A economia, em nível mundial, vive um processo de disrupção provocado pela evolução da tecnologia. Esse novo termo, disruptivo, está associado às rápidas mudanças que impactam o mercado, o relacionamento com os clientes e todo o planejamento estratégico das empresas. A busca pela inovação é necessária para se manter no mercado e também para iniciar um novo negócio, como explica Marcelo Rezende, diretor geral da Wolters Kluwers Brasil, uma das empresas expositoras da 18ª Conescap, maior evento do segmento de serviços do país.

“Essa nova economia é totalmente disruptiva. Tudo o que funciona hoje já é obsoleto e, se você não procurar inovação sempre, você já está fora do mercado”, decreta Rezende. O executivo explica que a capacidade de unir as informações e dados com rapidez e baixo custo é um grande diferencial para atingir os clientes e, até mesmo, os clientes dos clientes. 

Tão necessária para uma empresa se manter no mercado, a tecnologia é também requisito fundamental para quem deseja empreender. No entanto, além de buscar o acesso aos novos recursos digitais, Rezende aconselha os novos empreendedores a estudarem o melhor uso destas ferramentas. “Encontrar um problema a ser resolvido e como inovar para entregar a solução para este problema são grandes desafios. Já passou o tempo em que as pessoas adquiriam tecnologia só para dizer que tem tecnologia; hoje está muito mais voltado para qual solução que quero resolver, independente da tecnologia. A tecnologia passou a ser um commodity de acesso a todos, onde cada um tem em seu celular, tablet ou computador com internet. O que você vai fazer com isso é muito mais importante do que apenas ter”, comenta.

As reflexões sobre esse momento disruptivo na economia e no mundo, promovido pela evolução das transformações digitais, serão pauta na 18ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Conescap), que acontece pela primeira vez no Espírito Santo. O evento, que é promovido pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) e tem como anfitrião o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Espírito Santo (Sescon-ES), será realizado entre os dias 13 e 15 de novembro, no Centro de Eventos de Carapina.

Informações seguras

O futurista e comentarista da CNN Ian Khan participa da 18ª Conescap com a palestra “Desafios dos novos modelos de negócio e uso de novas tecnologias”, a convite da Wolters Kluwers Brasil. O palestrante canadense é especialista em blockchain – tecnologia utilizada principalmente no mercado financeiro por várias fintechs (startups financeiras).

Rezende explica que o blockchain é uma tecnologia de autenticação das informações de maneira distribuída, portanto, segura. Para o executivo, a implementação plena do blockchain enfrenta ainda barreiras técnicas, que é o desconhecimento dos profissionais; e uma barreira legal, que é a legalização do uso dessa tecnologia.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.