Abrir uma empresa – 6 Primeiros passos

203

Principais passos para abrir uma empresa

Quem nunca sonhou em abrir uma empresa e ter o próprio negócio?

Alguns ficam somente nos sonhos, outros começar a pesquisar sobre o assunto e ficam aterrorizadas sobre a quantidade de trâmites burocráticos. Poucos então, tem persistência e fazem de seus sonhos, suas realidades.  Pensando em todos trâmites burocráticos desenvolvemos esse texto para lhe ajudar a transpor a primeira barreira do negócio próprio e espero que goste!

O que é preciso saber antes de abrir uma empresa?

Inicialmente vamos destacar todos os passos e depois discorreremos, um a um, separadamente. Primeiramente é aconselhado encontrar um contador, estabelecer um contrato social, registrar na junta comercial, obter alvará de localização, alvará de funcionamento, sistema fiscal, inscrição estadual e então obter as licenças e inscrições em órgãos municipais e estaduais.

Viu quantos processos é necessário antes de começar a operar legalmente? Além disso tudo isso tem um custo. Segundo pesquisa o valor médio para abrir uma empresa varia entre R$ 2.000 e R$ 6.000. Os valores variam de município para município, dependem da atividade exercida para empresa, entre outros fatores.

É importante destacar esses valores sendo exclusivamente como trâmites burocráticos, sem considerar o custo de operação da empresa.

É importante destacar que cada empresa atua em uma atividade prioritária e a partir disso será necessária uma autorização especifica para tal atividade. Sendo assim, diferentes atividades têm diferentes autorizações e consequentemente, devem cumprir diferentes legislações. A partir disso vamos estar destacando um procedimento genérico, independente do ramo de atividade.

Apesar disso é válido ressaltar que dependendo de sua atividade podem ser necessários outros documentos.

Abrindo uma empresa em 6 passos

Primeiro Passo – Encontrar um bom contador

O primeiro é encontrar um bom contador. Ele é o maior e mais importante aliado pois ele será responsável por toda a burocracia e assim manter tudo em dia, dentro das leis vigentes. Os contadores de maneira geral têm um conhecimento de todo o processo para abrir em uma empresa. Sendo assim, atuam como auxiliares e peças importantíssimas para esse trabalhoso processo de abrir uma empresa, inclusive ajudando a fazer seu planejamento tributário.

Segundo Passo – Contrato Social

O Segundo passo é a elaboração de um contrato social. O contrato social define as atividades da empresa, funcionamento e participação dos sócios, capital social, herdeiros e também define direitos e deveres. É um documento que é necessário o reconhecimento em cartório ou em alguns estados pode aceitar a assinatura com o E-CPF. Durante essa etapa também é possível ver se sua empresa se enquadrará no Simples Nacional onde os impostos são pagos em um único tributo.

Terceiro Passo – Registro na Junta Comercial

A próxima etapa é o registro na junta comercial. O registro na junta comercial marca que sua empresa começa a existir oficialmente, mas ainda não pode começar a operar. O registro na junta comercial pode ser entendido como um registro de nome da sua empresa. Para ter sucesso no registro na junta comercial é necessário, entre outras coisas, um nome empresarial que ainda não conste nos registros.

Quarto Passo – Alvará de Localização e Funcionamento

O alvará de localização e funcionamento é um dos principais documentos que precisam ser obtidos antes de iniciar as atividades de sua empresa. Ele é como uma autorização final que permite abrir portas da sua empresa.

Mas como obtê-lo? Para obter o alvará de localização e funcionamento é necessária a comprovação que sua empresa cumpre com todas condições. Tal comprovação é realizada através da prefeitura da cidade. Os documentos necessários dependem da atividade, município e estado portanto, é necessário entrar em contato com a prefeitura de sua cidade para buscar por mais informações.

Bônus

Optou por um contador? Ele sabe quais são todos os documentos e procedimentos necessários para obter o alvará de localização.

Quinto Passo – Inscrição Estadual

A inscrição estadual é obrigatória em todas as empresas que pretendem vender produtos, para obter a inscrição no ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços). Em alguns casos a inscrição estadual deve ser realizada antes da obtenção do alvará de localização.

Sexto Passo – Sistema Fiscal

Hoje todas as empresas são obrigadas a emitirem documentos fiscais, seja cupom fiscalNFC-e ou NF-e.

Escolha um sistema com controle de estoquefinanceiroclientes, fornecedores e que faça a emissão dos documentos. É necessário também ter um suporte para que você possa aprender como usar evitando assim erros que prejudicam sua operação.

Escolha um sistema que possa crescer com sua empresa, pois futuramente você pode precisar até mesmo do TEF.

Essa parte podemos te ajudar e muito, temos sistemas fiscais para os mais diversos segmentos.

Conclusão sobre abrir uma empresa

Destacamos os principais passos para abrir sua empresa. Como podemos ver os trâmites burocráticos são muitos, mas podem ser facilitados por alguém que é especialista (CONTADOR). Esperamos ter lhe ajudado e incentivamos que deixem suas dúvidas e comentários para que possamos ajuda-los da melhor forma possível.

Lembre-se

É importante sempre ter um bom gerenciamento da empresa e emitir sempre os documentos fiscais de forma correta, a sonegação ou venda sem nota fiscal nunca compensa.

Conteúdo original via Rtek Gestão Inteligente

Comente no Facebook

Comentários