É possível se aposentar antes da Reforma da Previdência desde que, a pessoa já esteja cumprindo os pré-requisitos para as modalidades existentes de aposentadoria ou já esteja com o tempo cumprido, ou seja, seu direito garantido. 

Abaixo você poderá entender todas as modalidades (comuns) de aposentadoria existentes e identificar se você se encaixa em alguma delas para dar entrada no seu pedido antes da Reforma da Previdência.

Como funciona a aposentadoria por tempo de contribuição?

Como o próprio nome diz, é o período que você contribuiu. E a partir desse tempo mais a sua idade, vai ser definido qual será o valor da sua aposentadoria. Para ter direito, o homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a mulher, 30 anos. 

Como funciona a aposentadoria por idade?

Para os homens, a idade mínima é de 65 anos, com no mínimo 15 anos de contribuição. Para as mulheres são 60 anos de idade mínima com no mínimo 15 anos de contribuição. 

Como é a aposentadoria por pontos?

A regra dos pontos é muito útil para o trabalhador saber exatamente quando ele poderá solicitar sua aposentadoria integral. Utilizando como requisito a idade e o tempo de contribuição, o INSS contabiliza um ponto a mais a cada dois anos trabalhados, isso enquanto a Reforma da Previdência não for aprovada, podendo sofrer modificações nesta regra.

Esses números significam a soma da idade e do tempo de contribuição. Atualmente, as mulheres necessitam de 86 pontos e os homens de 96 pontos para o recebimento integral da Previdência Social. Por exemplo, se um homem tem 61 anos de idade e 35 de contribuição, ele pode se aposentar pelo fator 86/96, pois somou 96 pontos

O que é o Fator Previdenciário?

O fator previdenciário é um índice usado no cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição, que exige 30 anos de recolhimentos, para as mulheres, e 35 anos, para os homens. Como não há uma idade mínima para pedir esse benefício, o fator previdenciário é aplicado, e reduz o benefício de quem se aposenta cedo.

O fator previdenciário também pode beneficiar, nos casos em que o indivíduo se aposenta com a idade mínima e o tempo de contribuição exigido, o benefício será aumentado em 13%, ou seja, quanto mais tempo você demorar para se aposentar e mais contribuir, maior será sua aposentadoria, graças ao fator previdenciário. 

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo original Melo Advogados

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.