Agenda Tributária de janeiro disponível: veja as suas obrigações!

A agenda tributária do mês de janeiro está disponível. Conheça quais são as suas obrigações para o primeiro mês de 2022!

Com o início do ano é hora de se planejar e começar a organizar as suas obrigações, pensando nisso, nós vamos te apresentar a agenda tributária do mês de janeiro de 2022.

Todo mês, pessoas e empresas devem cumprir as suas obrigações tributárias, atrasos podem gerar punições como multas e outras complicações, então, se planejar é fundamental.

Vamos te apresentar quais serão as principais obrigações para pessoas físicas e pessoas jurídicas no mês de janeiro de 2022, para você poder se organizar da melhor maneira.

Acompanhe os próximos tópicos e conheça as suas obrigações tributárias para o primeiro mês do ano, boa leitura!

Obrigações tributárias de janeiro

Todo mês pessoas físicas e jurídicas devem cumprir as suas obrigações que podem ser divididas em obrigações principais e acessórias:

  • As obrigações principais são pagamentos de impostos, taxas e contribuições. 
  • As obrigações acessórias são declarações que têm a finalidade de prestar informações.

A primeira obrigação de 2022 para pessoas físicas e jurídicas é a GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social) que deve ser feita até o dia 07/01/2022.

Acompanhe a agenda tributária de interesse principal de janeiro:

Pessoas jurídicas:

Data de Apresentação
Declarações, Demonstrativos e Documentos de Interesse 
Período de Apuração
7GFIP – Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social.1º  a 31/dezembro/2021
10Envio, pelo Município, da relação de todos os alvarás para construção civil e documentos de habite-se concedidos.1º  a 31/dezembro/2021
14DCTFWeb – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos.
Dezembro/2021



14
EFD – Contribuições – Escrituração Fiscal Digital das Contribuições incidentes sobre a Receita. – Contribuição para o PIS/Pasep e à Cofins – Pessoas Jurídicas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda. – Contribuição Previdenciária sobre a Receita – Pessoas Jurídicas que desenvolvam as atividades relacionadas nos arts. 7º e 8º da Lei nº 12.546, de 2011. (Consulte a Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1º de março de 2012).


Novembro/2021
14EFD-Reinf – Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (Consulte a Instrução Normativa RFB nº 2.043, de 12 de agosto de 2021).Dezembro/2021
20PGDAS-D – Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional.Dezembro/2021
21DCTF Mensal – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais – Mensal.Novembro/2021
31DME – Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie.Dezembro/2021
31DOI – Declaração sobre Operações Imobiliárias.Dezembro/2021

31
GFIP – Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social – competência 13.1º/Janeiro/2020 a 31/Dezembro/2021

31
Opção pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Simples Nacional.

31
Opção pelo Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional (SIMEI) pelo Microempreendedor Individual (MEI).

Pessoas físicas:

Data de ApresentaçãoDeclarações, Demonstrativos e Documentos de InteressePeríodo de Apuração
7GFIP – Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social.1º  a 31/dezembro/2021
31DME – Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em espécie.Dezembro/2021
31DOI – Declaração sobre Operações Imobiliárias.Dezembro/2021

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.