Aprender a estudar à distância é fundamental na vida dos estudantes que optam por esta modalidade de aprendizado pois não basta apenas assistir as aulas e ler os textos disponibilizados, é imprescindível ter a melhor absorção e aproveitamento de todo o conteúdo.

O Aprender de Vez apresenta agora as principais vantagens em aprender a estudar à distância.

Aprender e decorar

Nosso cérebro é capaz de armazenar informações a respeito de conteúdos que vimos, lemos e estudamos por aí, porém, muitas vezes, a medida em que o tempo vai passando, nós não somos mais capazes de recordar integralmente daquelas informações.

Isso ocorre quando as informações são apenas decoradas em nossa mente para uma ocasião única e não verdadeiramente compreendidas para a aplicação na prática.

O mesmo acontece com tabuadas nas aulas de matemáticas, nomes complexos nas aulas de biologias, fórmulas extensas nas aulas de física e até mesmo no português, com as conjugações verbais ou figuras de linguagem, por exemplo.

O mais importante do estudar não é memorizar algo, mas assim obter conhecimento a partir daquela informação, e com o passar dos dias, poder acessar aquele conteúdo em seu cérebro e saber reproduzi-lo facilmente.

Como funciona a nossa memória para estudar à distância?

Nossas memórias mais vivas são principalmente construídas com base em experiências obtidas por meio dos nossos sentidos: tato, paladar, olfato e visão.

Nossos sentidos são capazes de gerar em nossos cérebros reações químicas que fazem com que determinadas experiências sejam armazenadas e associadas a situações.

Estudar à distância

Por exemplo, somos capazes de acessar memórias afetivas de almoços de família ou pratos preferidos da infância por meio de um cheiro familiar.

Tal experiência pode nos proporcionar uma lembrança viva capaz até de nos fazer relembrar do ambiente daquele dia e de como estava nos sentindo.

Este efeito é o mesmo de quando nós aprendemos algo novo por meio de estudos bem realizados.

Apesar de artigos e aulas não causarem sensações afetivas, quando nos aprofundamos nos conteúdos utilizando técnicas de aprendizagem, somos capazes de absorver mais e melhor.

Quando utilizamos tais técnicas para absorver todo o conteúdo, conseguimos criar vínculos e relações mentais com nossas próprias experiências e isso dificilmente será esquecido.

Estudar à distância demais me deixa cansado

A fadiga mental ocorre quando extrapolamos os limites que o nosso próprio corpo possui e para evitá-la, precisamos saber aprender a estudar, principalmente na modalidade à distância.

O estudo à distância pode ser cansativo devido à alta exposição as telas, que ocasionalmente pode causar cansaço na visão e dores de cabeça. 

O cansaço também pode ser devido à grande dedicação pessoal que o estudante precisa dar para conseguir adquirir o aprendizado necessário.

Quando não são utilizadas as técnicas necessárias para a otimização do tempo e melhor aproveitamento do conteúdo, nosso cérebro emite alertas de que algo está errado.

Para saber identificar a melhor e mais eficaz maneira de aprender a estudar à distância, clique aqui!

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.