acertadas. Uma decisão que envolva riscos calculados, neste caso, pode trazer muitos ganhos e oportunidades de crescimento para o negócio.

4. Mantenha o foco nos objetivos

Parece óbvio, mas não se esqueça de que o simples fato de abrir uma empresa não significa começar a fazer dinheiro imediatamente. A consolidação do novo negócio, assim como o engajamento de investidores e clientes, leva tempo. Neste cenário, muitas novas empresas fecham as portas por falta de um ingrediente básico do empreendedorismo: foco. A dica, aqui, é manter-se focado nos seus objetivos, não nas dificuldades. Diariamente, ocupe-se com o alcance bem-sucedido das metas de curto prazo. O tempo se encarregará de trazer os resultados do seu esforço!

5. Esteja pronto para fazer sacrifícios

A fase de estabelecimento do negócio não termina quando este abre suas portas: a partir daí muito trabalho e determinação ainda são necessários quando se almeja o sucesso. Em muitos casos, mais energia e tempo serão dispendidos do que seriam se você estivesse trabalhando como funcionário convencional. Aqui, o chefe é você: esteja preparado para fazer sacrifícios, como ter menos tempo para família, amigos e lazer.

6. Identifique o diferencial do seu negócio

Pergunte-se como sua empresa pode se destacar das demais. Este conhecimento te levará a explorar o diferencial da sua empresa, aquilo que a fará faturar uma fatia a mais do mercado na qual está inserida. Para tanto, não há fórmula mágica. Levantar os detalhes que podem ser melhorados no dia a dia, apostar na personalização do atendimento ao cliente, ser o primeiro a resolver determinado problema na sua área de atuação, investir em uma equipe excelente e estimular a cultura da inovação são bons pontos de partida.

7. Não tenha medo de errar

Por fim, não se deixe levar por algo que está refletido no alto índice de empresas brasileiras que fecham suas portas nos primeiros seis meses de atuação: o medo de errar e a falta de confiança. Autoestima é característica fundamental do bom empreendedor. Trabalhar seus medos, entender os riscos do seu negócio e planejar-se bem são estratégias que só trazem benefícios. Sempre haverá dores de cabeça, oscilações da economia e desafios a serem enfrentados. O empreendedor de sucesso, no entanto, confia na sua capacidade e foca nas metas, não nos obstáculos.

O processo de empreender é cheio de desafios e recompensas e aqueles que estão determinados a ter sucesso sabem que assumir riscos e ultrapassar obstáculos são apenas parte da concretização das suas metas. E você, o que achou das dicas para começar um negócio de sucesso? Está mais preparado para a empreitada de abrir sua empresa? Lembre-se de contar com as soluções da Sage na sua jornada! Acesse www.sageone.com.br e conheça o primeiro emissor de nota fiscal do Brasil com Certificado Digital incluso!

 

Blog Sage One Brasil

[useful_banner_manager banners=21 count=1]