Nos últimos três anos o futuro das agências é um tema que tem gerado intensas discussões. O que não resta dúvidas é a necessidade de transformação. A consultoria para agências de publicidade é um trabalho que tem apontado direcionamentos eficientes em comunicação e gestão, combinações do futuro para qualquer agência que deseja permanecer ativa no mundo VUCA.

Confira a seguir as reflexões da Plano Consultoria Empresarial sobre os principais desafios enfrentados pelas gigantes do mundo inteiro e quais são as saídas apresentadas pelo serviço de consultoria para agências de publicidade

A palavra da vez é: GESTÃO! 

As empresas de consultoria empresarial, como a americana Accenture, por exemplo, já compreenderam a necessidade de unir o conhecimento sobre gestão estratégica no modelo de negócio na agência de publicidade. Será fundamental entender sobre modelagem, reestruturação financeira e contar com métodos ágeis na mensuração dos resultados. 

Ao obterem o conhecimento necessário sobre gestão as agências irão compreender que muitas vezes o seu cliente necessita para além de uma proposta de publicidade, da reformulação interna de estratégias para que a campanha possa repercutir em resultados satisfatórios. 

Convergência = publicidade atua em conjunto com consultorias financeiras 

Um exemplo de agência que está adotando a pegada de gestão é a REF que lançou recentemente um departamento de consultoria estratégica para gerenciar projetos de comunicação em parceria com outras empresas focadas em gestão financeira

Devido a forte necessidade do cliente de acompanhar os resultados e retorno financeiro da campanha, a REF desenvolveu essa parceria a fim de disponibilizar um serviço completo que inclui a contabilização e o retorno de todo o valor investido. 

Foco na experiência! 

A experiência do cliente substituiu o glamour das propagandas de publicidade que repercutiram por bastante tempo. O que o consumidor considera sobre o produto e o seu comportamento, seja na vida pessoal, profissional e sob o viés socioeconômico, são informações valiosas para as agências de publicidade. 

Com o Big Data  e a maior facilidade de obter esses tipos de dados, já existem agências de publicidade investindo na criação de metodologias para proporcionar a experiência digital sobre serviços e operações. 

As agências devem atender às seguintes demandas:

  • Ouvir;
  • Propor novas estratégias;
  • Enxergar sob a óptica do cliente da agência;
  • Enxergar sob a óptica do cliente da empresa que contrata a agência;
  • Ordenar informações;
  • Solução tomada a partir da integração dessas perspectivas ;
  • Mensurar resultados.

Colaboração – adeus aos sistemas rígidos 

Por trás de todo visual ‘descolado’ das agências observamos que ainda existe muita rigidez e burocratização. Será fundamental na consultoria para agências de publicidade resgatarmos a inteligência colaborativa e desconstruir ambientes engessados, que travam e inviabilizam a fluidez do trabalho.