São muitos os motivos que levam a alteração ou fechamento de uma empresa. Muitos casos têm resolução mais simples e prática do que se imagina.

Fechar uma empresa pode parecer ainda mais complicado que o processo de constituir uma, pois encerrar uma organização não é apenas solicitar sua baixa – é necessário desde um encerramento prático, até a etapa de legalização burocrática. 

Dito isso, vamos compreender neste artigo quais os principais motivos de alteração e encerramento de uma empresa, e qual é o passo a passo para realizar esses processos da maneira mais simples possível. Afinal, sabemos o quão desconfortável pode ser tratar deste assunto.

Alteração Contratual de uma empresa

O mercado, o mundo e as organizações, estão em constante transformação e expostas à variações extremas dia após dia. Por consequência, realizar a atualização de dados cadastrais faz parte do dia a dia dos empresários e empresas.

O que é uma Alteração Contratual?

Compreende-se que Alteração Contratual é simplesmente a realização de algumas alterações no contrato social.

Os motivos para uma alteração contratual são vários. Estes podem ser:

  • Mudança de capital (aumento ou diminuição);
  • Alteração de sociedade (entrada ou saída de sócio);
  • Transformação do tipo jurídico (MEI, EI, LTDA ou EIRELI);
  • Alteração na atividade operacional da empresa;
  • Outros.

Procedimento de Alteração

O processo de alteração contratual é variante de acordo com o município e estado. Contudo, as etapas básicas consistem em ter as informações claras do processo e fazer o cadastro nos órgãos responsáveis (Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura etc.).

Encerramento de Empresas

As causas que podem provocar o encerramento de um negócio são variadas. Para evitar que isto ocorra, é necessário que os sócios e colaboradores tomem medidas preventivas desde a abertura ou transferência do empreendimento.

As razões podem ser problemas na gestão, uma crise no setor de atividade da empresa, e até problemas pessoais com os donos ou sócios da organização.

Podem ocorrer problemas que afetam diretamente o ativo do empreendimento, como: falta de capital de giro, falta de controle de custos ou alterações na conjuntura econômica. Outra possibilidade é de que ocorram situações relacionadas ao próprio empreendedor, como dificuldades pessoais ou falta de experiência empresarial.

Ainda, existem as causas que se relacionam ao ambiente ao qual o empreendimento está inserido, assim como as causas administrativas, como: falta de planejamento, orientação ou formação especializada.

Compreendendo alguns dos motivos pelos quais podem acontecer o fechamento de um negócio, vamos seguir para o entendimento prático e burocrático do processo!

Como encerrar uma empresa?

 Encerramento prático e débitos previdenciários

Além do encerramento prático como encerrar estoque de produtos e ativos, demitir funcionários, e rescindir homologações, é necessário verificar se há débitos previdenciários em registro da empresa. 

Para isso, o primeiro passo é solicitar a Certidão Negativa de Débito no site da Previdência Social.

 Distrato Social

O segundo passo é a elaboração do Distrato Social.

No encerramento de empresas, o Distrato Social é a documentação que reúne informações como a divisão de bens entre os sócios e a razão pelo qual a sociedade foi desfeita.

Caso haja discordância entre os sócios, será necessário solicitar um advogado ou contador da empresa para mediação e soluções que tenham boas relações de custo-benefício.

 CRF e FGTS

O quarto passo consiste em: Independente se a empresa tem funcionários registrados, para o encerramento das ações é necessário emitir o Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Caso existam valores vinculados ao FGTS para recolhimento, estes deverão ser quitados junto à CEF (Caixa Econômica Federal). Não havendo registro de pendências, a empresa poderá obter o certificado.

 Tributos Federais

Para regularização no Governo Federal, o empreendimento precisa emitir a Certidão de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, emitida pela Receita Federal.

 Arquivamento na Junta Comercial

Para normalizar o encerramento, deverão ser protocolados os pedidos de arquivamento de atos de extinção da empresa ou empresário.

Caso o órgão seja conveniado à Receita Federal, será possível já realizar o próximo passo ali mesmo.

 Como faço para cancelar o CNPJ?

O passo final para o encerramento da empresa: a baixa no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, CNPJ. Este procedimento poderá ser feito pelo próprio site da Receita Federal ou em algum órgão conveniado.



DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!



Conteúdo original Integra Vale

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.