Em meio a tantas mudanças e à competitividade do mercado atual, os profissionais da área contábil tiveram que se adaptar — foi necessário sair da zona de conforto e participar de maneira mais ativa nas decisões da empresa.

Para isso, tornou-se primordial desenvolver novas competências para que os profissionais da área se transformassem em verdadeiros analistas, conselheiros e consultores. Além disso, as tecnologias e as novas ferramentas de gestão e escrituração que surgem a cada dia exigem do contador uma constante atualização.

Aliás, especializar-se é uma exigência de mercado que vale não apenas para o contador, mas para qualquer profissional que queira conquistar seu espaço. Portanto, se você objetiva se tornar um contador de sucesso, conheça algumas das principais habilidades e competências que não podem faltar em você!

Competências x habilidades: como um contador pode se tornar um profissional melhor?

Você sabe diferenciar competências de habilidades? Apesar de parecerem sinônimos, existem diferenças entre esses dois conceitos. Entendê-las nos ajudará a ver como é possível tornar-se um contador mais eficiente.

As habilidades podem ser consideradas como aquelas capacidades técnicas para realizar alguma tarefa e são frutos da mistura entre teoria e prática — elas levam uma dose de conhecimento e outra de experiência. No entanto, ter habilidades nem sempre é suficiente, pois elas podem ser substituídas por uma máquina, por exemplo.

As competências são mais amplas, pois são formadas pela soma de talento (aquilo que nasce conosco e nos faz ter um bom desempenho profissional) e habilidades. Tal interação nos leva a ter resultados ainda melhores do que aqueles que possuem apenas habilidades. Assim, quanto mais talento e habilidade, maiores serão suas chances de sucesso.

Você deve ter se perguntado: “é possível adquirir e aprimorar competências”? A resposta é muito simples! Se você possui talento e habilidade para realizar algo e busca sempre aprimorar isso, além de se tornar mais seguro e preparado, você amplia suas competências e desenvolve novas habilidades.

Ou seja, a educação continuada é a chave para se tornar um profissional melhor, especialmente na área contábil que, conforme dissemos, exige cada vez mais profissionais modernos e antenados com as novidades do mercado.

Afinal, quais competências profissionais você deve buscar?

Diante desse novo cenário, fica evidente a necessidade de desenvolver habilidades e competências profissionais que o diferenciem no mercado de trabalho. Um contador de sucesso é, antes de tudo, um profissional atento e proativo diante de tais exigências.

Por isso, separamos algumas das principais competências que se deve desenvolver a fim de conquistar a excelência profissional. Acompanhe!

1. Qualificação profissional

De modo geral, a alta competitividade do mercado fez com que empresas de todos os portes recorressem ao profissional de contabilidade como estratégia para manter-se competitivas. Por isso, para acompanhar as mudanças do mercado e adquirir tais competências, um bom contador não deve se acomodar.

É especialmente importante investir em educação por meio de cursos, palestras, congressos e seminários. Afinal, concluir uma graduação deixou de ser garantia de emprego e sucesso — é preciso também fazer especializações e manter-se constantemente atualizado.

Assim, como há uma carência no mercado de profissionais proativos e dinâmicos, aqueles que se encaixam nesse perfil são mais valorizados. Adquirir habilidades com profissionalização, com o estudo de outras línguas e de informática e com o aprofundamento do seu conhecimento técnico contábil é de suma importância para o exercício da profissão.

Aliás, ressalta-se que, como há uma determinação do Conselho Federal de Contabilidade, os profissionais ativos devem investir em aperfeiçoamento de maneira contínua.

2. Conduta ética e moral

Toda atividade é regida por um código de ética que prevê como o profissional deve se portar durante o exercício da profissão. Portanto, é esperado que um profissional que atua regularmente jamais se afaste da ética e da moral ao exercer suas funções.

Com o contador não poderia ser diferente. Em um mercado tão competitivo e desafiador, algumas vezes esses profissionais são induzidos a praticar atos antiéticos e imorais, seja para ajudar um cliente, a empresa onde trabalha ou até a si mesmo. No entanto, saber portar-se de maneira íntegra e honesta é o que diferencia os bons profissionais dos demais.

A honestidade deve pautar toda a sua caminhada nessa carreira. Afinal, você corre o risco de perder oportunidades de emprego e até mesmo clientes devido à má conduta.

3. Teoria e prática

Para que você atue de maneira correta, é preciso conhecer toda a teoria da contabilidade, a legislação e os códigos tributários. Esses conhecimentos nortearão todo o exercício da profissão. No entanto, isoladamente, isso não faz de você um profissional de elite.

Além de se manter informado e atualizado, um bom profissional de contabilidade deve executar o que aprendeu. Afinal, os serviços contábeis seguem um padrão para que toda a escrituração fiscal, contábil e analítica assegurem a gestão e a organização financeira da empresa.

