A importância de um bom contador para as empresas brasileiras

O trabalho do contador vai muito além de calcular corretamente os tributos e cumprir com todas as obrigações fiscais. Suas habilidades foram ampliadas e, hoje, são fundamentais nas estratégias e tomada de decisões. São por esses e outros motivos que a sua empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, precisa da ajuda de um profissional da contabilidade na gestão dos negócios. Além de ser um parceiro estratégico para a manutenção da saúde financeira da companhia, ele será responsável por:

 Cuidar de todas as questões burocráticas relacionadas à manutenção da legalização da empresa;

 Assegurar que o negócio esteja trabalhando de acordo com as exigências legais  tributária e fiscal;

 Classificar e lançar registros financeiros;

 Elaborar as demonstrações financeiras: balanço patrimonial, demonstração de resultado e fluxo de caixa;

 Manter os registros e licenças da empresa atualizados, de acordo com as exigências da atividade e do fisco;

 Estruturar um bom planejamento tributário;

 Reduzir a carga tributária de forma legal;

 Cuidar da folha de pagamento dos funcionários, garantindo que os valores sejam calculados corretamente e as informações sejam transmitidas ao e-social nos devidos prazos.

Quando você, empresário, terceiriza essas atividades para um bom contador, fica livre das questões burocráticas. Assim, é possível focar todos os seus esforços em estratégias eficazes para o crescimento e desenvolvimento do negócio.

A importância do contador para a sua empresa

Firmar parceria com um bom contador é fundamental para fazer a abertura correta da empresa, ter maior controle do investimento e definir o regime tributário mais vantajoso para o negócio. Além de gerenciar os encargos fiscais e trabalhistas. Entenda melhor cada uma dessas funções:

Abertura da empresa

Apesar de parecer simples, fazer a abertura correta de uma empresa requer conhecimento específico. A partir de algumas características, o contador irá recomendar qual tipo de empresa mais de enquadra no seu perfil de negócio e quais serão as atividades exercidas. Além de definir a divisão da participação de sócios (caso tenha) e do capital social. Sem contar que o profissional da contabilidade vai assegurar que a empresa obtenha as devidas licenças necessárias para a atividade.

Planejamento tributário

A partir de informações relevantes sobre a empresa, o contador vai analisar qual regime tributário mais se adequa ao negócio. Essa escolha, quando feita com responsabilidade, pode reduzir de forma significativa seus gastos com impostos e evitar que a sua empresa pague tributos indevidamente ou a maior.

É importante destacar que, para estruturar esse planejamento, é necessário conhecimento técnico e específico, já que a legislação brasileira é extremamente complexa e sofre modificações diariamente.

Contabilidade consultiva focada nas finanças

O contador gera informações para a gestão financeira do negócio. Ele será responsável por:

  • Gerar relatórios sobre a atual situação financeira da empresa;
  • Prover condições para estruturação de planejamentos financeiro e de investimento;
  • Prestar assessoria a respeito das modificações na legislação brasileira;
  • Realizar balancetes mensais, trimestrais, quadrimestrais, de acordo com a necessidade da empresa;
  • Gerar demonstrações contábeis através dos registros de entradas e saídas pagamentos e recebimentos;
  • Promover acesso facilitado a obtenção de créditos.

Todas essas atividades são essenciais para extrair dados financeiros a respeito do negócio, identificar falhas, implementar melhorias e manter a saúde financeira da empresa.

Gerenciar os encargos fiscais e trabalhistas

Por fim, o profissional da contabilidade vai garantir que todos os funcionários recebam corretamente seus salários e benefícios, evitando ações trabalhistas, que podem gerar grandes prejuízos financeiros para a empresa. Além disso, ele vai gerenciar todas as obrigações trabalhistas, assegurando que sejam geradas corretamente, dentro dos prazos determinados pelos órgãos fiscalizadores..

Além dessas, existem ainda outras atividades, todas exercidas pelo contador,  essenciais para o bom funcionamento de qualquer empresa. 

Dica especial para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!

Conteúdo via HS Contábil