Site icon Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

A importância de um projeto sólido para captação de crédito

Designed by Gabriel_Ramos / shutterstock

Designed by Gabriel_Ramos / shutterstock

De acordo com dados divulgados recentemente pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada em 55 países, o brasileiro é o quarto povo mais empreendedor e o primeiro entre os BRICS.

Estima-se que 38,7% da população adulta no país tenha um negócio próprio. 

Porém, os empreendedores ainda encontram grandes entraves: burocracia, falta de uma cultura de planejamento e alta carga tributária são algumas delas.

Para a fundadora da Quare Negócios, empresa especialista em captação de crédito, Carolina Valle Schrubbe, uma das maiores dificuldades das empresas brasileiras é a falta de um projeto sólido ao buscar apoio financeiro para investimentos, expansão e modernização.

“Encontrar uma forma de buscar capital – necessário para compra de insumos, locação de espaço físico, aquisição de equipamentos, pesquisa e inovação ou qualquer outro tipo de investimento – é uma das maiores dificuldades que observamos nas empresas atualmente. E essa etapa é fundamental para a concessão de crédito. Os bancos irão avaliar o passado, o presente e o futuro da empresa. O passado e o presente são analisados com base nos dados econômico-financeiros das organizações, já o futuro é avaliado com base no projeto”, explica.

Segundo Carolina, a combinação desses fatores é que demonstrará se o projeto de investimento, expansão ou modernização é viável ou não. 

“Projetos mal elaborados dificultam a liberação de recursos e podem colocar o futuro da empresa em risco”, aponta a especialista.

Ela traça um paralelo com uma casa: “Você construiria uma casa sem um projeto?”, questiona.

Para facilitar na hora de iniciar um projeto de captação de recursos, Carolina explica para que serve um projeto sob o ponto de vista do banco e do próprio empresário.

Do ponto de vista do banco, para que serve um projeto?

Real, dinheiro, moeda / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Do ponto de vista do empresário, o projeto de negócios serve para:

Ainda de acordo com Carolina, ter um projeto bem elaborado traz maior tranquilidade tanto para e empresa quanto para os bancos, pois ampara decisões com base nos diversos cenários, a fim de que se escolha a solução que traga maior segurança em relação à sustentabilidade financeira, social e ambiental.

Sobre a QUARE Organizações

Sediada em Blumenau (SC), a QUARE Organizações tem como objetivo contribuir de maneira financeira e humana para o desenvolvimento de empresas e geração de negócios. Fundada por empresários com grande experiência de mercado, pode atender empresas de pequeno a grande porte em todo o Brasil e no exterior.

Sair da versão mobile