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Advogados: Como o design thinking pode auxiliar na rotina

Advogados: Como o design thinking pode auxiliar na rotina

29/08/2019 às 08h17 Atualizada em 29/08/2019 às 11h17
Por: Vanessa Marques
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Imagem por @vgstockstudio / freepik
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Em um mercado competitivo, no qual prevalece a pressão por resultados, alguns profissionais se dedicam a "pensar fora da caixa", buscando encontrar novas respostas para resolver os problemas do dia a dia. Assim nascem as novas metodologias de trabalho. Uma delas é o Design Thinking; uma abordagem para a identificação e proposição de soluções para problemas sob a ótica da inovação e da criatividade.

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O Design Thinking se baseia em métodos e processos utilizados pelos designers para buscar a solução de problemas por diferentes ângulos e perspectivas, sempre priorizando o trabalho colaborativo em equipes multidisciplinares.

É possível aplicar o conceito e as técnicas do Design Thinking nas mais diversas áreas, até nas mais tradicionais, como o Direito. Os bons advogados já incorporam inovações à sua rotina e sabem que devem ser criativos em sua forma de trabalhar para se diferenciar de outros profissionais. Nos escritórios de advocacia, o Design Thinking pode ser aplicado, por exemplo, nas práticas de relacionamento com o cliente, como será exposto a seguir.

Identificando problemas de relacionamento

Se um determinado escritório de advocacia tem problemas recorrentes de comunicação com o cliente, certamente lidará com a insatisfação com o serviço prestado. Por isso é importante realizar um trabalho de imersão para entender e tratar a questão.

Para entender o contexto que cerca o problema, pode-se utilizar de entrevistas com os clientes, para verificar como se dá a interface direta dos colaboradores com eles.

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Esse tipo de levantamento deve ser desprendido de qualquer entendimento anterior sobre quais são as possíveis causas do problema. Qualquer entendimento anterior precisa ser deixado de lado por quem estiver à frente do trabalho. O que vale nessa metodologia é se apegar única e exclusivamente aos dados e informações coletados nessa etapa.

Análise e síntese de informações

A análise de todas as variáveis observadas na coleta de dados dará um panorama sobre o que é o relacionamento com o cliente nesse escritório. A partir dessa análise, suponhamos seja identificado o uso excessivo do jargão jurídico junto ao público do escritório, que torna as informações repassadas incompreensíveis aos leigos, criando distanciamento. Ou que observou-se ainda que há displicência no retorno de contatos de clientes. Diante desse quadro, é necessário realizar um síntese de todas as causas, o que vai auxiliar na fase posterior, que envolve a realização de proposições.

Prototipação

A fase conhecida como prototipação envolve o design de soluções para as causas identificadas. Nesse caso utilizado como exemplo, podemos pensar em uma gestão mais assertiva das ações de relacionamento com o cliente, que deve começar com uma mudança na linguagem empregada na comunicação. Os jargões e linguajar técnico devem ficar restritos à elaboração de peças processuais e aos tribunais.

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Em segundo plano, é preciso pensar em uma gestão da informação de cada caso, aos moldes de uma ferramenta de CRM - "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). No caso dos escritórios de advocacia, um recurso que serve bem a esse propósito é o software jurídico, que conta conta com diversos recursos para favorecer o relacionamento com o cliente.

Além de organizar os dados dos clientes de forma que os colaboradores os tenham sempre em mãos quando precisarem, a ferramenta permite inserir o histórico do relacionamento. Os sistemas mais completos contam com uma área do cliente, na qual os contratantes conseguem acompanhar o status de seus processos sem precisar contatar o escritório. Com a incorporação desse recurso, pode-se supor que haverá um novo tipo de relacionamento com o cliente, sanando os problemas do caso hipotético apresentado.

A metodologia pode ser usada para lidar com diversos outros tipos de problemas. É importante salientar que no Design Thinking é essencial aferir os resultados para identificar se estão sendo positivos ou negativos. Caso sejam observadas incompatibilidades ou problemas, a solução adotada deve ser rapidamente reestruturada.

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