18°C 29°C
Uberlândia, MG

A mudança no atendimento em tempos de pandemia

A mudança no atendimento em tempos de pandemia

18/05/2020 às 10h37 Atualizada em 18/05/2020 às 13h37
Por: Vanessa Marques
Compartilhe:
Designed by @bunditinay / freepik
Designed by @bunditinay / freepik

A pandemia do Covid-19 trouxe inúmeras mudanças para o mundo, principalmente nas relações pessoais. Como consequência, o modo como empresas e clientes se relacionam entre si também mudou. Com a quarentena, as lojas físicas precisaram fechar suas portas e quem ainda não se encontrava em um ambiente digital, teve que repensar essa questão.

Com o distanciamento social, a demanda por atendimentos via telefone aumentou, e muito. Entendendo o momento, foi aprovada, há pouco tempo, uma lei que garantiu a suspensão do tempo máximo de espera no SAC por tempo determinado. Mas, sabemos que não existe só essa maneira de atender o cliente, certo?

Continua após a publicidade

As mudanças no perfil do consumidor revelam que eles já esperam por serviços digitais e atendimento online. Porém, muitos ainda não confiam na tecnologia e temem passar por experiências negativas utilizando esses meios. Portanto, junto a mudança de cenário, é válido pensar em alternativas levem em conta também às exigências do seu público-alvo. Tempos difíceis - como esse da pandemia do coronavírus - não se tornam pretextos para atender mal!

Por isso, é tempo de as empresas ficarem mais atentas e iniciar mudanças no contato remoto de forma organizada, entendendo quais alterações precisam ser feitas e criando estratégias para que os consumidores da sua marca sejam impactados da menor forma possível. Entre as decisões, destacamos:

1 - Ser mais empático: a pandemia do coronavírus trouxe para o mundo um grande estresse geral. E seus clientes - internos e finais - não escaparam disso. Colocar-se no lugar do outro é um cuidado que deve ser redobrado;

2 - Ser proativo: com a crise, todo pequeno problema pode se tornar uma grande questão. Desse modo, antecipe as adversidades e ofereça uma ótima experiência aos que entrarem em contato com seu negócio;

Continua após a publicidade

3 - Trabalho em equipe: todo o seu time precisa estar unido e alinhado com principais estratégias que sua empresa irá seguir. Portanto, oriente toda a sua equipe e torne seus colaboradores aptos a realizar cada função exigida com maestria. Não se esqueça de que, para isso, disponibilizar treinamentos recorrentes aos funcionários é uma prática essencial.

Acima de tudo, atente-se à transparência durante toda a jornada; desde o autoatendimento por meio dos serviços online e uso chatsbots, mensagens na URA e FAQ’s; e dimensionamento da equipe, cuidando dos distanciamentos em operações in company e oferecendo uma estrutura suficiente para trabalharem em home office. Assim, a empresa garante, não só conter a demanda, como também manter alta a qualidade de seu atendimento.

Por: Albert Deweik é CEO da NeoAssist - plataforma tecnológica que oferece experiência omnichannel para relacionamento com o cliente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
22°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 29°

22° Sensação
3.6km/h Vento
64% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h56 Pôr do sol
Qui 30° 18°
Sex 29° 18°
Sáb 29° 22°
Dom 29° 19°
Seg 30° 19°
Atualizado às 01h08
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,13 +0,06%
Euro
R$ 5,49 +0,05%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,33%
Bitcoin
R$ 362,907,56 +0,46%
Ibovespa
125,148,07 pts -0.34%