19°C 29°C
Uberlândia, MG

A arte das vendas: É preciso vender benefícios e não características

A arte das vendas: É preciso vender benefícios e não características

20/10/2020 às 13h49 Atualizada em 20/10/2020 às 16h49
Por: Esther Vasconcelos
Compartilhe:

O negócio que deseja vender cada vez mais precisa se atentar às etapas fundamentais para o sucesso na gestão de vendas. Depois do planejamento, é importante que o foco esteja no descobrimento nas vendas.

Continua após a publicidade

Com mais de 35 anos no mundo corporativo e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, prestando consultoria, inclusive, a negócios que desejam vender mais, hoje trago mais um artigo da série sobre vendas, mais especificamente sobre o descobrimento nas vendas.

Descobrimento nas vendas – A arte de fazer as perguntas certas

O descobrimento nas vendas é um dos fatores mais importantes. Trata-se da arte de fazer perguntas. Perguntas inteligentes revelam ou despertam as necessidades nos clientes.

É a partir das necessidades que as pessoas compram e pode-se dizer que a necessidade é a mãe da venda. Mas não se trata de fazer interrogatório, de ser invasivo, aliás, é preciso tomar muito cuidado, porque há uma linha tênue entre o descobrimento e perguntas invasivas.

Essas perguntas precisam ser planejadas antes do contato com o cliente (também conhecido como prospect) e precisam fluir de maneira natural.

Continua após a publicidade

Muitos vendedores perdem a arte das vendas porque insistem em apresentar os seus produtos/serviços, ou seja, focam na abordagem e deixam de lado esse processo de entender com profundidade sobre quem é esse cliente, o que ele precisa, o que está buscando e o que faz sentido para ele.

As perguntas devem ser dirigidas e muito bem formuladas, para que você realmente descubra a verdadeira necessidade do seu cliente.

Atualmente é muito comum que a descoberta do produto ocorra no meio digital, o que também leva à reflexão de que se um negócio quer ser encontrado, ainda mais nesse cenário de pandemia, é preciso estar on-line.

Muito cuidado com os preconceitos

Um alerta é que se tome muito cuidado com a armadilha do preconceito. Quero, inclusive, expor uma experiência pessoal.

Continua após a publicidade

Há muitos anos, quando era vendedor, participei de uma feira localizada em São Paulo, de nome Abilitec (feira de tecnologia e eletrônicos), estava no stand da empresa na qual trabalhava e chegou um senhor de sandálias de couro, bermuda jeans toda desfiada, camisa mal abotoada e um cachimbo na boca.

Meu patrão não gostava de cigarro, e esse senhor perguntou o nome do meu patrão e desejava falar com ele.

Olhei para o cachimbo e para a fumaça, mas como o homem tinha pedido, fui chamar pelo meu patrão, que quando ouviu o nome da pessoa, imediatamente pediu para que ele entrasse, tratando-o como velho amigo.

MEI

Dentro da minha inocência o meu preconceito era: o meu patrão não gosta de fumaça, além do mais, esse senhor está mal vestido, como então ele está se relacionando tão bem com ele?

Esse senhor era o maior distribuidor de produtos de ping-pong da zona Oeste de São Paulo.

É fundamental desconstruir preconceitos porque podem se transformar em uma barreira, inclusive, para o sucesso no processo das vendas.

Convencimento – É preciso vender benefícios e não características

Há duas visões quando falamos de apresentação. Há a visão míope e a visão de águia.

Para exemplificar o que seria a visão míope: se perguntar o que a Kopenhagen vende, responderão chocolate, Victor Hugo, bolsas e Harley-Davidson, motos... Mas na verdade a Kopenhagen vende sedução e um chocolate dessa marca é considerado de extremo valor, a pessoa presenteada se sente envaidecida.

Victor Hugo, por exemplo, não vende apenas bolsas, mas status, e a Harley-Davidson vende estilo e jovialidade. E essa maneira de enxergar é a visão de águia.

Tomando esses exemplos, quando se vai apresentar um produto é preciso ter muito claro em mente o que é apresentar com visão de águia.

As pessoas não compram características, compram benefícios. No inconsciente a pessoa está questionando: o que esse produto fará por mim?

Exemplo: se alguém apresenta uma geladeira como econômica, é preciso ser bem mais profundo, ou estará apenas apresentando as características do produto e não os benefícios.

É importante também se atentar à maneira como o catálogo dos produtos será apresentado, ainda mais hoje, que a maioria dos catálogos tem sido disponibilizado de forma digital e para apresentar esse recurso é importante orientar as pessoas da equipe da melhor maneira possível. O time de vendas precisa estar altamente preparado.

Conheça mais do cliente e saiba encantá-lo

O descobrimento nas vendas também tem a função de gerar encantamento no cliente à medida que ao conhecê-lo mais, o vendedor consegue elaborar estratégias de abordagem mais assertivas.

Vale ressaltar que o questionar, conhecer, não é o mesmo que ser invasivo. É preciso permitir que o cliente forneça as informações, de maneira que soe como algo mais espontâneo por parte dele e não provocado por um questionamento.

Se um negócio tem encontrado dificuldades no processo de vendas, é importante procurar o auxílio de uma consultoria focada em vendas ou até mesmo de um mentor empresarial com experiência nessa área.

Por Morcone, consultoria empresarial especializada em pequenos, médios e grandes negócios

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
29°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 29°

29° Sensação
2.43km/h Vento
40% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Sex 29° 19°
Sáb 29° 20°
Dom 30° 19°
Seg 30° 19°
Ter 30° 19°
Atualizado às 16h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,16 +0,23%
Euro
R$ 5,54 +0,52%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,17%
Bitcoin
R$ 356,292,50 +1,61%
Ibovespa
124,645,58 pts -0.08%
Publicidade
Publicidade