O dia a dia do gestor de um negócio é repleto de desafios que requerem toda a atenção do empreendedor. O proprietário de um restaurante, por exemplo, precisa lidar com fornecedores, contratar e treinar cozinheiros, preocupar-se com a qualidade da comida, com o layout do estabelecimento e ainda com a estratégia de marketing – entre inúmeras outras tarefas.

Sobra muito pouco tempo (e talvez até conhecimento, o que é natural) para lidar com as questões burocráticas que são essenciais para o funcionamento e para a expansão do negócio.

É aí que entra a possibilidade de contratar o suporte de especialistas que trabalham justamente para resolver questões que fogem do rol de habilidades da maioria dos empreendedores.

Um dos suportes mais procurados – e necessários – é o fornecido por uma assessoria contábil: sua especialidade é prestar serviços relacionados a questões tributárias, fiscais e financeiras para empresas dos mais variados portes e segmentos. É possível até mesmo dizer que, quanto maior é a empresa, mais importante torna-se o papel da assessoria contábil

O que faz uma assessoria contábil?

Assessoria contábil é uma empresa, escritório ou profissional autônomo que presta serviços de contabilidade para outras empresas. É importante ressaltar que o termo “contabilidade” engloba muito mais do que se possa imaginar: além de cuidar do cumprimento das obrigações tributárias, a assessoria contábil tem o papel fundamental de coletar dados, identificar falhas e oportunidades e produzir relatórios que auxiliem na tomada de decisões financeiras da organização.

Confira abaixo os principais serviços que uma boa assessoria contábil oferece:

🡪 Assessoria fiscal e tributária – Incluindo traçar um planejamento tributário que adeque a empresa a um formato que lhe permita pagar a menor quantidade de impostos possível de forma legal, além de preencher guias e declarações do Imposto de Renda, recolher os impostos e emitir notas fiscais.

🡪 Departamento pessoal, RH e folha de pagamento – A assessoria contábil lida com a burocracia que envolve demitir e contratar colaboradores, evitando possíveis processos trabalhistas. Elas também cuidam do registro de colaboradores e da folha de pagamento – mensal, 13º, férias, distribuição de lucros, obrigações trabalhistas etc. Assim, é essencial que a sintonia entre o RH da empresa e a assessoria contábil seja a melhor possível.

🡪 Gestão financeira – Atuando de forma estratégica, a assessoria contábil presta uma consultoria baseada em dados, balanços, índices, análises e relatórios que identificam falhas contábeis e propõem melhorias que resultam em mais produtividade e maior lucro.

🡪 Custos e precificação – Ao prestar o serviço de contabilizar todos os custos que a empresa possui, a assessoria contábil pode sugerir maneiras de reduzi-los sem que a produtividade seja afetada. Por ser especialista no cálculo dos custos variáveis, fixos, diretos e indiretos, a assessoria também consegue auxiliar o dono do negócio a determinar o melhor preço a ser cobrado por seus produtos ou serviços – uma precificação sob medida que pode resultar em mais lucro.

🡪 Abertura e legalização de empresas – A partir da documentação que o empreendedor lhe entrega, a assessoria contábil se responsabiliza pelo registro do contrato social da empresa, obtenção do alvará de funcionamento e registro nos órgãos municipais, estaduais e federais.

🡪 Documentos contábeis – Produção de balanços e balancetes, relatórios que exibem os resultados financeiros da empresa e suas variações dentro de determinados períodos.

🡪 Trâmites variados – A assessoria contábil também se encarrega de processos como alterações de contrato, renovação de alvará, fusões, aquisições, declarações de faturamento, exibição de certidão negativa e todo tipo de movimento que precise ser registrado em repartições e nos órgãos competentes. 

A importância da assessoria contábil

Contar com a ajuda qualificada de uma assessoria contábil é fundamental para manter o negócio operando 100% na legalidade. O dono de um negócio não precisa ter má-fé para entrar em algum tipo de problema com os órgãos fiscalizadores: basta esquecimento ou desconhecimento sobre algum assunto financeiro para ter uma grande dor de cabeça. O suporte da assessoria contábil facilita, inclusive, com que a empresa cumpra o regime de compliance – consequentemente atraindo clientes e investidores exigentes e facilitando a participação da empresa em licitações ou na busca por financiamentos.

Em tempos de pandemia do coronavírus, por exemplo, o Governo Federal tem publicado com frequência novas legislações e determinações relacionadas a questões trabalhistas, recolhimento de impostos, condições especiais para concessão de crédito e muitas outras novidades. É obrigação da assessoria contábil estar atenta a todas essas mudanças para orientar os donos de negócio que contratam seus serviços sobre como adaptar-se, manter a papelada em dia e superar o momento de crise.

Confira abaixo, de forma resumida, alguns dos maiores benefícios de contar com uma assessoria contábil:

🡪 Busca pelo melhor regime tributário possível para a empresa
🡪 Redução dos custos com impostos
🡪 Garantia de adimplência com todas as obrigações fiscais, trabalhistas etc.
🡪 Tranquilidade para focar em outras áreas da gestão do negócio
🡪 Possibilidade de reduzir os custos e aumentar os lucros
🡪 Mais credibilidade para o negócio – principalmente se for cumprido um regime de compliance 

Critérios para contratar uma assessoria contábil

Agora que já sabe o que uma assessoria contábil faz e tem ciência do grau de sua importância para qualquer tipo de negócio, siga os seguintes critérios antes de escolher e contratar a sua:

🡪 Verifique se ela possui expertise e credibilidade especificamente na área de atuação da sua própria empresa. Indicações de pessoas em quem o empreendedor confia são sempre um bom sinal;

🡪 Confira se a assessoria conta com um software de gestão moderno e confiável, que economize tempo e analise os dados financeiros da sua empresa com mais precisão;

🡪 Pesquise sobre a reputação da empresa com clientes antigos e meça o grau de satisfação com a prestação de seus serviços;

🡪 Contrate uma assessoria contábil proativa, que não se limite a preencher formulários e declarar o IR. A assessoria precisa dar apoio integral e participar das decisões estratégicas para a saúde financeira da empresa – em português claro: pagar menos e lucrar mais de forma legal. 

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: O primeiro passo para contadores Curso sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. 

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. 

Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? 

Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Fonte: Azulis