A China ganha novo poder com o yuan digital?

0

O dinheiro digital chinês utiliza a tecnologia da cadeia de bloqueio para impedir a manipulação, que é a tecnologia em que se baseiam moedas digitais como o Bitcoin e o Ethereum. No entanto, na cadeia de bloqueio do Banco Popular, os utilizadores não podem aceder à mesma até que seja concedida autorização.

Em termos de tamanho do teste, a ronda recente é dez vezes maior do que a ronda original do Outono de 2020. Além disso, a China tem vindo a testar a sua fronteira digital yuan em Hong Kong e na vizinha Shenzhen, bem como a desenvolver uma plataforma para tornar a moeda mais acessível internacionalmente com a Tailândia, os Emiratos Árabes Unidos e o Banco de Compensações Internacionais.

O yuan digital já recebeu o estatuto de curso legal. Os métodos de pagamento do Alipay e do WeChat (e do PayPal no Ocidente) são fundamentalmente diferentes dos do PayPal. A liquidação pode ser rápida para os clientes, mas quando se olha para os bastidores, encontram-se registos de milhares de transações entre bancos de compradores e vendedores e muitas vezes também corretores, que irão liquidar horas ou mesmo dias mais tarde.

Estes bancos já não são necessários porque o yuan digital os substitui. Em teoria, a rapidez dos pagamentos pode ser mais rápida do que a dos efetuados através destes métodos alternativos de pagamento, uma vez que não há taxa de serviço.

Que benefícios pode trazer?

Também é possível obter uma moeda apoiada pelo governo, ao contrário de moedas criptográficas como a Bitcoin. Porque o yuan digital é emitido da mesma forma que o dinheiro em papel, é tão seguro como o dinheiro em circulação. Torna mais fácil para o governo acompanhar a oferta de dinheiro porque, ao contrário do dinheiro, os funcionários podem ver todas as transações em qualquer altura.

O aumento da procura de moedas criptográficas será o resultado do controlo absoluto da China sobre a sua moeda digital. O “poder absoluto” do governo chinês sobre a riqueza e o rendimento dos cidadãos foi a principal motivação para o desenvolvimento da moeda digital.

O yuan digital dá ao governo chinês um controlo sem precedentes sobre a economia, porque pode ser programado e rastreado. Não só os responsáveis políticos chineses podem acompanhar todas as decisões dos consumidores dentro da economia, como também têm o poder de influenciar as despesas, tornando a moeda dispensável numa determinada data.

O movimento electrónico yuan da China faz sentido?

Aqueles que são atraídos por moedas criptográficas como o Bitcoin, que são tocadas como privadas e criptográficas, podem ser desencorajados.

Devido à intenção do governo de exercer controlo absoluto sobre os bens pessoais, muitos empresários e consumidores chineses continuarão a converter a sua riqueza em criptoassetes, apesar da volatilidade do criptograma.

Designed by @freepik / freepik
Designed by @freepik / freepik

O esforço da China para promover a sua moeda digital também introduz incerteza. O banco central da China está a avançar em direção ao yuan digital para racionalizar o sistema financeiro nacional. 

Mas por outro lado, as moedas digitais poderiam trazer as suas próprias incertezas às instituições financeiras.

Num esforço para substituir parte do dinheiro em circulação, o banco central está a desenvolver o Banco Central Digital Yuan para substituir parte do yuan digital. Ao digitalizar as notas e moedas em circulação, o banco central está a minimizar o risco.

Promoção da moeda criptográfica chinesa

De um ponto de vista transfronteiriço, os esforços chineses para promover a moeda criptográfica têm benefícios óbvios para o país. No entanto, ninguém tem a certeza de como será a execução.

134 países comerciam com a China, o que a torna um dos principais parceiros comerciais do mundo. Ter uma moeda digital para utilizar em pagamentos transfronteiriços é certamente um esforço legítimo na comunidade global, e é também uma ideia inteligente para o governo chinês prosseguir esse objetivo.

A China utiliza o yuan para estabelecer cerca de 20% do seu comércio. É actualmente a sexta moeda mais utilizada no mundo para pagamentos internacionais. 

Já foram distribuídos milhões de dólares em moedas digitais em ensaios reais em cidades como Shenzhen, Chengdu e Suzhou.

Existem também incentivos financeiros associados ao governo local que distribui uma certa quantidade de yuan numa lotaria. Na maioria dos casos, os utilizadores têm de descarregar uma aplicação separada para receber a moeda. O grupo Yuan Pay é uma das aplicações mais bem classificadas na maioria das categorias, incluindo um sistema de auto-compra baseado em sentimentos.

A aplicação Yuan Pay Group é utilizada para identificar activos voláteis e fazer apostas neles. A vantagem oferecida pelos nossos parceiros também atinge 3000:1. Apesar do pequeno depósito, esta alavancagem é suficiente para gerar enormes lucros.

Para concluir

O governo chinês começou a investigar o yuan digital em 2014, logo após o preço do Bitcoin ter subido de 13,40 dólares para mais de 1000 dólares, indicando o risco de que as moedas digitais pudessem afetar a política monetária na China. Foram iniciados testes técnicos com Hong Kong e a Tailândia relativamente aos pagamentos transfronteiriços. A empresa está também a trabalhar com os Emirados Árabes Unidos e a Tailândia no acordo de moeda em tempo real. As autoridades estão a determinar como o yuan digital pode ser integrado em redes 5G e na Internet das Coisas.

Esta investigação permitirá à China influenciar a concepção de moedas digitais em todo o mundo, especialmente no que diz respeito a questões de vigilância, privacidade e anonimato.