O fluxo de caixa na empresa empreendedora é uma das partes mais importantes e quase indispensável, pois é onde você verifica se sua empresa está tendo lucro ou está tendo um mês mais apertado.

Para um bom fluxo de caixa é sempre bom garantir os registros detalhados de todos as entradas e saídas da sua empresa, com disciplina e sem erros.

Essa conferência pode ser feita tanto diariamente ou mensalmente, mas é extremamente importante que seja feita, pode ser tanto em uma planilha ou em um sistema de gestão mais completo.

A partir dessa gestão de caixa, o empreendedor tem mais visão sobre o que entra na sua empresa e o que sai da mesma, assim tendo muito mais controle sobre todas as ações envolvidas 

Uma empresa que faz o controle do seu caixa pode fazer você empreendedor enxergar situações que talvez não seriam visíveis a primeiro momento. 

Por exemplo, sua empresa fez um promoção na última semana, e assim aumentou o custo da entrega.

O lucro foi de 100 mil reais para sua empresa, porém ao registrar essas despesas você verificou que o seus gastos também aumentaram junto com o seu faturamento e o custo total ficou em 95 mil reais.

O controle do seu caixa jogou um balde de água fria na sua estratégia e o que parecia um lucro considerável, tinha alguma falha no processo, que por pouco não complicou a empresa.

Um ideia é que você mantenha sempre esse controle, seja ele a longo período ou a curto período.

Fazendo esse controle, você pode prever e planejar entradas e saídas em um período determinado, verificar possibilidade de promoções, descobrir se sua empresa está quase no vermelho ou se tem folga no faturamento para investimento.

São muitas vantagens que um bom fluxo de caixa proporciona para sua empresa.

Como fazer o controle do fluxo de caixa 

O principal aliado que sua empresa tem ao cortar custo, é uma simples planilha dentro do Excel,  onde pode ser gerado um gráfico com suas entradas e saídas.

Com esse gráfico pode se verificar curvas de desempenho comparando as receitas de períodos.

Podendo assim planejar investimentos e também verificar algum momento que pode ser de crise para a sua empresa e assim conseguindo se manter vivo no mercado.

Um cuidado muito importante é sua empresa cuidar e sempre acreditar nos números que estão sendo inseridos na sua tabela, portanto seja muito rigoroso no controle do seu caixa. Toda saída e toda entrada conta para um bom controle.

Segurança no controle do caixa

Sua empresa com o controle do caixa, pode começar a pensar em como investir esse dinheiro que está entrando.

Uma dica importante é fazer uma “poupança” para sua empresa, por questões de segurança caso tenha algum imprevisto.

Um exemplo disso é a crise do coronavírus, que pegou muitas empresas de surpresa, e a maioria das empresas teve que fechar suas portas obrigatoriamente por questões de segurança.

Se caso a sua empresa tenha feito um controle de segurança, uma poupança para sua empresa, você tem a possibilidade de usar esse fundo que tem guardado.

Pode fazer o pagamento dos funcionários, pagar também as despesas da empresa, sem ter muita dor de cabeça. A importância de ter essa segurança é que nunca sabemos o que pode acontecer no mercado.

E que esse acontecimento pode afetar diretamente a sua empresa, portanto sempre tenha uma margem de segurança em seu controle de caixa.
O recomendado é que esse valor seja suficiente para cobrir aproximadamente 6 mêses
de custos totais de seu negócio.

Já que estamos falando de poupar, que tal conhecer um sistema de emissão de notas fiscais, que possui um financeiro simples, compacto e objetivo onde você pode controlar a  entrada e saída de notas e títulos da sua empresa?

Vou deixar o botão para você fazer o download e começar a usar hoje mesmo!

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: O primeiro passo para contadores Curso sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. 

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. 

Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? 

Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Fonte: FreeNFe