Ainda existe emissão da Carteira de Trabalho em formato físico?

Saiba como fazer consultas através da ferramenta digital e quais são os casos onde o formato impresso ainda é exigido.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que anota a vida profissional do trabalhador e assegura o acesso aos direitos trabalhistas determinados por lei. 

De acordo com a resolução definida pelo Ministério da Economia, Carteira de Trabalho em seu formato tradicional (impresso) não é mais expedida desde setembro de 2019. Após essa data as anotações contratuais e de demissão de funcionários são registradas em formato digital e podem ser consultadas pelo site ou pelo aplicativo.

O que fazer com a Carteira de Trabalho física?

O trabalhador que tem a CTPS impressa deve guardar o documento, pois ele ainda serve para confirmar o tempo de trabalho.

Vale ressaltar, que a Carteira de Trabalho em formato digital pode conter contratos trabalhistas antigos (dos anos 90, por exemplo), por esse motivo é fundamental manter o documento original.

Qual é a finalidade da Carteira de Trabalho digital?

Essa ferramenta tem a finalidade de simplificar a vida do trabalhador, através do aplicativo o cidadão pode fazer consultas sobre seu histórico profissional a qualquer momento.

É importante destacar, que o contrato trabalhista atual e o número do Pis/Pasep  também podem ser consultados pela plataforma digital.

O formato eletrônico é válido somente como ajuda, ele não é considerado um documento de identificação.

Como conseguir a Carteira de Trabalho digital?

Para poder acessar a CTPS digital é preciso fazer o cadastro no site acesso.gov.br ou através do aplicativo Carteira de Trabalho digital.

O trabalhador que conseguir um novo emprego, pode levar a Carteira de Trabalho em formato físico?

Apesar de esse documento não ser mais emitido, as empresas o preenchem  normalmente, mas essas informações também estarão contidas na Carteira de Trabalho em formato digital.

A Carteira de Trabalho física ainda pode ser expedida?

Como vimos anteriormente, esse documento deixou de ser expedido em 2019; porém existem exceções, algumas classes de trabalhadores determinam que os colaboradores usem a Carteira de Trabalho física, são elas: funcionários contratados por órgãos públicos e organismos internacionais.

Como obter a Carteira de Trabalho em papel?

O trabalhador que deseja ter o documento impresso precisa encaminhar a solicitação de agendamento de atendimento por e-mail, de acordo com o estado onde reside.

E-mail: trabalho.(uf)@economia.gov.br. O trabalhador deve trocar a designação uf pela sigla correspondente de seu estado. Em Minas Gerais, por exemplo, o e-mail é trabalho.mg@economia.gov.br.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Comentários estão fechados.