Uma gestão contábil permite ao gestor uma visão precisa do rendimento e de como o seu negócio caminha, por meio de registros e resumos econômicos e fiscais. Além disso, é a responsável por dar base à tomadas de decisões, mas como funciona esse processo?

Uma boa gestão contábil envolve diversas ferramentas que podem ser adotadas para garantir uma visão ampla e detalhada das estratégias da sua empresa. 

As principais ferramentas são:

  • Fluxo de caixa
  • Análise de investimento 
  • Planejamento tributário
  • Visualização das contas a pagar 
  • Receitas a receber e pagar

Ao usá-las você consegue ter uma percepção do andamento do seu negócio de hoje e também futuros, o que auxilia nos planejamentos estratégicos e nas tomadas de decisão. 

Por que ter um gerenciamento contábil?

Além de especialistas para a administração, finanças, marketing, etc, é muito importante contar com um profissional especialista na contabilidade do seu negócio.

Pois esses são responsáveis por toda a organização e controle de suas contas. 

Esse serviço pode ser oferecido por um departamento dentro da sua empresa ou então como um serviço terceirizado, o que importa é ter uma gestão de contabilidade

Você sabia que os documentos da contabilidade são gerados por uma escrituração? Pois é, essa é uma técnica para registrar todos os fatos contábeis de uma empresa, ou seja contém todas as informações, são feitos nos livros contábeis.  

Segundo o Código Comercial Brasileiro os comerciantes obrigam a contabilidade seguir um padrão da escrituração.

São responsáveis por documentar informações como:

  • Recebimentos de pagamentos
  • Notas fiscais de compra e venda
  • Folha de pagamento
  • Extratos bancários
  • Documentações de empréstimos e financiamentos
  • Entre outros

Todos esses documentos precisam ser controlados e guardados pela contabilidade, para isso é possível contar com a ajuda de softwares para armazenar e facilitar o acesso de todas os dados. 

Analise os resultados

Uma boa contabilidade apresentam todos os resultados da sua empresa, desde os alcançados, as metas e seu desempenho até a programação de renda que será atingido dentro de um prazo. 

E é isso que permite que seu negócio cresça e drible possíveis crises de atrapalhar seu desenvolvimento. 

Como dito acima, o fluxo de caixa é uma das ferramentas que a contabilidade aborda, mas precisamente, ela pode ser considerada a principal, ainda mais quando se fala de análise de resultado. 

Fluxo de caixa

Seu objetivo é controlar todas as entradas e saídas de dinheiro do seu caixa, sinalizando de onde vem e para onde são direcionadas. 

Gestão contábil para consultório odontológicos

Assim, é possível analisar quais os gastos mais altos e se são verdadeiramente relevantes, se é possível reduzi-los, além de projetar os seu lucro mensal e durante período que desejar. 

Ou seja, tendo esse controle você consegue fazer planejamentos e investimentos com maior precisão. 

Contabilidade no Consultório Odontológico

A ideia da contabilidade é a mesma independente do segmento em que você trabalha, as técnicas e objetivo são sempre o mesmo. 

Porém para cada segmento é preciso levar em consideração as despesas específicas, no caso do consultório odontológico, são:

  • Equipamentos
  • Medicamentos
  • Materiais
  • Funcionários
  • Decoração
  • Aluguel
  • Telefone
  • Luz
  • Água
  • Imposto

Além dessas despesas que são mais comuns, existem algumas variáveis, como investimento em cursos de especialização, se você por exemplo deseja se tornar um dentista especialista em clareamento dentário ou até em divulgação e marketing digital. 

Com campanhas focadas em alcançar maior número de pessoas para atrair mais leads, por exemplo em campanhas de SEO com foco em alguma palavra chave como “implante dentário preço

Tendo uma boa gestão de contabilidade, todas essas despesas estão organizadas e programadas, junto com os recebimentos de todos os procedimentos e atendimentos.

Independente se você terá uma equipe especializada ou se irá terceirizar o serviço é importante saber que ter o controle da contabilidade é um trabalho essencial para o desenvolvimento do seu consultório ou de sua empresa, independente do segmento. 

Isso porque, mesmo que seu conceito e ferramentas sejam complicados visto por outros departamentos, é graças a contabilidade que você garante sua situação financeira, tendo noção de, despesas, lucro ou quando se está no vermelho, e ainda percepção de direcionamento e relevância.

Com tudo isso, uma empresa que se encontra em estado de falência consegue realizar um planejamento para se reerguer, ou se está começando consegue uma visão para crescer, e ainda que já tenha anos de mercado, consegue se manter estabilizada e investir para melhorar sua qualidade e serviço.

Ou seja, não importa em que momento seu consultório se encontra, investir na contabilidade sempre será preciso para saúde financeira de seu negócio. 

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Vue Odonto