Assim como acontece nos demais ramos, as inovações tecnológicas trazidas com a transformação digital também vêm ditando as regras no mercado contábil. É por meio da tecnologia que o contador reduz o número de papéis no seu dia a dia, passando a contar com as transações digitais para atender todas as obrigatoriedades possíveis. Outro fator diretamente afetado se dá na confiabilidade entre as partes. Com a tecnologia, as informações estão cada vez mais seguras e confiáveis, o que torna o relacionamento entre a empresa contábil e os clientes mais saudável, reduzindo de maneira significativa, a necessidade de retrabalhos, uma vez que elimina erros, até então rotineiros.

Além de modernizar a infraestrutura, a transformação digital impacta na construção de novos planos de ação nos negócios, que envolvem desde os colaboradores até os diretores das empresas. Tudo em prol de um objetivo único: o crescimento do negócio. Para isso, investimentos em softwares e aplicativos que respondem às necessidades do negócio muito importantes.

“Com o rápido acesso à documentação, com a possibilidade de elaborar planilhas com um único clique e de gerar relatórios automáticos, o tempo destinado a cada tarefa está muito menor”, diz Everton Marçal, diretor administrativo da SCI Sistemas Contábeis, empresa especialista no desenvolvimento de softwares voltados às contabilidades.

“Além disso, com a utilização do armazenamento na nuvem, os arquivos ficam disponíveis para todos os funcionários ao mesmo tempo, agilizando inclusive a comunicação dentro da empresa. A tecnologia ainda permite o acesso às informações mesmo quando o cliente não está na empresa. Com um notebook ou smartphone em mãos é possível trabalhar em qualquer lugar”, acrescenta Marçal. 

Automatizar processos e aumentar a rentabilidade dos negócios são os principais objetivos da SCI. A empresa catarinense, com sede em Blumenau, que possui em seu currículo 28 anos de trajetória profissional e supera a marca de 10 mil clientes, está presente em mais de 20 estados brasileiros e figura entre as maiores do segmento no país.

Ferramentas desenvolvidas pela SCI

Entre as ferramentas desenvolvidas pela SCI, podemos destacar o RH NET Social, que desde 2015 viabiliza, de forma ágil e segura, a comunicação e o envio de dados de recursos humanos das empresas – inclusive para o eSocial, obrigatoriedade do Fisco que reúne informações e movimentações dos trabalhadores brasileiros.

O Storage SCI, que realiza o backup das informações da empresa contábil na nuvem, o SCI Report, que permite consultar e imprimir relatórios e impostos pela internet e, ainda, o Push SCI, que possibilita o agendamento e importação automática de dados na internet, são mais algumas das ferramentas digitais desenvolvidas pela SCI Sistemas Contábeis.

“A tecnologia na contabilidade vem possibilitando o aumento da Inteligência Artificial, o que acaba trazendo benefícios às empresas, como redução de custo operacional, melhoria na eficiência, automatização de processos e otimização de preços. O contador ganha tempo para atuar na consultoria contábil ou na contabilidade gerencial, já que o trabalho de um contador é muito mais que lançar notas fiscais, compreendendo a análise cuidadosa das demonstrações financeiras de cada cliente para dar suporte ao sucesso de um negócio”, finaliza Marçal.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.