A disciplina progressiva dos funcionários em sua pequena empresa é uma resposta a má conduta ou outro comportamento que não segue a política da empresa e pode afetar negativamente seus resultados. Por pequenas infrações às suas diretrizes, os funcionários podem receber uma advertência oral e depois por escrito, em um esforço para corrigir o comportamento.

Se isso não tiver o efeito de ajustar as ações de um funcionário na medida em que você delineou durante sua advertência, uma suspensão, que é uma forma mais forte de disciplina, será usada na tentativa de ajudar o funcionário a melhorar. Caso não resolva, a demissão por justa causa poderá se seguir.

O que é advertência trabalhista?

Uma advertência é uma orientação para um funcionário consertar um comportamento indesejado e incorreto dentro da empresa. Ela pode vir em duas formas: verbal ou escrita.

Geralmente, a advertência escrita vem após a advertência verbal. Ambas devem ser registradas na ficha do funcionário. Porém, para a escrita, é recomendável uma testemunha também assinar.

A prática atualmente na sequência das advertências é de 1 advertência verbal, 2 a 3 advertências escritas, suspensão, demissão por justa causa. Esta sequência, para ser efetiva e evitar a demissão, depende de uma boa inserção de informações na advertência.

Documentação ao receber advertência no trabalho

A chave para a disciplina eficaz é registrar detalhes sobre o comportamento que você deseja corrigir. Antes de administrar uma advertência por escrito, registre por escrito os casos de má conduta na ficha do funcionário, incluindo a data, hora, diálogo que ocorreu e quem esteve presente. Se você falar com o funcionário no momento em que o comportamento é exibido, documente detalhes sobre sua discussão, como as expectativas que você verbalizou e o tipo de disciplina que pode ocorrer se a melhoria não for observada.

Não se esqueça de deixar claro qual orientação ou lei o funcionário está desrespeitando ao cometer a falta.

Mantenha suas anotações diárias em um arquivo informal para ser incorporado à sua repreensão formal. Para equilibrar sua objetividade, também registre exemplos de comportamento positivo.

Descrição da má conduta da advertência na empresa

Quando você estiver pronto para criar a advertência por escrito, garanta que tenha decorrido tempo suficiente desde a advertência oral para dar tempo ao funcionário para melhorar. Se uma data de acompanhamento foi definida em sua última reunião, administre a advertência por escrito imediatamente a seguir, se não houver melhora.

No documento da advertência, descreva a má conduta que foi pessoalmente observada por você ou as reclamações recebidas pela gerência, colegas de trabalho ou clientes. Inclua os detalhes de suas anotações para que o funcionário entenda que você está citando instâncias documentadas. Detalhe leis, orientações ou normas que estão sendo desrespeitadas pelo funcionário.

Informe ao funcionário a data e a hora em que você observou comentários rudes direcionados a um cliente e uma descrição precisa do que foi dito.

Expectativas detalhadas na advertência trabalhista

Mostre o comportamento que era desejado nessas situações e treine novamente o funcionário. Indicar um mentor para o funcionário pode ser recomendável aqui. Detalhe suas expectativas para o funcionário também.

Para cada tipo de má conduta, liste como o funcionário deve se comportar. Por exemplo, explique que, começando imediatamente, o funcionário tratará todos os clientes com respeito, independentemente da situação. Se o funcionário não for capaz de lidar com uma situação de atendimento ao cliente, você deverá ser contatado imediatamente para obter assistência.

Se o trabalhador precisar de treinamento adicional, como aulas de controle da raiva, explique o curso por escrito na reprimenda. Discuta os detalhes com o funcionário durante sua reunião, mas também informe as informações em sua disciplina formal.

Detalhando as consequências das advertências trabalhistas

As consequências de má conduta futura devem ser claramente explicadas na advertência por escrito. Como o funcionário pode ter sido aconselhado anteriormente pelo mesmo comportamento, a repreensão deve declarar que má conduta futura pode resultar em mais disciplina até, e inclusive, uma demissão por justa causa.

Se o funcionário for demitido posteriormente, a advertência servirá como documentação para proteger a empresa. Crie linhas de assinatura para você e o funcionário, e uma testemunha e assine e date o documento na reunião. A assinatura do funcionário indica recebimento da advertência e consequências futuras, não concordância.

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Conteúdo original Ponto RH