Todo líder quer um ambiente de trabalho mais eficiente. Funcionários se beneficiam de um ambiente seguro com atmosfera acolhedora e que empodera cada pessoa a contribuir de forma significativa para o grupo.

Quando as empresas tomam a iniciativa de aprender mais sobre as pessoas que fazem parte do seu quadro, elas aprendem a criar uma atmosfera que resulta em alta produtividade e, consequentemente, maior lucro.

Conheça 7 dicas que melhorarão drasticamente a performance no seu ambiente de trabalho:

1. Utilize reforço positivo

Reforço positivo é uma técnica de condicionamento operacional criada pelo psicólogo B. F. Skinner, que comprovou em seus testes que os ratos aprendiam com maior rapidez através do reforço positivo do que de qualquer forma de punição.

No escritório, isso se traduz em agradecer aos colegas e “presentear” as pessoas quando estão fazendo um bom trabalho. Como líder, isso significa pensar em aplicar bônus baseados em performance e outras surpresas positivas para quando os negócios vão bem.

2. Cultive um espaço seguro

Uma parte importante da cultura organizacional é fazer as pessoas se sentirem seguras e parte do grupo. Investir tempo e em treinamentos multiculturais resulta em excelente retorno sobre o investimento, pois aumenta a retenção de funcionários, diminui os riscos e atrai um grande número de pessoas interessadas em sua empresa.

Aprender mais sobre outras culturas faz as pessoas se sentirem mais confortáveis em seu ambiente, o que as torna mais produtivas e leais à organização.

3. Promova autenticidade

Uma liderança autêntica resulta em relações sociais mais genuínas, o que, por sua vez, aumenta o feedback e o senso de responsabilidade das pessoas da equipe. Quando as pessoas precisam se esconder atrás de máscaras no trabalho, elas ficam menos inclinadas a dar feedbacks importantes para mudanças positivas e a se engajar com o trabalho.

Quanto mais indivíduos se conectam realmente com o contexto e metas da organização, mais eles gostam do seu trabalho e investem no resultado de seu esforço.

4. Abra linhas de comunicação

Quanto mais você valorizar feedbacks e priorizar a comunicação, mais rápido crescerá. Quando empregados sentem que têm uma voz e que sua opinião importa para seus gestores, mais leais e inspirados a dar o seu melhor eles ficam. Linhas abertas de comunicação, inclusive transparência no processo de tomada de decisão, ajuda a transmitir valores organizacionais, metas e filosofias da empresa.

Psicólogos se especializam em treinar pessoas a se comunicar consigo mesmas e com os outros. A maioria das pessoas buscam tratamento por dificuldades de relacionamento, o que, muitas vezes, vem da falta de comunicação. Se você quer que sua empresa seja bem sucedida, domine a arte da comunicação.

5. Gere propósito

Quando funcionários sentem que seu trabalho não tem sentido, eles “relaxam” no trabalho e passam o tempo contando os minutos para irem embora. Se você deseja melhorar seus resultados, aumente a produtividade do seu time ajudando seus colaboradores a gerarem propósito em suas atividades. Deixe claro como o trabalho individual de cada um é crítico para o alcance das metas organizacionais e como sua contribuição terá impacto positivo em suas vidas e no progresso da empresa.

A psicologia afirma que quanto mais propósito criamos, mais responsáveis nos sentimos como autores da nossa vida. Incentive seus funcionários a “escrever uma história” que caiba na narrativa da sua empresa para que todo o grupo se sinta responsável pelo sucesso.

6. Implemente intervalos para descanso

Não pensar em nada relacionado ao trabalho e descansar a mente pode criar um grande aumento de produtividade. Nós precisamos de intervalos curtos para organizar os pensamentos e depois voltar para o aqui e agora. Quanto mais sua empresa valorizar descansos para a mente ao longo do dia, melhor será o foco de todos os funcionários, o que aumenta a produtividade.

7. Valide e inspire

A maioria das pessoas quer sentir que é ouvida e compreendida. O mundo tende a invalidar as experiências pessoais de cada um, deixando as pessoas isoladas e se sentindo não compreendidas. Se você deseja excelente performance no seu ambiente de trabalho, siga psicologia simples e valide as experiências pessoais de seus colaboradores.

Transmita para eles que você empatiza com cada um e respeita suas emoções, além de valorizar suas opiniões antes de apontar algum erro. Priro ouça, crie empatia, para, então, redirecionar. Aplicando essas regras simples, você melhora o ambiente de trabalho e os seus relacionamento pessoais com a equipe.

Texto adaptado daqui.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.