A importância da modernização da gestão nos documentos contábeis

Com o avanço da tecnologia os documentos digitais se tornaram essenciais na rotina contábil. Veja a importância.

No ramo da contabilidade é necessário lidar com uma grande quantidade de documentos para realizar o trabalho diário. Antigamente, era muito comum que houvesse nos escritórios, diversos armários, com inúmeras pastas para organizar toda a papelada .

Porém, com o avanço da tecnologia, muitas soluções surgiram para melhorar e facilitar a administração desses documentos, incluindo como parte dessas soluções o documento digital. 

Cada vez mais inserido na área da contabilidade, os documentos digitais possuem um papel importante para agilizar processos e trazer mais praticidade aos negócios e em alguns casos, podem substituir totalmente a documentação física.

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto.

O que são documentos digitais?

São considerados documentos digitais, aqueles que podem ser acessados por meio de dispositivos eletrônicos. E existem duas categorias a respeito de documentos digitais: o documento digitalizado e o documento nato digital.

  • Documentos digitalizados: Trata-se da representação digital de um documento produzido em outro formato (como físico, por exemplo) e que, por meio da digitalização, foi convertido para o formato digital.

Geralmente esse processo é realizado para facilitar o acesso às informações, aumentar a segurança e evitar o desgaste das versões físicas.

  • Documentos Nato Digitais: são também conhecidos como documentos eletrônicos e que nasceram em formato digital, e não são a representação de um arquivo físico.

Os documentos eletrônicos, em sua maioria, já são criados com validade legal equivalente aos documentos físicos. 

Entretanto, também é possível tornar os documentos que passam pela digitalização tão seguros e com as mesmas equivalências jurídicas das suas versões originais.

O que a legislação fala sobre documentos digitais?

Os documentos digitais já foram alvo de diversas discussões a respeito de sua legalidade e suas exigências e existem diversas leis que as regulamentam.

Em 2020 foi assinado o Decreto 10,278/2020 que estabelece requisitos para a digitalização de documentos públicos e privados de modo a garantir que os arquivos digitalizados possuam os mesmos efeitos legais que suas versões físicas, permitindo até mesmo o descarte de determinados arquivos.

Em outras palavras, isso significa que os documentos uma vez digitalizados seguindo as normas do Decreto, terão a mesma força e validade dos documentos originais desde que assegurem:

  • a integridade e a confiabilidade: a versão digital precisa ser idêntica ao original e ter prova de sua autoria e integridade;
  • a rastreabilidade e a auditabilidade: o sistema utilizado no processo de digitalização deve informar todo o histórico de execução;
  • o emprego dos padrões técnicos de digitalização para garantir a qualidade da imagem, da legibilidade e do uso do documento digitalizado;
  • a confidencialidade, quando aplicável: o sistema ou programa de digitalização deve conceder níveis de acesso diferentes de segurança conforme os parâmetros de confidencialidade
  • a interoperabilidade entre sistemas informatizados: que garanta que o documento possa ser aberto e reproduzido da mesma forma salvos em outros sistemas.

Seguindo esses requisitos, além da validade jurídica, também é possível realizar o descarte da versão física, desde que o documento original não apresente nenhum valor histórico.

Porém, é necessário também uma avaliação para definir seu destino de acordo com seus prazos de prescrição ou decadência dos direitos aos quais se referem.

Afinal, quais são os benefícios dos documentos digitais na área da contabilidade?

Agora que explicamos os conceitos e o que a legislação diz, chegamos ao ponto mais importante do texto. Afinal, quão importante são os documentos digitais para a contabilidade? Destacamos a seguir:

  1. Mais segurança a informação

A utilização de documentos digitais traz mais segurança e integridade aos arquivos. Com os sistemas utilizados nesse processo, é possível ter uma maior proteção contra fraudes, furtos, acessos indevidos, entre outros. 

Além de garantir aos arquivos menos danos, uma vez que suas versões eletrônicas não se desgastam com o tempo, nem estão sujeitas a deterioração por excesso de manuseio.

  1. Otimização do tempo

Com os documentos digitais, todas as informações são armazenadas em uma nuvem que pode ser acessada de qualquer lugar através do computador ou outro dispositivo com acesso à internet.

Assim, são necessários apenas alguns cliques para localizar a informação, enviar e receber documentos, o que torna a equipe mais ágil e melhora significativamente a produtividade dos colaboradores. 

  1. Redução de custos

Para guardar documentos físicos são necessários custos com equipamentos, espaço, manutenção, além dos recursos utilizados no manuseio desse tipo de arquivo, como papel, tinta de impressora, pastas, grampos, etc.

Com os documentos digitais, os gastos com armazenamento e impressão são reduzidos, o que garante uma maior economia e também torna a empresa mais sustentável uma vez que serão utilizados menos papéis.

  1. Diminuição dos erros

Os softwares de integração utilizados nesse modelo contábil permitem que todos os dados sejam inseridos automaticamente, ou seja, sem a intervenção humana. 

Com isso, o risco de digitar valores e/ou número errados é quase inexistente, o que garante que a contabilidade da sua empresa seja realizada com ainda mais precisão.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.