A prova de matemática pode ser decisiva para a sua média final no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Afinal, é uma prova com mais questões que a de português, por exemplo, e que representa 20% da nota do aluno.

Por isso, ela pode fazer grande diferença na pontuação média final. Sendo o tipo de prova que se deve estudar com afinco.

Para que você possa se destacar na sua prova de matemática e elevar sua pontuação, possibilitando ganhar uma vaga entre os cursos mais concorridos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas funcionais para que você possa se destacar em sua prova de matemática, confira agora mesmo!

Entenda quais são suas dificuldades com matemática

O primeiro passo para se dar bem em qualquer prova é entender quais são as suas dificuldades com o tema. Se você tem muita dificuldade com matemática, vale a pena dedicar mais horas de estudos diários para a matemática.

De maneira que você consiga entender mais conteúdos e se desvencilhar da dificuldade com essa prova. Contribuindo para acertar mais questões.

É natural que você tenha dificuldade em função e não tenha dificuldade em outros temas da matemática. Por isso, é importante entender onde estão seus erros e para isso, é preciso fazer exercícios de matemática.

Estude a teoria da matemática

Muitas vezes os alunos não se apegam a teoria da matemática, achando que precisam apenas aprender a resolver as questões.

Mas não é possível resolver uma questão se você não conhece a teoria para tal. Portanto, é importante entender a teoria, fazer resumos e esquemas práticos para que você não fique com dúvidas na hora de executar seus cálculos.

E caso a dúvida ocorra, seja mais fácil identificar com agilidade a teoria resumidamente, para que você tenha condições de resolver a questão.

Fazer revisões constantes relacionadas às teorias é importante para que seu aprendizado seja potencializado.

Matemática tem que ser exercitado

Muitos alunos que possuem facilidade para o aprendizado de conteúdos de humanas acabam se apegando ao estudo das teorias matemáticas e não praticando.

Esse é um erro que poderá arruinar sua pontuação no Enem, afinal, o ENEM é um grande caderno de questões.

E por isso, é preciso estar habituado a responder questões com agilidade e segurança para se dar bem na prova.

matemática

Revise matemática básica

Se você precisar, é importante revisar matemática básica para ganhar agilidade na resolução das questões de sua prova.

Quem não domina matemática básica tende a ter dificuldade para executar uma prova longa como o ENEM. E muitas vezes esses alunos sequer se dão conta que o problema é revisar o conteúdo básico.

Portanto, se você nota que está demorando para resolver as questões e se vê sempre com dúvidas para entender o conteúdo da questão, é hora de rever seus conhecimentos básicos.

Não é vergonha alguma fazer uma revisão completa. Isso irá te ajudar a lembrar alguns aspectos importantes e contribuir para que sua resolução de questões seja melhorada.

Simule com provas anteriores do ENEM

Você pode aproveitar seu período de preparação para fazer simulados com provas anteriores do ENEM.

Fazendo as provas oficiais você vai entender como a banca costuma cobrar cada conteúdo. Além de poder identificar seus erros e acertos. Isso contribui para que você consiga fazer revisões sobre os conteúdos que não acertou as questões.

Outro aspecto positivo de fazer simulados é observar se você é capaz de resolver toda a prova dentro do tempo estipulado. Caso não consiga, é sinal de que precisa treinar mais para a sua prova oficial.

Visando que seja possível realmente realizar a sua prova por completo, de maneira que você não deixe questões em branco.

Afinal, a nota do ENEM é obtida por Teoria de Resposta ao Item, por isso, errar questões por ter chutado ou deixar em branco é ruim para sua classificação.

Podendo diminuir a sua nota final, mesmo que você tenha acertado a maioria das questões que teve tempo de executar.

Portanto, treinar para resolver toda a prova dentro do tempo determinado é importante. Visando que seu desempenho final não seja prejudicado por causa da falta de tempo.

A prova de matemática é cansativa

Por ser uma prova longa, focada em números e com algumas pegadinhas é importante estar bem treinado e descansado.

Por isso, é interessante fazer uma alimentação adequada antes de partir para sua prova do ENEM. Além de ter dormido bem a noite anterior.

Esses cuidados são importantes para que você consiga vencer a prova tendo a sua melhor performance. Afinal, estar bem alimentado e descansado contribui para que a sua pontuação seja a melhor possível.

Porque influencia positivamente em sua performance durante toda a prova. Tendo em vista que uma pessoa cansada não apresenta raciocínio rápido para resolver questões matemáticas com eficiência.

Aplique essas dicas em seus estudos e você vai perceber a diferença que fará na sua performance na prova oficial do ENEM. A nota no exame pode ser usada em processos de seleção, como para fazer inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SISU).