Alerta: Escritórios de Contabilidade estão sendo alvos constantes de Assaltos e Roubos

0
154


Nos últimos meses estamos notando um aumento muito grande de notícias sobre assaltos e roubos a escritórios de contabilidade.

As ocorrências estão acontecendo em todo o Brasil, em Capitais e cidades pequenas.

Em Maceió Cinco homens armados invadiram um escritório e levaram 12 notebooks, 22 celulares, 22 relógios de pulso, seis correntes de outro, três HDs externos, uma central de câmera, além de um veículo Honda CR-V LX, de cor branca e placas OHK-0007, de Alagoas.


Em Porto Alegre três criminosos foram presos depois de terem roubado um escritório de contabilidade e feito 17 pessoas reféns.

Em Birigui, interior de São Paulo os criminosos levaram dinheiro, objetos de funcionários e notebooks.

Em Grajaú-MA o assalto terminou em tiroteio entre a PM e bandidos e uma pessoa foi feita refém e um assaltando foi morto.

Um escritório de contabilidade foi arrombado e assaltado em Santa Maria (DF) foram levado sete computadores, uma TV, cinco impressoras entre outros itens

O interesse dos ladrões são principalmente computadores e notebooks que são fáceis de transportar.
É preciso ter cuidado também com escritórios de contabilidade que fazem pagamentos em dinheiro para funcionários de seus clientes, isso acontece bastante em empresas contábeis que fazem contabilidade agrícola.

Veja abaixo algumas dicas de segurança que podem diminuir a facilidade dos roubos e assaltos a sua empresa:

1. RECEBENDO VISITAS
Qualquer pessoa ao entrar na empresa deve ter seus dados cadastrados no crachá de visitante e este deve ser diferente do crachá dos funcionários.

2. AO SAIR DA EMPRESA
No fim do expediente, os funcionários devem sair da empresa sem objetos que identifiquem seu local de trabalho, como crachás, pins ou uniformes com logomarca.

3. RECEBENDO VEÍCULOS VISITANTES
Havendo estacionamento interno para veículos de visitantes, todos os condutores e passageiros deverão ser identificados pelo controlador de acesso do local.

4. MANTENHA A PORTARIA EM ÓTIMO FUNCIONAMENTO
A portaria deve sempre estar em ótimo funcionamento e bem supervisionada, já que é o acesso à empresa e seu local de destaque.

5. REFORÇE A ILUMINAÇÃO DENTRO E FORA DA EMPRESA
Externamente a iluminação da empresa deve ser reforçada, não deixando nenhum ponto com pouca iluminação. É essencial que tenha refletores apontando para os muros, janelas gradeadas, alarmes acionados, e dependendo da complexidade e tamanho do local, é necessário um vigilante para realizar as rondas periódicas.

6. CUIDADOS AO FIM DO EXPEDIENTE
A porta de acesso principal deve ser reforçada e sempre abrir no sentido de dentro para fora. Ao fim do expediente as portas e janelas devem ser trancadas, os alarmes acionados e sistematicamente conferidos.

7. FUNCIONÁRIOS BEM INSTRUÍDOS É RESPONSABILIDADE DA EMPRESA
Os funcionários devem ser instruídos para saber como agir em caso de emergência e como evitar acidentes.

8. É FUNDAMENTAL QUE TODOS SE CONHEÇAM NA EMPRESA
Se não reconhecer alguém andando pela empresa, não hesite e comunique imediatamente a um responsável.

9. ACOMPANHANDO EX-FUNCIONÁRIOS
Um ex-colaborador da empresa sempre deve ser acompanhado enquanto permanecer na mesma para resolver pendências como pagamento, finalização de documentação e outros, ou ter o acesso restrito somente ás áreas envolvidas nesta finalização.

10. AO CONTRATAR FORNECEDORES
Muita atenção com empresas contratadas que realizam serviços de manutenção de alarmes, câmeras, acessos, ou até manutenção nas máquinas e equipamentos. Peça sempre indicações e também referências dos seus fornecedores.

Da Redação do Jornal Contábil.

[useful_banner_manager banners=21 count=1]