A importância da inovação para o sucesso nos negócios

Além do significado de realizar algo novo, inovação também pode ser repensar algo já criado.

Para além das grandes empresas e conglomerados, a inovação também deve estar presente nas ações dos microempreendedores e pequenos negócios.

Para os microempreendedores, não basta saber como abrir MEI, também é importante entender o que é esse conceito e manter seu negócio por dentro das novas tecnologias e tendências do mercado.

Qual é o conceito de inovação?

A ideia está totalmente ligada a fazer algo novo, seja criar um produto, uma ideia, a prestação de um serviço, entre outros.

Mas além do significado de realizar algo novo, inovação também pode ser repensar algo já criado, mas fazer de uma forma diferente, inovadora.

A inovação ou atitudes inovadoras, precisam de criatividade, esforço e também coragem para implementar ideias que na maioria das vezes, não foram pensadas por outros.

Essas atitudes são extremamente importantes para quem tem algum negócio, e para empreendedores que desejam trilhar um caminho de sucesso.

O que é inovação de uma empresa?

Dentro do ambiente empresarial, a inovação está ligada ao sucesso do negócio, ou das ideias que esse negócio possui.

Portanto, se essa ideia não for acatada por investidores, ou outras pessoas que importam para a empresa, ela não vai atingir o objetivo de se tornar inovadora.

Os conceitos de inovação, descoberta e invenção estão relacionados, mas não necessariamente têm o mesmo significado, e é importante especificar cada um deles, para não haver confusão.

Inovação: termo ligado à criação de algo novo, ou melhoria de algum produto, serviço que tenha objetivo de negócio, e comercialização.

Descoberta: ato de descobrir algo novo, ligado à área científica  e com objetivo de ampliar conhecimento com base em dados.

Invenção: criar algo novo no mundo, nunca antes concebido.

Com os termos bem especificados, fica mais simples a compreensão do que é inovação e seus objetivos.

Quais os tipos de inovação?

Apesar da amplitude do seu conceito, há um senso comum dos principais tipos dela, aplicados em diferentes contextos.

Alguns profissionais consideram diversos fragmentos do conceito mais amplo de inovação, para avaliar melhor as características, e suas condições, quando ocorrem nas empresas.

Através dos profissionais de pesquisa, foram entendidos alguns tipos mais comuns, sendo eles:

Inovação de produto: produto ou serviço novo, ou lapidado e que traz uma diferença significativa dos bens ou serviços anteriormente prestados pela empresa, e inseridos pela mesma no mercado.

Inovação de processo: processos novos ou aprimorado de negócios, para uma ou mais utilidades dos negócios da empresa, e que sejam diferentes dos processos anteriormente realizados, e colocado em uso na empresa.

E, outras definições importantes para o conceito de inovação:

Inovação empresarial: produtos ou processos de negócio, novos ou melhorados, ou até mesmo uma junção disso, e que foram inseridos no mercado pela empresa.

Atividades de inovação: inclui todas as ações de desenvolvimento, comerciais ou financeiras que a empresa realizou, e que tenham objetivo de gerar renovação para o negócio.

Vantagens de atitudes inovadoras

De início já podemos destacar como vantagem, uma maior chance de sucesso, para as empresas que investem em inovação.

Isso se deve ao fato de que a inovação já tem intrinsecamente no seu princípio, melhorar a satisfação dos clientes desses produtos ou serviços.

Associada a maior chance de sucesso, temos uma percepção melhor da empresa por parte dos consumidores, e ela torna-se uma referência no ramo de atuação.

Com a inovação, vem a necessidade do negócio se reinventar cada vez mais, se atualizando e trazendo novos benefícios aos clientes.

Dessa forma, a empresa se mantém líder na busca de soluções atuais e melhoradas, para os problemas dos consumidores e clientes.

Recriando e renovando as soluções, tanto para os colaboradores como para usuários dos serviços, ou clientes dos produtos, a empresa se mantém no princípio da inovação.

Exemplos inovadores

Como já dissemos, nos negócios significa criar coisas novas, ou trazer uma nova visão para algum serviço, produto e etc.

Assim, um exemplo prático seria:

Se uma empresa presta um serviço para sanar determinado problema, que afeta diversas pessoas, mas é a única empresa disponível para resolver esse problema.

Dessa forma, uma empresa diferente, pensar em outras maneiras de solucionar esse problema, mudar a forma de resolver e oferecer  para as pessoas que precisam, seria um ótimo exemplo.

Algumas empresas que têm características inovadoras são a Amazon, Apple, Netflix, e startups, que além da inovação tem as tecnologias associadas aos seus produtos e serviços.

Um outro exemplo, é a Facilite Tecnologia, que oferece serviços de contabilidade, através de um sistema de contabilidade online touchtech, que traz inovação de serviços de contabilidade online, unido ao atendimento de  profissionais experientes de forma personalizada.

Fonte: Facilite

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.