Com a aplicação prática correta da teoria, o departamento de contabilidade consegue gerar relatórios sobre o estado patrimonial, as atividades desenvolvidas, a situação financeira e ainda prospectar ganhos e prejuízos — antecipando, assim, os próximos passos e as decisões que a empresa tomará.

4. Conhecimentos em informática e inovação

Não basta saber usar um computador, é necessário entender a tecnologia e as ferramentas que te auxiliam na rotina de trabalho. Um contador precisa estar familiarizado com as inovações tecnológicas e saber lidar com os diversos programas e softwares que tornam sua vida menos burocrática e mais eficiente.

Por isso, é importante ser curioso e buscar saber como a tecnologia pode aperfeiçoar o desenvolvimento das suas funções. Procure compreender melhor o papel dessas ferramentas auxiliares e aprenda a trabalhar em conjunto com o departamento de Tecnologia da Informação (TI).

Quando o contador possui esse tipo de habilidade, a união de conhecimentos faz com que ele chegue a soluções inovadoras e capaz de proporcionar benefícios à empresa nos setores de controladoria, gestão e auditoria. Assim, é possível inovar o setor de contabilidade, diminuindo o tempo de execução das tarefas e aumentando a rentabilidade da empresa.

5. Habilidades pessoais

Existem alguns atributos pessoais que não dizem respeito de maneira direta a habilidades técnicas, mas que, de certa forma, contribuem para a eficácia do profissional.

Assim, caso você ainda não tenha tais habilidades, procure desenvolver o hábito de ouvir críticas e opiniões, aprenda a trabalhar em equipe, seja responsável e aberto a mudanças.

Procure desenvolver sua oratória fazendo cursos específicos. Ainda que você não consiga entender isso em um primeiro momento, ter uma oratória adequada é de grande importância para um contador, pois ele precisa comunicar-se diariamente com outros setores de maneira clara, coesa e objetiva.

Investir em networking e conquistar uma rede de contatos e relacionamentos dentro e fora do ambiente de trabalho também é imprescindível. Isso pode ajudá-lo a obter informações e indicações — trocar ideias e experiências também será muito útil para o seu desenvolvimento profissional.

É esse conjunto de habilidades que fará com que o contador seja visto como um bom comunicador, auditor, conselheiro e analista da empresa.

6. Análise e processamento de informações

Saber reunir, interpretar, processar e filtrar todos os dados contábeis da empresa são competências essenciais para que o contador possa ajudar a nortear as decisões futuras de um negócio.

Para desenvolver bem essas competências, além de buscar o aprimoramento profissional, é relevante que se aprenda a desenvolver pensamento crítico.

Portanto, estude e esteja atento ao que acontece a seu redor. Acompanhe o mercado financeiro, as tendências de crescimento da economia e a política regional, nacional e internacional. Como você sabe, esses fatores influenciam a estabilidade econômica e, consequentemente, a empresa onde você trabalha.

7. Liderança e trabalho em equipe

Muitas vezes, o contador terá que gerir uma equipe ou até mesmo o desenvolvimento de um projeto, e, para isso, é fundamental aprender a liderar e a trabalhar em equipe. Sendo assim, invista um tempo para aprender a desenvolver habilidades de um bom líder.

Procure adquirir conhecimentos em gestão de equipes, aprenda a delegar tarefas, a gerir conflitos e, principalmente, a relacionar-se com os outros.

Lembre-se de que cargos de liderança exigem que você seja um exemplo para os seus colaboradores. Por isso, seja sempre responsável e cumpra seus compromissos e prazos. Não deixe que sua competência e sua qualificação sejam colocadas em dúvida.

8. Marketing pessoal

Aprenda a vender o próprio peixe. O marketing pessoal é, atualmente, uma estratégia imprescindível na vida de todo e qualquer profissional. Expor suas qualidades de maneira inteligente é tão importante quanto desenvolver um bom trabalho. Afinal, pouco adianta ser um excelente profissional se você não mostra isso para as pessoas que estão à sua volta.

Para isso, aprenda a cuidar de você e da sua imagem, seja proativo, comunicativo, responsável e honesto. Lembre-se de que todas as demais competências devem ser demonstradas por meio de sua postura profissional, de suas ações, de sua linguagem e até do modo como você se veste.

No entanto, cuidado! O marketing pessoal só funciona quando você é coerente com a imagem que vende. Então, observe e avalie como tem sido suas atitudes, gestos e postura em redes sociais e em ambientes externos ao trabalho. Sempre é bom lembrar que somos observados a todo momento e que um deslize pode colocar tudo a perder.

Conforme você percebeu, o contador atual deve ter um extenso conjunto de competências profissionais para se destacar e continuar em alta no mercado de trabalho. Desse modo, investir em autoconhecimento, na própria imagem e em cursos de qualificação ajudará muito sua carreira.

Via BLB Brasil

Comente

Comentários

Deixe uma resposta