Mais da metade dos trabalhadores brasileiros (56%) estão insatisfeitos com o seu trabalho. Esses números são do Locomotiva Instituto de Pesquisa, mas eles podem muito bem juntar-se às estatísticas de diversos outros; como os que analisam, por exemplo, a importância de estratégias como a da atividade física para a melhora do desempenho no trabalho

Isso porque as queixas no ambiente laboral são inúmeras: baixos salários, relacionamento abusivo com patrões e colegas, péssimas condições de trabalho, estresse, entre outras razões que tornam o país um dos campeões em afastamento das atividades profissionais por questões de saúde.

Um funcionário que ser exercita é 80% mais produtivo do que um sedentário

Mas a boa notícia é que na opinião de 10 entre 10 especialistas uma rotina de exercícios físicos pode ser suficiente para reduzir em até 80% esse índice de insatisfação no trabalho que atinge praticamente todos os países do mundo.

E o melhor: com apenas uma roupa de algodão confortável, um bom par de tênis (preferencialmente com uma tecnologia de amortecimento que seja semelhante àquela dos curiosos modelos nike vapormax 2, por exemplo), disposição e disciplina é possível acrescentar mais saúde ao seu dia a dia, além de qualidade de vida, bem estar, produtividade, entre inúmeros outros benefícios.

Exercícios físicos e o aumento do desempenho profissional

Foi-se o tempo em que a prática de atividades físicas eram relacionadas única e exclusivamente com a beleza do corpo.

Agora já se sabe, por exemplo, que elas estão entre as grandes parceiras da saúde do cérebro; e conseguem isso devido à capacidade que têm de liberar diversas substâncias benéficas na corrente sanguínea.

A endorfina, por exemplo, é liberada em abundância durante a prática de exercícios físicos, o que leva a um estado de felicidade e relaxamento como poucas substâncias são capazes.

A BNDF (Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro, em português) é outra dessas substâncias que também é liberada em abundância; e o que ela faz é reparar os neurônios e demais estruturas do cérebro, como forma de protegê-las dos esforços necessários durante as atividades.

Dessa forma, uma rotina diária de atividades físicas é capaz de produzir verdadeiros milagres no desempenho durante o trabalho, além de tornar a rotina bem menos desgastante, os reflexos bem mais ágeis e a coordenação motora típica de um verdadeiro campeão.

Uma ferramenta para o bom desempenho no trabalho

Prazos curtos, chefe estressado, serviço pesado, cobranças, queixas, exigências…e tudo isso sobre um corpo enferrujado, pouco flexível e não condicionado.

O resultado? Dores, problemas nas articulações, lesões, indisposição, sem contar os altos índices de depressão, ansiedade e síndrome do pânico que hoje configuram-se como as principais causas de afastamento do trabalho no mundo.

De acordo com os profissionais do Hcor (Hospital do Coração de São Paulo), o hábito de praticar exercícios físicos, como caminhadas, corridas, natação ou musculação, resulta em um ganho inquestionável na capacidade de memorização, ativação dos sentidos, além do relaxamento e alívio da tensão muscular.

Esses exercícios renovam o humor, redobram o ânimo, tornam as reuniões mais produtivas, entre outros efeitos quase imediatos de uma boa sessão de atividades físicas antes, nos intervalos e após um dia de trabalho.

E é justamente por isso que inúmeras empresas já têm no estímulo à prática de atividades físicas pelo seus funcionários uma parte integrante dos seus valores e objetivos.

Pensando, obviamente, no ganho inquestionável de produtividade e na redução de custos que essa estratégia é capaz de proporcionar; enquanto os funcionários ficam com o ganho de prazer e com a satisfação de uma rotina bem menos desgastante, torturante e exaustiva.

Esse artigo foi útil? Foi o que esperava encontrar? Deixe a resposta na forma de um comentário. E continue compartilhando os nossos conteúdos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.