Adultos de 25 a 29 anos já podem se vacinar na Inglaterra

0

A mudança coloca o Reino Unido um passo mais perto de cumprir a meta de oferecer uma vacina a todos os adultos até o final de julho.

O secretário de Saúde, Matt Hancock, disse que as vacinas estão quebrando a ligação entre infecções, hospitalizações e mortes.

Mas ele disse que é muito cedo para decidir as próximas etapas de desbloqueio.

Isso porque os casos de Covid-19 estão aumentando novamente, associados a uma nova variante encontrada pela primeira vez na Índia, também conhecida como B.1.617.2 ou Delta.

Agora é o tipo dominante na circulação e testes de surto estão sendo realizados para tentar impedir que se espalhe ainda mais.

De acordo com o cronograma proposto pelo governo, as restrições remanescentes devem ser removidas em 21 de junho, a chamada etapa quatro do roteiro de volta à normalidade.

Hancock disse aos parlamentares: “É muito cedo para tomar decisões sobre a etapa quatro, o roteiro sempre foi guiado pelos dados.”

“Portanto, avaliaremos os dados e anunciaremos o resultado em uma semana de hoje, 07, no dia 14 de junho.”

Ele disse que as injeções ainda estavam funcionando, “quebrando a ligação entre infecções, hospitalizações e mortes, uma ligação que era sólida como uma rocha no outono”.

“Apesar do aumento nos casos, as hospitalizações têm sido praticamente estagnadas. A maioria das pessoas nos hospitais com Covid-19 parecem ser aquelas que não receberam a vacina.”

Dos 12.383 novos casos até 3 de junho, 464 seguiram para atendimento de emergência e 126 foram internados.

Destes, 83 não foram vacinados, 28 receberam uma dose da vacina e três receberam as duas doses, disse ele.

Foto: imagoimages / Ulmer
Foto: imagoimages / Ulmer

Ele também pediu aos alunos do ensino médio que continuassem a fazer testes de fluxo lateral duas vezes por semana, pois os casos estavam aumentando mais rapidamente entre os alunos mais velhos.

Implementação das vacinas

Na Inglaterra, pessoas com 25 anos ou mais podem acessar a Internet ou ligar para o 119 para fazer a reserva.

Na Escócia, pessoas com 30 anos ou mais são elegíveis para a vacina. O País de Gales está seis semanas antes do previsto e está vacinando maiores de 18 anos. 

Na Irlanda do Norte, pessoas com 18 anos ou mais são convidadas a fazer um agendamento.

O presidente-executivo do Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra (NHS), Simon Stevens, disse: “Receber a vacina que salva vidas de Covid-19 é a coisa mais importante que você pode fazer”, com a equipe do NHS vacinando em mais de 1.600 locais, incluindo ônibus de vacinação, locais de culto, estádios esportivos e outros locais convenientes.

“Então, quando você ler esse texto, marque sua consulta e junte-se aos milhões que já estão protegidos.”

Pessoas com 39 anos ou menos que forem elegíveis e gestantes receberão a vacina Pfizer ou Moderna, conforme orientação.

Um total de 40.460.576 pessoas no Reino Unido já receberam pelo menos uma dose da vacina, enquanto 27.921.294 receberam ambas.

Enquanto isso, o Reino Unido registrou mais de 5.000 novos casos de Covid nas últimas 24 horas.

Houve mais 154 internações hospitalares e atualmente há 932 pessoas sendo tratadas por Covid no hospital.

Conteúdo traduzido da fonte BBC News por Wesley Carrijo para o Jornal Contábil