O processo de revisão tarifária é referente a tributos como: IPI, PIS, Cofins, Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, além de tributos estaduais como ICMS e municipais, ISS

Diante do quadro difícil da economia brasileira, as empresas estão correndo atrás dos créditos fiscais que estavam esquecidos e que muitas vezes nem se davam conta que poderiam reaver. Neste segundo semestre, as consultorias tributárias viram aumentar a demanda das empresas por esse tipo de serviço, numa tentativa de reduzir os impostos a pagar e, consequentemente, despesas.


Em média, independente do porte da empresa, o valor referentes aos créditos acumulado nos últimos cinco anos (período da análise) pode chegar a até 70% do faturamento mensal da empresa. Os créditos fiscais são referentes a tributos federais como IPI, PIS, Cofins, Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, além de tributos estaduais como ICMS e municipais, ISS.

O processo de revisão fiscal tributária tem sido utilizado especialmente por companhias de diversos setores, principalmente imobiliário e industrial. O sócio-diretor da RNV Consultoria, Márcio Mendonça Rodrigues, explica que a revisão fiscal tributária é um processo complexo, pois envolve o cruzamento de vários dados e consultas a jurisprudências e pode demorar alguns meses. Mas vale a pena.

“Além de ajudar a reduzir despesas é uma forma inteligente de planejamento tributário. Muitas vezes a empresa não lembra que tem direito de reaver determinado imposto pago ou então pagou mais impostos do que deveria”, afirma Márcio Rodrigues.

O sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos e caros do mundo, com quase 5 milhões de normas editadas desde a Constituição Federal de 1988 até outubro de 2014 (média de 782 normas editadas por dia útil).

Sobre a RNV
A RNV é uma consultoria especializada nas áreas contábil, jurídica e de auditoria que desde 1995 desenvolve serviços para as mais variadas empresas. Atualmente, a RNV conta com uma carteira de mais de 200 clientes.

[useful_banner_manager banners=21 count=1]

Comente

Comentários