A suspensão da prova de vida do INSS segue até 31 de outubro

0

O INSS não vai suspender o benefício de segurados que não realizaram a prova de vida em meio à pandemia do novo coronavírus. 

O segurado poderá marcar atendimento para não ter o benefício suspenso já no próximo mês. 

Esta prorrogação de acordo com a autarquia federal pelo que tudo indica não será prorrogada por mais um mês e dessa maneira é necessário que os segurados compareçam às agências para realizar o procedimento comprobatório. 

Para os segurados que recebem seus benefícios por meio de uma conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético devem comprovar, anualmente, que estão vivos.

É possível realizar o agendamento pelo aplicativo MEU INSS

Para os beneficiários como, aposentados, pensionistas e demais que não fizeram comprovação de vida há mais de um ano terão os benefícios suspensos, depois de seis meses o pagamento é cessado pela autarquia. 

Bloqueio suspenso

Com a pandemia do novo coronavírus, foi suspenso qualquer tipo de bloqueio desde março deste ano em decorrência da falta de prova de vida, mas essa suspensão encerra no final deste mês.

Portanto como já explicamos, não haverá bloqueio até o fim deste mês, conforme a portaria 933, de 14/09/2020.

No geral o beneficiário  que quiser e puder, não há impedimento em realizar o procedimento. 

Recomendações 

É necessário ficar atento, pois, as suspensões já devem começar a serem proferidas a partir do próximo mês. 

O recomendável aos segurados é marcar um atendimento e procurar as agências para realizar a prova de vida, caso contrário poderão ter o pagamento suspenso em novembro. 

Biometria facial 

O INSS selecionou 500 mil pessoas para fazer a biometria facial,  mesmo com a suspensão às pessoas que não precisa fazer prova de vida o instituto INSS está testando a prova de vida por este procedimento. 

Realizando a prova de vida por biometria o beneficiário terá o procedimento efetivado, sendo assim a fé de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira