A evolução do celular: confira como os aparelhos mudaram até chegar ao modelo do novo Iphone

Smiling woman texting on her phone

Na última semana, o lançamento do Iphone 11 da Apple chamou a atenção na internet principalmente pelo seu novo modelo de câmera e suas novidades tecnológicas em relação aos modelos anteriores. 

Porém, essa não é a primeira vez que um aparelho traz mudanças chocantes. Desde o primeiro modelo comercial em 1984, os celulares vem mudando bastante em design e funcionalidades. Acesso a redes 4G, assistentes de voz, envios de SMS, captura de fotos ou aplicativos, era algo muito distante da realidade nos anos 80, por exemplo. 

Pensando nisso, o site Melhor Plano, montou uma linha do tempo que mostra a evolução do aparelho celular até os dias de hoje. Nas imagens é possível ver como as mudanças foram drásticas e relembrar modelos clássicos que fizeram muito sucesso. Confira! 

Veja a evolução do celular nos últimos 35 anos: 

A Evolução do Celular

1983: O primeiro celular Motorola DynaTAC 8000x

Criado por Martin Cooper, um engenheiro eletrotécnico norte-americano, como  um protótipo em 1973, o modelo Motorola DynaTAC 8000X foi o primeiro celular a ser comercializado no mundo em 1983.

A primeira unidade desse aparelho foi vendida antes mesmo de existirem os planos de celular. Só após alguns meses do lançamento, surgiu o primeiro plano que custava à época 50 dólares por mês mais os custos de ligação por minuto. 

Levando  em conta a inflação, esse plano custaria hoje algo em torno de 127 dólares, o equivalente a cerca de R$ 521,00  a mensalidade e ainda aproximadamente 4,20 centavos o minuto.

1990: Motorola PT-550: o primeiro celular do Brasil!

Nos anos 90, a tecnologia de celulares conhecida atualmente começou a se desenvolver. O primeiro celular do Brasil foi um Motorola PT-550, aparelho que chegou junto com a rede de telefonia móvel no Rio de Janeiro em 1990.

Sua tela mostrava apenas 7 dígitos e alertas do sistema. Além disso, ele ainda era bem pesado,  um “tijolão”, como foram apelidados os telefones móveis mais antigos.

1992: O primeiro SMS

A primeira mensagem de texto da história foi: “Feliz Natal”. Enviada no dia 03 de dezembro de 1992 por um engenheiro de 22 anos de idade na época, Neil Papworth. No entanto, a mensagem foi enviada para um modelo de telefone Orbitel 901.

1994: IBM Simon – a chegada do touch screen

O modelo IBM Simon foi o primeiro celular touch screen! Por padrão de fábrica, era possível apenas acessar agenda de contatos, calendários, relógio, bloco de notas, e etc. Mas já era um importante avanço tecnológico naquele período.

1996: Motorola StarTAC

O primeiro celular flip (modelos dobráveis) foi o Motorola StarTAC. Inspirado no comunicador que os tripulantes da nave Star Trek usavam no seriado americano, também virou febre entre a população e estava presente na maioria dos filmes de Hollywood da época.

1996: Nokia 9000 Communicator

Considerado um dos primeiros smartphones, o Nokia 9000 Communicator possibilitou acesso à internet via navegador. Porém, apenas duas operadoras da Finlândia viabilizaram a conexão naquele período.

Este modelo tinha capacidade de memória de até 8MB, dividida entre o sistema e aplicações e pesava cerca de 397 gramas.

1998: Os celulares em barra: o Nokia 6160 e 5110

Em 1998 a Nokia lança o celular em barra: o Nokia 6160. Esse modelo tornou-se muito vendido na década de 90, pois tinha preços atrativos e facilidades de uso.

A antena era mais curta e fixa. E nesse modelo já existia o famoso “jogo da cobrinha”.

Na sequência, o modelo Nokia 5110 foi desenvolvido para o mercado de consumo em massa, atraindo o interesse dos mais jovens com a opção de capas coloridas.

Anos 2000: a era dos Smartphones

2000: Nokia 3310

Um dos principais lançamentos da Nokia entre 2000 e 2003. Atraía muitos consumidores com uma bateria que durava horas.

2001: T36 Ericsson – O primeiro telefone bluetooth

O modelo T36 Ericsson possibilitou aos consumidores a conexão sem fio entre seus telefones e computadores. 

2001: J-SH04 – O primeiro celular com câmera fotográfica.

O primeiro modelo comercial de celular com câmera fotográfica foi o J-SH04, da Sharp.

2002: O primeiro BlackBerry

O Black Berry foi o primeiro aparelho a apresentar conectividade celular, operando por uma rede de conexão GSM. Era possível enviar e-mails e organizar dados de forma eficiente.

2007: O primeiro Iphone!

Steve Jobs mudou para sempre o universo dos celulares em 29 de junho de 2007! O primeiro celular da Apple, o Iphone 2G, revolucionou o mercado! Sendo sucesso de vendas até hoje.

Desde aquela época, os fãs de tecnologia faziam fila e acampavam para garantir o produto em primeira mão.

2011: Primeiro celular dual-chip

No Brasil, a Tim foi a primeira operadora a comercializar um celular dual-chip. O primeiro modelo vendido foi o Screen EX 128, da Motorola.

2013: a chegada do 4G, a quarta geração de telefonia móvel

A tecnologia 4G chegou ao Brasil em 2013, principalmente porque o país sediaria a Copa do Mundo no ano seguinte. 

2019: E hoje? Samsung x Apple

 Atualmente, Samsung e Apple lideram no quesito tecnologia e aparelhos desejados. A disputa entre as duas empresas é bastante acirrada e cercada por polêmicas. 

O último modelo lançado pela Samsung foi o Galaxy Note10, enquanto o Iphone XI é a nova aposta da Apple.

Aliás, neste mês de setembro a Apple lançou três novas versões do Iphone:

iPhone 11 – 6,1 polegadas

iPhone 11 Pro – 5,8 polegadas 

iPhone 11 Pro Max – 6,5 polegadas

Entretanto, os preços dos smartphones são bem elevados e chegam no Brasil a valores pouco acessíveis ao público geral. Por isso, modelos como o Xiaomi têm se destacado cada vez mais frente às duas gigantes do setor. 

Via Melhor Plano