Alerta: Cuidado com Dados Pessoais na Internet

0
38




Cuidado, você está sendo monitorado

Há muito tempo existe a discussão sobre como (ou se) as ferramentas sociais estão monitorando você. Vamos desmitificar?



Pergunta 1: Você está sendo monitorado pelo Google, Facebook, Twitter, Instagram, etc.? Resposta: Sim, está. Pergunta 2: Você deve se assustar com isto? Resposta: Não.

Quantas vezes não ouvi pessoas (diversas) dizendo que ficam assustadas com “o quanto as ferramentas sociais sabem sobre elas” e o quanto elas estão sendo investigadas. Sempre achei engraçado quando ouço falarem assim e rebato com alguns toques de realidade prática.

Primeiro: as ferramentas sociais são usadas por mais de 3 bilhões de pessoas, a não ser que você faça algo de relevância mundial você não será investigado (ou você acredita que todo selfie fazendo biquinho é visto pessoalmente pelo Mark Zuckerberg?). Segundo: o monitoramento é feito em grupos para efeitos de publicidade e vendas pois é assim que as redes fazem dinheiro para se sustentarem. Não há como fazer o seu monitoramento exclusivo pois o custo seria absurdo e a descoberta seria que você faz selfie de biquinho feito todo mundo. Terceiro: Quem insere as informações analisadas? Será que vai alguém atrás de você produzindo as informações ou é você mesmo que as cria, posta e divide na rede? Pois é… Quarto: está desconfortável, sign-off.

A dose de realidade mais importante aqui é que sua vida por mais que seja interessante para você, pois você vive ela de forma exclusiva e 24 horas por dia, pode não ser para outros. Portanto, acreditar que tem um complô internacional investigativo atrás de você é um pouco demais, né?

Mas existem pessoas mal intencionadas que podem usar suas informações para cometer crimes ou fraudes. O que fazer? Primero: caso veja alguém usando sua imagem, reporte. Segundo: nunca coloque informações que uma pessoa pode chegar até você rapidamente (como fazer checkin na sua casa, por exemplo).

Tirando isto, relaxe e divirta-se. Faça uma #selfie

Matéria: https://noticias.r7.com/blogs/fernandoscdias/cuidado-com-dados-pessoais-20150810/

[useful_banner_manager banners=21 count=1]